12/11/2019 - 12/11/2019 , das 9h às 17h - IPUSP: Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Auditório da Biblioteca – Bloco C - Cidade Universitária – São Paulo, SP

Ana Paula Soares da Silva (FFCLRP-USP); Gustavo Massola (IP-USP); Laís Pinto de Carvalho (Universidade de Valparaíso - Chile); Raquel Diniz (UFRN); Tadeu Farias (UFG) e Tatiana Minchoni (Coletivo Sarau do Binho)

Laboratório de Intersubjeitvidade, Crítica Social e Direitos Humanos - InCiDir USP

A psicologia ambiental é um campo interdisciplinar que estuda as inter-relações pessoas-ambiente e considera o ambiente em seu caráter sociofísico e em suas dimensões espaciais e temporais. Uma adequada compreensão da constituição recíproca de pessoas e ambientes na América Latina exige considerá-la à luz dos processos históricos de colonização e globalização hegemônica, resultando em uma complexa matriz interseccional de desigualdades que se reproduz ao longo dos séculos e se propaga por todo o globo com especificidades regionais. Uma psicologia ambiental informada por esta crítica social do conhecimento deve posicionar-se diante dos desafios socioambientais enfrentados pelos povos latino-americanos e responder à problemática da crise ambiental como decorrência necessária das contradições intrínsecas ao nosso modelo civilizatório.
O Laboratório de Estudos sobre Intersubjetividade, Crítica Social e Direitos Humanos (InCiDir-USP) convida a tod@s @s interessad@s para um encontro que, antecipando algumas das discussões a serem realizadas durante o XX Encontro Nacional da ABRAPSO, visa por em diálogo distintas formas de compreender a psicologia ambiental crítica, os problemas socioambientais existentes na América Latina e os caminhos possíveis para seu enfrentamento.

*9h-12h
Debate: Perspectivas críticas em psicologia ambiental
Ana Paula Soares da Silva (FFCLRP-USP)
Gustavo Massola (IP-USP)
Laís Pinto de Carvalho (Universidade de Valparaíso – Chile)
Raquel Diniz (UFRN)
Tadeu Farias (UFG)
Tatiana Minchoni (Coletivo Sarau do Binho)

*14h-17h
Roda de conversa: Pesquisa e intervenção em psicologia ambiental na América Latina

A participação é aberta e gratuita, sem necessidade de prévia inscrição.