28/06/2018 - 28/06/2018 13h às 14h30 - Auditório Carolina Bori - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Christian Ingo Lenz Dunker (IPUSP) | Angela Maria Resende Vorcaro (UFMG) | Pablo Castanho (IPUSP)

(PSC) Departamento de Psicologia Clínica

Tema: A construção do caso clínico na clínica psicanalítica realizada em instituições

Apresentação:

A construção do caso clínico está nas bases da psicanálise. Desde Freud, o caso se estrutura como uma ficção, que carrega um traço de verdade. A partir da construção do caso clínico, o analista pode analisar as transferências, os impasses, as repetições, os sintomas do sujeito, articulando clínica à teoria. É ferramenta imprescindível para a supervisão clínica, bem como um como modo de estudo e transmissão da psicanálise. A construção do caso clínico vem sendo objeto de investigação recente, sobretudo dentre psicanalistas lacanianos.
A construção do caso clínico tem também importantes efeitos na clínica psicanalítica institucional, na qual o analista atua junto a uma equipe multidisciplinar. A construção e discussão, em equipe, de casos clínicos é atravessada pela mobilização intersubjetiva que ocorre na equipe frente ao paciente, no contexto institucional. A perspectiva psicanalítica de grupo, sobretudo francesa, vem se ocupando dos efeitos cruzados entre pacientes e equipes sublinhando a importância de inserir a dimensão intersubjetiva da equipe na reflexão clínica do atendimento institucional.

O evento em questão reúne três psicanalistas, buscando abrir um diálogo entre a perspectiva lacaniana sobre a construção do caso clínico e aportes da perspectiva psicanalítica de grupo francesa sobre o trabalho em equipe interpretante.