15/06/2018 - 15/06/2018 9h às 17h - Auditório Carolina Bori - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Angela Ales Bello – PUL/ROMA | Jacinta Turolo Garcia – USC

Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - Núcleo de pesquisa e Laboratório Prosopon | Programa de Pós-graduação em Psicologia Social - INTER PSI: Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez – Departamento de Psicologia Clínica - USP | Wellington Zangari – Departamento de Psicologia Social e do Trabalho – USP

Professores do IP

PROGRAMAÇÃO:

9h às 9h30

Transtornos psiquiátricos e Sofrimento emocional: a falta de reciprocidade e encanto nas relações.

Professor Andrés Antúnez

9h30 às 10h

Sofrimento psíquico, experiências religiosas/anômalas: quando desprezamos o contexto e não sabemos o que fazer!

Professor Wellington Zangari

10h às 11h30

A antropologia dual em relação com a psicologia

Profa. Angela Ales Bello (PUL, Roma) / Profa Aparecida Tutolo Garcia

A antropologia dual em relação com a psicologia e com a experiência religiosa.

Profa. Angela Ales Bello (PUL, Roma)

Comentários:

Prof. Wellington Zangari e Profa Irmã Jacinta Turolo Garcia

Coordenação: Prof. Andrés Antúnez

O presente Seminário Internacional tem o objetivo de discutir as relações entre psicopatología, fenomenología e experiencia religiosa. Inicialmente discutiremos as diferenças entre as perspectivas psiquiátrica e psicológica, chamando a atenção para as dificuldades em estabelecer relações éticas pautadas em valores humanos e a falta de encanto ou do sagrado que permeiam as relações na atualidade. Em seguida será discutida a relação entre sofrimento e experiências religiosas/anômalas, apontando para as defiências na formação de profissionais da psicologia frente a elas e a importância de ser considerado o contexto para um diagnóstico diferencial adequado. Nossa convidada internacional, Profa Angela Ales Bello (Itália) discorrerá sobre uma introdução da antropologia dual em relação à psicologia, para em seguida articular com a experiência religiosa.

O ser humano concreto nunca é neutro, mas é singular e distinto inclusive em relação à sua pertença à espécie feminina ou masculina, que representam os necessários pontos de referência da identidade pessoal. Pode-se admitir que existem concretizações de gênero diferentes na singularidade humana, mas os dois pontos de referência fundamentais e prevalentes são o masculino e o feminino, como demonstra a própria possibilidade de gerar uma nova pessoa. O objetivo da disciplina abordará a teoria de gender contemporânea (Queer Theory), que será avaliada com base na antropologia dual da fenomenóloga alemã Edith Stein.

A análise antropológica dual, como é proposta por Edith Stein, abrange todos os aspectos do humano: o seu corpo, a sua psique e o seu espírito. Por isso, não pode prescindir das contribuições da psicologia e da teologia e ao mesmo tempo, deve fornecer a estas disciplinas uma base teórica. A psicologia, de um lado, enquanto ciência, necessita de uma impostação teórica de referência, mas interessando-se pontualmente por cada singularidade, deve levar em conta as suas orientações de gênero. A religião, por outro lado, que nasce, em primeiro lugar, do ser humano singular e posteriormente se torna um fato coletivo, oferece regras de conduta nas relações intersubjetivas; isto acontece em todas as religiões. Por esta razão, a religião enfrenta direta ou indiretamente a questão do gênero; mais ainda, justifica a própria dualidade presente no ser humano.