26/10/2018 - 26/10/2018 A partir das 8h15 - IPUSP - Auditório Aurora Furtado - Bloco B- Sala 20 | Av. Prof. Mello Moraes, 1721. Cidade Universitária. São Paulo, SP

Adriana Perassi Bosco; Anna Paula Zanoni; Guilherme Scandiucci; Iana Ferreira Silva; Luisa Rosenberg Colonnese; Lydiane Regina Fabretti Streapco; Marcia Iorio; Patrícia Elizabeth Widmer Costa Neto; Pauline de Mello Martines; e Santina Rodrigues Oliveira

Laura Villares de Freitas

Pessoalmente, no dia do evento: por ordem de chegada e limitadas à capacidade da sala (90 lugares)

Tânia Pessoa de Lima

taniapl@usp.br

O Laboratório de Estudos da Personalidade – LEP, do Instituto de Psicologia da USP, tem o prazer de convidar estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung aplicada a contextos diversos, para participar do seu VII Simpósio.

Programação

8h30 – Inscrições no dia do evento: por ordem de chegada e limitadas à capacidade da sala (90 lugares). Gratuito. Forneceremos certificado.

9h – Abertura: Pesquisas junguianas na universidade aplicadas a contextos diversos. Laura Villares de Freitas – coordenadora do LEP.

9h15 – 15h – Apresentações das seguintes pesquisas:

Adriana Perassi Bosco Corporalidade e processo analítico numa perspectiva pós junguiana.
Anna Paula Zanoni Imagens da solidão na contemporaneidade.
Guilherme Scandiucci Cidade e Alma: psicologia arquetípica e o fenômeno da pichação.
Iana Ferreira Silva A casa como campo expressivo da vida psíquica.
Luisa Rosenberg Colonnese Jung e arte: a obra em contínuo devir.
Lydiane Regina Fabretti Streapco A criatividade do terapeuta, tanto em formação, quanto em atividade, por meio do pensamento simbólico em clínica.
Marcia Iorio Teatro como ritual: a alma em cena.
Patrícia Elizabeth Widmer Costa Neto Transferências Poéticas: algumas costuras sobre o conceito de atitude simbólica na psicologia junguiana.
Pauline de Mello Martines Perspectivas sobre grupos vivenciais de sonhos com estudantes de psicologia.
Santina Rodrigues Oliveira Do recurso expressivo à materialidade dos objetos: por uma clinica imaginal.

Haverá intervalo para almoço entre 12h e 13h.

REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO · INSTITUTO DE PSICOLOGIA · DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, DO DESENVOLVIMENTO E DA PERSONALIDADE – PSA · PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÂO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO · LEP – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA PERSONALIDADE.