04/12/2018 - 06/12/2018 8h às 16h - Auditório Carolina Bori - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Vários

Antonio Euzébios Filho

VII Encontro Paulista de Psicologia Política

Data/local: 4, 5 e 6/12/2018. Auditório Carolina Bori – Bloco G

Instituto de Psicologia, USP – São Paulo.

Tema: Consciência política, poder e ação pública em tempos de crise.

O VII encontro paulista de psicologia política acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2018 no Instituto de Psicologia da USP (São Paulo) com o tema “consciência política, poder e ação pública em tempos de crise”. Será um evento gratuito!

– Mais informações pelo site: http://psicologiapolitica.xyz/

– Ou pela página do facebook: https://www.facebook.com/psicologiapolitica.pp/

– Inscrições de trabalho até 20 de outubro.

– Quem se interessar em participar da organização do evento, como monitor, entrar em contato pelo facebook ou participar da reunião de organização no dia 16/10 às 12hs na sala 22.

Sobre o evento

Nessa edição, propomos um debate sobre a conjuntura e a realidade brasileira em tempos de crise social e econômica do capitalismo, entendida como crise da própria humanidade, correndo o risco de extinção da sociedade e do meio ambiente. Com base em aportes teóricos da psicologia política, esperamos que o evento possa promover reflexões coletivas sobre questões fundamentais para a vida em sociedade, considerando um cenário marcado pela retirada de direitos sociais e o avanço do conservadorismo – sem deixar, contudo, de olhar para os processos de ruptura da ordem e de resistência dos movimentos sociais, entidades e sujeitos políticos. Os eixos de discussão propostos refletem a preocupação em pensar as facetas da crise social e econômica. São eles:

(1)   Estado, políticas públicas e crise de representatividade

(2)   Conservadorismo, criminalização da política e dos movimentos sociais:

(3)   Democracia e comportamento eleitoral.

(4)   Identidades, memória política e direitos humanos: