O processo seletivo é realizado para Mestrado, Doutorado (para aluno portador do título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido) e Doutorado Direto. Os documentos para inscrição, o número de vagas disponíveis, a relação de orientadores, os itens de avaliação de currículo, a nota de cada item e a média final de aprovação, os temas e a bibliografia indicados para o processo seletivo, constarão em Edital específico a ser divulgado no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE) e no site Psicologia Clínica.

 

Para todos os níveis (Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto), o processo seletivo, após a Etapa de proficiência em Idiomas, é composto por cinco etapas eliminatórias:

 

(1) Análise do Histórico Escolar, considerando a média ponderada do estudante, o tempo de conclusão do curso e o número de reprovações;

(2) Análise do Memorial (Currículo Circunstanciado), considerando participação em eventos científicos, publicações, experiência profissional e em pesquisa; 

(3) Análise do Projeto de Pesquisa considerando sua congruência com a linha de pesquisa ou orientador pretendido, além de sua pertinência científica;

(4) Prova Escrita de Conhecimentos sobre o Campo da Psicologia Clínica;

(5) Arguição do Memorial (Currículo Circunstanciado) e do Projeto de Pesquisa.

 

Cada uma das cinco etapas recebe nota de 0 a 10 e tem peso 1. 

 

Para ser aprovado no processo seletivo do Mestrado o candidato deve obter no mínimo a média aritmética 7 (sete), considerando todas as provas, e obter no mínimo nota 5 (cinco) na Prova Escrita de Conhecimentos sobre o Campo da Psicologia Clínica, totalizando no mínimo 35 pontos dentre 50 possíveis. Os/as candidatos/as autodeclarado/as negros/as e indígenas para serem aprovados/as no processo seletivo do Mestrado devem obter no mínimo a média aritmética 6 (seis), considerando todas as provas, e obter no mínimo nota 5 (cinco) na Prova Escrita de Conhecimentos sobre o Campo da Psicologia Clínica, totalizando no mínimo 30 pontos dentre 50 possíveis.

 

Para ser aprovado no processo seletivo do Doutorado o candidato deve obter no mínimo a média aritmética 7 (sete), considerando todas as provas, e obter no mínimo nota 7 (sete) na Prova Escrita de Conhecimentos sobre o Campo da Psicologia Clínica, totalizando no mínimo 35 pontos dentre 50 possíveis. Os/as candidatos/as autodeclarado/as negros/as e indígenas para serem aprovados/as no processo seletivo do Doutorado devem obter no mínimo a média aritmética 6 (seis), considerando todas as provas, e obter no mínimo nota 6 (seis) na Prova Escrita de Conhecimentos sobre o Campo da Psicologia Clínica, totalizando no mínimo 30 pontos dentre 50 possíveis.

 

Para ser aprovado no processo seletivo do Doutorado Direto o candidato deve ter no mínimo a média aritmética 7 (sete), considerando todas as provas, e obter mínimo nota 8 (oito) na Prova Escrita de Conhecimentos sobre o Campo da Psicologia Clínica, totalizando no mínimo 35 pontos dentre 50 possíveis. Os/as candidatos/as autodeclarado/as negros/as e indígenas para serem aprovados/as no processo seletivo do Doutorado Direto devem obter no mínimo a média aritmética 6 (seis), considerando todas as provas, e obter no mínimo nota 7 (sete) na Prova Escrita de Conhecimentos sobre o Campo da Psicologia Clínica, totalizando no mínimo 30 pontos dentre 50 possíveis.

 

Na avaliação de cada uma das provas (etapas) são utilizados critérios definidos pela CCP, visando promover um processo seletivo rigoroso e justo na seleção dos alunos que farão parte do Programa. É parte do horizonte educacional do Programa de Psicologia Clínica realizar a seleção tendo como referência o perfil de aluno que esteja em sintonia com a missão do Programa. O Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica pretende formar professores-pesquisadores, que possam inserir-se em programas de pós-graduação no país e em centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Isso significa selecionar candidatos que tenham percursos implicados com a vida acadêmica e com posição investigava diante dos problemas colocados pela complexidade do ser humano para o campo da Psicologia Clínica.

Cada uma das etapas que compõe o processo seletivo busca avaliar um aspecto do perfil do aluno, como descrito a seguir:

Proficiência em Língua Estrangeira: além dessa prova ser demandada pelo regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, o programa busca avaliar por meio dela a capacidade do aluno de leitura do material bibliográfico da referência teórica do candidato, assim como a possibilidade do candidato participar de congressos e intercâmbios internacionais e estágios no exterior.

Histórico Escolar, de Memorial e do Projeto de Pesquisa: visa avaliar a percurso do candidato (percurso profissional e acadêmico, assimilação e destinação das experiências profissionais e acadêmicas, focos de reflexão e pesquisa decorrentes do percurso acadêmico e profissional, iniciação científica, participação em grupos de pesquisas, pesquisas realizadas, experiência profissional, organização e participação em eventos, publicações, capacidade de organizar projeto de pesquisa adequadamente, entre outros)

Prova de conhecimentos e reflexão sobre o campo da Psicologia Clínica: capacidade do candidato em problematizar e focar temas de pesquisa, possibilidade de pôr em diálogo questões de pesquisa com a literatura da área, tematização de questões metodológicas e epistemológicas, domínio da referência teórica que embasará a pesquisa do candidato.

Arguição do Projeto de Pesquisa e Currículo: busca esclarecer e discutir aspectos do percurso do candidato, visando investigar a sua consistência e disponibilidade e implicação em realizar pesquisas e dedicar-se ao programa de pós-graduação de modo consistente ao horizonte educacional do programa; arguição do projeto de pesquisa visando enfocar relevância do foco de pesquisa em relação ao percurso do candidato, contexto socio cultural e as linhas de pesquisa do programa, avaliação da consistência metodológica do projeto; possibilidade real do candidato vir a ser orientado em seu projeto de pesquisa, aspecto passível de ser avaliado pela capacidade do candidato em manter dialogo reflexivo com a banca examinadora.