30/05/2019 - 31/05/2019 , das 9h às 17h - IPUSP - Auditório Carolina Bori | Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Sala Aurora Furtado – Bloco B – Cidade Universitária – São Paulo, SP

Por e-mail: lieppe.usp@gmail.com

Instituto de Psicologia da USP & Departamento de Psicologia da UNES e Bauru Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina (PROLAM/USP)

lieppe.usp@gmail.com

Evento gratuito

Este Seminário tem por objetivo dar continuidade às discussões sobre o método materialista histórico e dialético nas pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional bem como apresentar ações de Pesquisa, Cultura e Extensão desenvolvidas pelo LIEPPE, em grupo de pesquisa latino-americano e nas cidades de São Paulo, Florianópolis e Bauru, inseridas em políticas públicas de educação, articuladas ao Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina – PROLAM – USP.

9h Mesa de Abertura

9h30 – 12h
Simpósio 1: Formando Redes de Extensão de Professores e os Grêmios Escolares: Projetos de Cultura e Extensão e sua contribuição para a formação de psicólogos e professores.
Laura Calejón – UNICSUL; Katia Bautheney – USP; Flavia Ferreira Asbahr – UNESP;

Almoço

9h30 às 12h
Sessão de Debate: O desenvolvimento da Atenção Voluntária nos anos iniciais do Ensino Fundamental: determinantes pedagógicos para a educação escolar
Marcelo Ubiali Ferracioli – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)