24/06/2019 - 24/06/2019 das 14h às 16h - IPUSP – Sala 13 – Bloco F - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Cidade Universitária, São Paulo, SP

Inês Catão – Psicanalista da Escola Lera Freudiana (RJ) e Cláudio Kazuo Akimoto Jr.,

Maria Lívia Tourinho Moretto

LabPsi-Usp – Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição

Evento aberto e gratuito.

Diante do recente aumento de demandas em torno de questões de saúde mental dentre estudantes universitários, nosso Grupo de Pesquisa sobre Sofrimento na Universidade tem como proposta conduzir uma investigação em torno dos principais fatores produtores do silenciamento, do isolamento e do sofrimento na Universidade, visando uma discussão capaz de promover subsídios para elaboração também de modalidades possíveis para abordagem, acolhimento e tratamento desses casos.

Encerrando os trabalhos desse semestre, convidamos todos a participarem da conversa com a Psicanalista Inês Catão, que estará conosco para falarmos sobre silenciamento, desistência e insistência, a partir do tema da Voz. Será a oportunidade para articularmos e avançarmos em questões sobre as quais nos debruçamos em relação ao tema do silenciamento, suas implicações e os manejos possíveis na clínica com os jovens em sofrimento na Universidade.

Sobre a palestrante:

Inês Catão é psicanalista, membro da Escola Letra Freudiana (RJ), psiquiatra infantil da SESDF (Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal), pós-doutora em Psicopatologia Clínica pela Universidade de Nice (França), doutora em Psicologia Clinica e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Portugal), e autora do livro “O bebê nasce pela boca: voz, sujeito e clinica do autismo” (Instituto Langage) e de vários artigos publicados no Brasil e na França, escritora.