11/03/2019 - 24/06/2019 15h30 às 17h - IPUSP - Sala 13 - Bloco F - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária, São Paulo, SP

Profa. Maria Lívia Tourinho Moretto

O objetivo da atividade é de oferecer um espaço para leitura e discussão de textos fundamentais da obra de Sigmund Freud e do ensino de Jacques Lacan, que façam
interlocução com a proposta do Laboratório, estudando a articulação entre psicanálise, saúde e instituição.

A atividade é aberta para estudantes e profissionais, que tenham interesse em pesquisa, naquilo que toca a relação entre psicanálise, saúde e instituições.

São oferecidos dois grupos de leitura, um para textos de Sigmund Freud, outro para textos de Jacques Lacan. Os grupos têm encontros com frequência quinzenal, intercalando-se a cada semana, sempre no mesmo horário: segundas-feiras, das 15h30 às 17h. O participante pode optar por participar em apenas um dos dois grupos ou pode participar de ambos, se assim desejar.

Seguem abaixo informações sobre cada grupo:

Grupo de leitura Sigmund Freud
Início: 25/03
Horário: 15h30-17h
Frequência: Quinzenal
Texto: Sobre o narcisismo: uma introdução
Local: sala 13, bloco F

Grupo de Leitura Jacques Lacan
Início: 18/03
Horário: 15h30-17h
Frequência: Quinzenal
Texto: Função e campo da fala e da linguagem (leitura já iniciada no segundo semestre de 2018)
Local: sala 13, bloco F

Inscrições e maiores informações: marcus.netto@eisntein.br

Para inscrição nessa atividade todos os interessados em algum dos grupos devem comparecer ao encontro do dia 11 de março, na sala 13, do Bloco F, do Instituto de
Psicologia da USP, no horário das 15h30. Nessa data, será feita a apresentação da proposta de trabalho dos grupos. Visando a possibilidade de uma discussão produtiva em torno dos textos, essa atividade terá número de vagas limitado. Havendo mais candidatos do que vagas, será feita uma seleção de participantes que ocorre também nessa data de 11 de março. Desse modo, a presença no dia 11 de março é essencial para confirmação da participação na atividade.

V – Inserção como pesquisador do LabPsi

Os interessados em uma maior aproximação com o LabPsi, é oferecida a possibilidade de inserção como pesquisador vinculado ao Laboratório. Os interessados nessa modalidade de inserção deverão, primeiramente, se inscrever para participação em alguma das atividades listadas acima, de preferência aquela que tenha maior afinidade com seu tema de interesse para pesquisa. Uma vez inscrito na atividade, o participante deve entrar em contato com o coordenador da atividade, manifestando seu interesse em inserção como pesquisador e apresentando sua proposta de tema de interesse para pesquisa. O participante será então
orientado sobre o modo para elaboração e apresentação de seu projeto de pesquisa, visando sua inserção para desenvolvimento da pesquisa, vinculado ao LabPsi.