Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Instituições Educacionais e Formação do Indivíduo. Saúde e Desenvolvimento Humano. Abordagem fenomenológica existencial em Psicologia Clínica.
Telefones: 55 11-3091-4285/3023-0167 | hmorato@usp.br | Lattes |Google Acadêmico

Henriette Tognetti Penha Morato concluiu o doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo em 1989. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris 7 entre 2005 e 2006, com pesquisa realizada na Universidade de Firenze. Publicou 37 artigos em periódicos especializados e 246 trabalhos em anais de eventos. Possui 46 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 179 itens de produção técnica. Participou de 29 eventos no Brasil. Orientou 41 dissertações de mestrado e co-orientou 7. Orientou 15 teses de doutorado, além de 15 trabalhos de iniciação científica nas áreas de psicologia, saúde coletiva e educação. Recebeu 22 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de psicologia, com ênfase em psicologia do desenvolvimento humano. Em suas atividades profissionais interagiu com 198 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: psicologia clínica, atenção psicológica, plantão psicológico, aprendizagem significativa, aconselhamento psicológico, fenomenologia existencial, experiência, desenvolvimento humano, formação do psicólogo e prática psicológica em instituições. Coordena o Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É membro do GT ANPEPP "Práticas Psicológicas em Instituições" e líder do Grupo de Pesquisa no Diretório CNPq "Aprendizagem Significativa na formação de profissionais de saúde e educação". Bolsa CNPq: PQ-2 - Vigência: 2011 a 2014; 2014 a 2017.

Desenvolvimento Humano

Meu interesse dirige-se ao campo do Aconselhamento Psicológico numa perspectiva interdisciplinar. Assim compreendido, constitui-se: a) enquanto um campo teórico para investigar os fenômenos da experiência do sujeito psicossocial, da intersubjetividade, nos âmbitos da educação e da prática clínica; b) enquanto uma área de atuação para exploração de novos métodos de intervenções educacionais e clínicas que respondam às demandas da clientela, ou seja, de alunos, instituições e comunidade em geral, levando-se em consideração as mudanças do contexto atual. A partir desta perspectiva, estudos e pesquisas conduzidas no Serviço de Aconselhamento Psicológico do IPUSP voltam-se para questões do desenvolvimento pessoal e profissional, investigando-se o fenômeno da aprendizagem significativa através do referencial fenomenológico existencial. Recorremos a situações de supervisão em grupo para profissionais e trabalhadores da rede pública de Saúde, Educação e Segurança Pública, tendo já realizado também grupos de acompanhamento a alunos de graduação dessas áreas, bem como orientação de mestrandos, doutorandos e alunos dos cursos de Aperfeiçoamento e Especialização (na produção de dissertações, teses e monografias) como momentos críticos do desenvolvimento pessoal e profissional, através dos quais pode-se observar e compreender a experiência como aprendizagem significativa, por depoimentos e relatos escritos dos participantes.

Disciplinas

Graduação

PSA3919 Especificidades do Aconselhamento Psicológico
PSA2411 / 2515 Prática de Pesquisa em Psicologia I e II
PSA4702893 / 4702994 Estágio Supervisionado I e II
PSA4703691/4703792 Ações Comunitárias I e II
4701783 /4701784 Trabalho de Pesquisa em Psicologia I e II
4701241 Psicologia e Saúde

Pós-Graduação

PSA5705 Supervisão como Aprendizagem: articulando novas significações
PSA5847 Introdução à Psicologia Social Clínica: problemas epistemológicos teóricos e práticos
PSA5846 Psicodiagnóstico em Questão: diferentes práticas e pesquisas

Extensão

Curso de Especialização “Prática Psicológica em Instituições”

Grupos de Pesquisa

I - Grupo do Diretório de Grupo de Pesquisa/CNPq: “Aprendizagem Significativa na formação de profissionais de saúde e educação” Líder do Grupo: Profa. Dra. Henriette Morato.Vice líder: Profa. Dra. Maria Luisa Schmidt.

II - Grupo de Pesquisa e Trabalho - ANPPEP: “Práticas Psicológicas em Instituições: atenção, desconstrução e invenção”. Participação das UIEs: Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) e do Laboratório do Imaginário (LABI) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP); do Núcleo de Psicologia de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); do Laboratório de Psicologia Clínica e Fenomenológica Existencial (LACLIFE) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFA). Coordenadora: Profa. Dra. Maria Luisa S. Schmidt (IPUSP).

Laboratórios

Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE)

Localizado no Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA), do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Criado em 1998, derivou-se do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP), fundado em 1969 por iniciativa dos professores Dr. Oswaldo de Barros Santos e Dra. Rachel Lea Rosenberg, como lugar de formação de alunos de graduação em psicologia, pesquisa em Aconselhamento Psicológico e atendimento gratuito à clientela que necessita de ajuda psicológica. Assim, o LEFE visa ampliar e divulgar esta abordagem através do oferecimento de cursos de Pós-Graduação, Extensão e Especialização, promover eventos científicos e propiciar publicações de trabalhos e pesquisas na área, além de prestar assessoria a instituições de saúde e educação. Pretende, ainda, potencializar estudos e recursos que possam gerar contribuições e subsídios para atividades docentes, de pesquisa, de atendimento à comunidade e de assessoria e/ou supervisão a instituições de educação e saúde, viabilizados através de projetos de pesquisa e intervenção, com a participação de professores doutores colaboradores, psicólogos, alunos de pós-graduação, especialização e graduação.

Laboratório de Clínica Fenomenológica (LACLIFE/UNICAP)

Projetos

Grupo de Pesquisa do LEFE: “Atenção Psicológica como metodologia interventiva institucional” à comunidade, usuários e funcionários de instituições públicas, em situações de desamparo no cotidiano do trabalho.

Em andamento

1) Atendimento em Plantão Psicológico no LEFE, em forma de residência, para a comunidade da Grande São Paulo (Apoio PRCEU/Aprender com Cultura e Extensão; PRG/Ensinar com Pesquisa).
2) Atenção Psicológica para usuários, estudantes e funcionários do Hospital Universitário da USP (Apoio PRCEU/Aprender com Cultura e Extensão).
3) Rede de Apoio a projetos de extensão (Apoio PRCEU/Aprender com Cultura e Extensão)
4) Atenção Psicológica no Departamento Jurídico XI de Agosto, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, para a população atendida por esse serviço e Supervisão de Apoio Psicológico aos estagiários de Direito.
5) Atenção Psicológica a moradores e funcionários do CRUSP.
6) Supervisão de Apoio à SAS/COSEAS.

Já realizados

1) Atenção Psicológica como metodologia interventiva institucional em unidades educacionais da Fundação CASA/SP (2000-2008).
2) Oficinas de recursos expressivos como atenção psicológica a mutirões. (2006-2009).
3) Atenção Psicológica a funcionários da Casa de Saúde Na. Sra. de Fátima (2007-2008).
4) Supervisão de Apoio a estagiários e profissionais de Psicologia e de Educação Física no Projeto Esporte-Talento/CEPEUSP (1995-2003).
5) Atenção Psicológica para a Comunidade da Região abrangida pelo 51º Distrito Policial e Funcionários da Delegacia de Polícia Civil (2000-2008).
6) Atenção Psicológica para policiais e de Supervisão de Apoio Psicológico a oficiais do 16º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano do Estado de São Paulo e do Comando de Policiamento de Área Metropolitana da Região Oeste (CPA/M-5) (2000-2009).

Publicações

1. MORATO, H. T. P. Psicologia e saúde no contexto hospitalar: A experiencia de Plantão Psicológico. In: 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2012, Aveiro. Resumo do 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Aveiro, 2012. v. 12. p. 133-134.
2. MORATO, H. T. P. Algumas considerações da fenomenologia existencial para a ação psicológica na prática e na pesquisa em instituições. In: X Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições perspectivas e rumos da psicologia na atualidade, 2011, Niterói/RJ. X Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições perspectivas e rumos da psicologia na atualidade, 2011. v. 1. p. 24-50
3. MORAES, T. F.; MORATO, H. T. P. A mobilidade da família: pesquisa em uma abordagem da psicossociologia clínica. Boletim de Psicologia, v. LXI, p. 79-92, 2011.
4. MORATO, H. T. P.; GOMES, H. S. R.; BARRETO, C. L. B. T. Atenção Psicológica em Instituições na perspectiva Fenomenológica Existencial. In: II Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e I Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Saúde, 2011, São Paulo. Anais do II Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e I Congresso Ibero-Americano de Psicologia das Saúde -Transformações socioculturais e promoção da saúde. São Paulo: Universidade Metodista, 2011. v. 1. p. 1-3.
5. MORATO, H. T. P.; MOSQUEIRA, S. M. Abordagem Centrada na Pessoa: Rogers. In: Graziela Costa Pinto, Christian Ingo Lenz Dunker. (Org.). Psicoterapias. 1 ed. São Paulo: Duetto, 2010, v. 4, p. 67-105.
6. DUARTE, L. F.; MORATO, H. T. P. Serviço de Atenção Psicológica à Terceira Idade. In: FALCÃO, D. V. S. (Org.). A família e o idoso: desafios da contemporaneidade. 1 ed. Campinas - São Paulo: Papirus, 2010, v. 1, p. 171-189.
7. MORATO, H. T. P.; BARRETO, C. L. B. T.; NUNES, A. P. (Org.). Aconselhamento Psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial Uma Introdução. Rio de Janeiro: Editora: Guanabara Koogan, 2009, p. 406.
8. MORATO, H. T. P. Plantão Psicológico: inventividade e plasticidade. In: IX SIMPÓSIO DE PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM INSTITUIÇÕES - Atenção psicológica: fundamentos, pesquisa e prática, 2009, Recife - Pernambuco. Anais do IX SIMPÓSIO DE PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM INSTITUIÇÕES - Atenção psicológica: fundamentos, pesquisa e prática. Recife : UNICAP, 2009. v. 1. p. 1-15.
9. MORATO, H. T. P. Sobre Rachel Léa Rosenberg. Psicologia USP, v. 19, p. 98-100, 2008.
10. MORATO, H. T. P.; LILIENTHAL, L. A. Metodologia Utilizada em uma Oficina de Recursos Expressivos. Espaços de Criação em Psicologia: oficinas na prática. 1 ed. Sâo Paulo: Annablume, 2008, v. 1, p. 79-103.
11. NUNES, A. P.; MORATO, H. T. P. A práxis clínica de um laboratório universitário como Aconselhamento Psicológico. Boletim de Psicologia, v. LVIII, p. 73-84, 2008.
12. BARRETO, C.L.B.T.; MORATO, H. T. P. A dispersão do pensamento psicológico. Boletim de Psicologia, v. LVIII, p. 147-160, 2008.
13. MORATO, H. T. P. Prática Psicológica em Instituições: ação política. In: VIII Simpósio Nacional Prática Psicológica em Instituição - Atenção Psicológica: experiência, intervenção e pesquisa, 2008, São Paulo. Anais do VIII Simpósio Nacional Prática Psicológica em Instituição - Atenção Psicológica: experiência, intervenção e pesquisa, 2008. v. 1. p. 1-19.
14. MORATO, H. T. P.; AUN, H. A. Cartografia como ação clínica em intervenção social. In: XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica / II Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica de Belo Horizonte, 2007, Belo Horizonte. Anais: XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica / II Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2007.
15. MORATO, H. T. P.; BARRETO, C.L.B.T. A dispersão do pensamento psicológico: direção à ação ético-política. In: XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica / II Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica de Belo Horizonte, 2007, Belo Horizonte. Anais do XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica / II Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2007.
16. MORATO, H. T. P. Pesquisa Interventiva e Cartografia na prática psicológica em instituições. In: VII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição - Fronteiras da Ação Psicológica entre educação e saúde, 2007, São Paulo. Anais do VII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição - Fronteiras da Ação Psicológica entre educação e saúde. São Paulo: Liber Livros Editora, 2007. v. 1. p. 1-9.
17. MORATO, H. T. P.; BRAGA, T. B. M. Cerzindo um projeto de atenção psicológica num distrito policial: possibilidades abertas pela cartografia como ação clínica e de investigação interventiva. In: II Congreso Latinoamericano de Psicología de la ULAPSI, 2007, La Habana. Anais do II Congreso Latinoamericano de Psicología de la ULAPSI. La Habana : ULAPSI, 2007.
18. MORATO, H. T. P.; ANDRADE, A. N.; SCHMIDT, M. L. S. Pesquisa interventiva em instituição: etnografia, cartografia e genealogia. In: RODRIGUES, M. M. P. & MENANDRO, P. R. M.. (Org.). Lógicas metodológicas: trajetos de pesquisa em psicologia. 1 ed. Vitória: Editora GM, 2007, v. 1, p. 193-206.
19. MORATO, H. T. P.; AUN, H. A.; NOGUCHI, N. F. C.; NUNES, A. P. Transgressão e Juventude encarcerada: outras versões a partir do Plantão Psicológico em unidades de internação da FEBEM/SP. Imaginário (USP), São Paulo, v. 1, n. 12, p. 35-53, 2006.
20. MORATO, H. T. P. Pedido, Queixa e demanda no plantão psicológico: querer, pode ou precisar. In: VI Simpósio Nacional de Práticas Psicológias em Instituição - Psicologia e Políticas Públicas, 2006, Vitória - Espírito Santo. ANAIS VI Simpósio Nacional de Práticas Psicológias em Instituição - Psicologia e Políticas Públicas. Vitória - Espírito Santo: UFES, 2006. v. 1. p. 38-43.
21. CAUTELLA J., W.; MORATO, H. T. P.; NUNES, A. P.; BRAGA, T. B. M. Considerações sobre uma prática psicológica em uma instituição psiquiátrica. Revista Vivência, v. 31, no. 0, p. 67-77, 2006.
22. MORATO, H. T. P.; AUN, H. A.; NOGUSHI, N. F. C.; NUNES, A. P. Transgressão e Juventude encarcerada: outras versões a partir do Plantão Psicológico em unidades de internação da FEBEM/SP. Revista Vivência, v. 01, no. 12, p. 35-53, 2006.
23. OLIVEIRA, R. O.; MORATO, H. T. P. Uma experiência de Plantão Psicológico para a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Revista Vivência, v. 01, no. 12, p. 35-53, 2006.
24. MORATO, H. T. P.; ANDRADE, A. N. A dimensão ética (e moral) das práticas institucionais. Estudos de Psicologia UFRN, Natal, v. 09, nº 02, p. 345-353, 2004.
25. MORATO, H. T. P. (org.) Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa: Novos Desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.