22/11/2017 - 23/11/2017 -

• Cerimônia de Assinatura do convênio de Cooperação
  • Maria Célia Lima-Hernandes – USP-FFLCH-Lincog

22.11.2017 –  9h – Diferentes abordagens sobre o envelhecimento

• Mediador: Marcelo  Módolo (USP-FFLCH)
  • Ana Rosa Fontarba de Medeiros (Vita Care Universo da Melhor Idade) – Identidade de idosos e atividades psicoterapêuticas.
  • Tomás Penha (USP-FFLCH-Lincog) – Gesticulação: meio prolífico à iconicidade linguística?
  • Elisabeth de Mattos (USP-EEFE) – Discutir as ações da linguagem corporal nas relações familiares.
  • Viviana Beatriz Vrsalovic Henríquez – Universidad de Los Lagos (Chile) – Diferentes abordagens sobre o envelhecimento e gestão institucional”

22.11.2017 – 11h –  Uma nova janela para o estudo da mente humana

• Mediadora: Fraulein Vidigal de Paula (IP-USP)
  • Said Rahnamaye Rabbani (USP-IF-LRM) – Aplicações da fMRI.
  • Joel Cervantes (USP-IF – UNSAAC) – fMRI: perspectiva técnica.
  • Felipe M. Kopel (USP-IF – LRM) –  Medidas de atividade cognitiva e estímulos comportamentais usando fMRI

22.11.2017 – 14h –  Pesquisas em deficiência visual

• Mediadora: Patrícia de Jesus Carvalhinhos (USP-FFLCH)
  • Eliana Ormelezi (Laramara) – O trabalho da Laramara e as contribuições de Vygotsky
  • para a área da deficiência.
  • Clóvis Alberto Pereira (Laramara/CONAD) –O papel das entidades no controle social e o protagonismo da pessoa com deficiência.
  • Saulo César Paulino e Silva (FFLCH/IF-CNPq) – A utilização de fMRI para os estudos
  • de audiodescrição envolvendo pessoas com deficiência visual.

23.11.2017 – 9h – Pesquisas e suas janelas interdisciplinares

• Mediador: Hernán Joel Cervantes (USP-IF-LRM)
  • Waldemar Ferreira Netto (USP-FFLCH) – O programa ExProsodia de análise automática da entoação: aplicações e resultados.
  • Katerina Lukasova (UFABC) – Dislexia do Desenvolvimento em adultos: um estudo integrado de Ressonância Magnética funcional e Eye tracking.

23.11.2017 – 10h30 – Campos em busca de diálogo com a neurociência

• Mediadora:  Júlio Suzuki (USP-DG-PROLAM)
  • Lídia Spaziani (USP-FFLCH-Lincog) –  Arte, sociocultura e preconceito: o caso dos ciganos.
  • Karina Vianna Ciocchi-Sassi (USP-FFLCH-Lincog) – EAC e aquisição de linguagem.
  • Alexandre Yuri Ribeiro Guerra (USP-FFLCH-Lincog) – Iconicidade de usos e desafios para a coleta de dados de interjeições.

Encerramento 13h

Data: 22 e 23 de Novembro

Local: Casa de Cultura Japonesa da USP – CEJAP

Av. Prof. Lineu Prestes, 159

Cidade Universitária – São Paulo / SP – Brasil

Inscrição: Taxa simbólica de R$25,00

E-mail para inscrição:  simposiolinguagemecognicao@gmail.com

Páginas: https://www.facebook.com/simposiolinguagemecognicao

Organização:

Laboratório de Ressonância Magnética,  Instituto de Física – LRM-USP

Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição,  Faculdade de Letras – Lincog-USP

Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual

Parceria USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Instituto de Física, Instituto de Psicologia, Escola de Educação Física e Esportes.

Convênios: Laramara e Universidad de Los Lagos

Pesquisas interdisciplinares abrem caminho para que novas perguntas surjam nos campos de pesquisa, impactando positivamente as produções científicas em vários campos do conhecimento. Conversando sobre os problemas metodológicos enfrentados na condução de dois projetos de pesquisa, alguns professores da USP, vinculados ao Instituto de Física, Instituto de Psicologia, Escola de Educação Física e Esportes, Faculdade de Educação e Escola de Artes, Ciências e Humanas e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, além da Universidade Federal de São Paulo, passaram a dialogar cada vez mais frequentemente sobre soluções advindas dos campos específicos de concentração nos últimos três anos. De lá para cá, algumas pesquisas foram publicadas em forma de artigos científicos, capítulos de livros e de dissertação de Mestrado, alguns dos quais em sistema de coorientação inclusive; e algumas disciplinas de pós-graduação foram realizadas nesse mesmo sistema em que professores de várias unidades e instituições participam com intervenções que aproximam os conhecimentos. Várias instituições externas tornaram-se parceiras, contribuindo com as discussões no design de experimentos científicos e com o know-how. Os resultados têm se revelado consistentes e abrem caminho a aplicações diversas, especialmente no campo da acessibilidade à leitura de novas linguagens e à inclusão num sistema de aprendizagem que possibilite a equiparação de condições para todas as pessoas.

Um dos conjuntos de pesquisa envolveu a busca de soluções por meio da aplicação de ressonância magnética funcional (fMRI) para estudar a memória de trabalho e outro trabalho em fase de planejamento envolvendo a deficiência visual, o que abriu a possibilidade para que os demais projetos pudessem vir a incorporar essa ferramenta como método de recolha e análise de dados.

Esse foi o mote para que se planejasse o I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição: fMRI aplicada a pesquisas em Linguística Cognitiva.

Venha interagir sobre suas pesquisas conosco!