Departamento de Psicologia Experimental
Linhas de Pesquisa: Prevenção – programas e intervenções: pesquisas que visam o estudo teórico-crítico e
o desenvolvimento de modalidades de intervenção clínica preventivas de problemas psíquicos,
distúrbios mentais e de comportamento
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Psicólogo (1982) e Mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (1984), Ph.D. em Psicologia Experimental pela Temple University of Philadelphia (1989), com medalha de Outstanding Achievement Award pela Pennsylvania Psychological Association, e Livre Docente em Neuropsicologia pelo Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (2000), com tese em Dicionarização de Libras. Ex-professor da Temple University, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Universidade Estadual de Londrina, da Universidade de Brasília, da Universidade Federal de Uberlândia, e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Professor Titular (MS-6) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e orientador de Mestrado e de Doutorado em Psicologia Experimental. Chefe do Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental, do Laboratório de Tecnologia e Reabilitação Cognitiva, e do Centro de Atendimento Clínico em Distúrbios de Comunicação e Linguagem do Instituto de Psicologia da USP.
Editor chefe do periódico Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação, e membro do Conselho Editorial de vários periódicos científicos nacionais e internacionais, como Temas sobre Desenvolvimento e Augmentative and Alternative Communication. President-elect do Brazilian Chapter, International Society for Augmentative and Alternative Communication. Coordenador nacional de inclusão e alfabetização da Capes.
Consultor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep-Mec), e da Agencia Nacional de Promoción Científica, Tecnológica y de Innovación de Argentina. Autor de centenas de projetos de pesquisa financiados por CNPq, Fapesp, Faperj, Capes, Fundação Vitae, e National Institute of Mental Health and Child Development (NIMHCH), dentre outros.
Pesquisador Associado do Centre for the Study of Learning and Performance da Concordia University financiado pelo governo canadense, e da British Dyslexia Association.
Coordenador do Programa de Avaliação Nacional do Desenvolvimento do Escolar Surdo Brasileiro (Pandesb) financiado por agências como CNPq, Capes, Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que mapeou os parâmetros normativos de desenvolvimento linguístico de 8.000 surdos de 15 estados brasileiros em compreensão de sinais de Libras, leitura alfabética (decodificação e reconhecimento visual de palavras), compreensão de textos, qualidade ortográfica da escrita, competência de leitura orofacial, e vocabulário em Português por leitura orofacial, que revelou que surdos se desenvolvem mais e melhor em escolas para surdos do que em escolas comuns.
Coordenador do Sistema de Avaliação de Escolas de Surdos na Prova Brasil em Libras, no Observatório da Educação, financiado pelo consórcio entre Capes e Inep.
Autor de 50 livros e de 400 trabalhos científicos publicados, e co-autor de 200 sistemas especialistas de multimídia para diagnóstico, comunicação e reabilitação cognitiva em distúrbios neuromotores (e.g., paralisia cerebral e esclerose lateral amiotrófica), neurolinguísticos (e.g., dislexia e afasia) e neurossensoriais (e.g., surdez congênita profunda).
Membro da Comissão Internacional de Especialistas em Alfabetização da Câmara dos Deputados. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Research Fellow do National Institute of Mental Health and Child Development (NIMHCD). Bolsista de Produtividade nível 1 (mais elevado) do CNPq. Autor laureado pela Câmara Brasileira do Livro na categoria Psicologia e Educação.
Consultor de dezenas de Secretarias de Educação nas áreas de alfabetização e inclusão escolar.

Co-autor de livros como:

  • 1) Os novos caminhos da alfabetização infantil (2a. ed.);
  • 2) Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: O mundo do surdo em Libras, Volumes 1 a 19;
  • 3) Alfabetização fônica: Construindo competência de leitura e escrita (3a. ed.);
  • 4) Neuropsicologia e aprendizagem: Uma abordagem multidisciplinar (2a. ed.);
  • 5) Compêndio de avaliação da linguagem da criança surda;
  • 6) Tecnologia em (re)habilitação cognitiva: Um novo olhar para avaliação e intervenção;
  • 7) Enciclopédia eletrônica da Libras, CDs 1 e 2;
  • 8) Alfabetização: Método fônico (5a. ed.);
  • 9) Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira, Volumes 1 e 2 (4a. ed.);
  • 10) Tecnologia em (re)habilitação cognitiva: A dinâmica clínica, teoria e pesquisa;
  • 11) Problemas de leitura e escrita: Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica (6a. ed.);
  • 12) Neuropsicologia cognitiva da leitura;
  • 13) Manual ilustrado de sinais e sistema de comunicação em rede para surdos;
  • 14) Tecnologia em (re)habilitação cognitiva: Uma abordagem multidisciplinar;
  • 15) Primeiro dicionário ilustrado Português – Inglês;
  • 16) Primeiro dicionário ilustrado Inglês – Português, Volumes 1 e 2;
  • 17) Alfabetização em paralisia cerebral, Volumes 1 a 3;
  • 18) Temas multidisciplinares em neuropsicologia e aprendizagem;
  • 19) Adaptação brasileira do Teste de Vocabulário por Figuras Peabody;
  • 20) Alfabetização fônica computadorizada: CD e manual (3a. ed.);
  • 21) Temas em neuropsicolinguística;
  • 22) Prova de Consciência Sintática: normatizada e validada para avaliar a habilidade metassintática de escolares de 1a. a 4a. série do Ensino Fundamental;
  • 23) Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica;
  • 24) Transtornos da aprendizagem: da avaliação à reabilitação;
  • 25) Faber-Memo: Ferramenta para construção de testes de memória visual;
  • 26) Atualização em transtornos da aprendizagem;
  • 27) Banco computadorizado das figuras do Dicionário de Libras normatizadas por univocidade e das palavras correspondentes normatizadas por familiaridade ortográfica dos 4 aos 20 anos de idade;
  • 28) Tratado de educação de surdos;
  • 29) Legibilidade orofacial do Português brasileiro: Modelos validados e instrumentos de avaliação normatizada em surdos do Ensino Fundamental.

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Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental (LANCE)

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