Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Avaliação Psicológica. Características do Desenho da Figura Humana em diversos contextos.
Telefone: 55 11-2648-0214 | iraicba@usp.br | Lattes | Google Acadêmico

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Psicologia Escolar e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo na graduação e na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, avaliação de desenhos, desenho da figura humana e testes de inteligência. Membro da Academia Paulista de Psicologia na Cadeira 31. Membro da Diretoria da Associação de Psicologia de São Paulo, atualmente na função de Secretária de Publicações.

Avaliação Psicológica e Desenho Infantil

Minha atividade de pesquisa concentra-se na área de Avaliação Psicológica e Desenho Infantil. Minha Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado focalizaram técnicas para avaliação da inteligência através do Desenho, respectivamente, da Figura Humana e da Casa. Em relação à Figura Humana trabalhei com o Teste de Goodenough e sua revisão Goodenough-Harris na faixa pré-escolar e apresentei tabelas provisórias para a utilização com sujeitos com características semelhantes às da amostra. Realizei pesquisas com o FIRO-B, Bender, PMK, D.70, D-2, R-1. Além disso, participei das pesquisas de padronização brasileira do Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, da Escala de Maturidade Mental Colúmbia – Revisão de 1972, do R-2:Teste de Inteligência Não Verbal para Crianças e do Teste Palográfico. Sou coordenadora do LITEP: Laboratório Interdepartamental de Técnicas de Exame Psicológico do Instituto de Psicologia da USP.

Disciplinas

Graduação

PSA3513 – Pesquisa em Avaliação Psiclógica
PSA2619 – Técnicas Gráficas Expressivas
PSA1505 – Avalição Individual das Funções Intelectuais

Pós-Graduação

PSA5708 – O desenho no diagnóstico psicológico de crianças: sua utilização entre escolares

Pós-Doutorado

PSA5886 – Prática docente, Estresse e Burnout

Laboratório

O LITEP tem por objetivo realizar estudos e pesquisas sobre as Técnicas de Exame Psicológico, centralizar as informações sobre as mesmas, promover Congressos e Cursos ligados a esse assunto. Por se tratar de campo de atuação de professores de diversos Departamentos, tem um caráter interdepartamental (PSA, PSC e PST). As Técnicas de Exame abrangem, além dos testes psicológicos propriamente ditos, técnicas mais livres como entrevistas, observação lúdica, dinâmica de grupo, técnicas de observação, etc., que são de grande relevância para o diagnóstico psicológico.

Ementa: Para o estudo do desenvolvimento humano em seus diversos aspectos (intelectual, emocional, psicomotor etc.) é importante que o psicólogo disponha de formas de avaliação, que conjuntamente com as teorias de desenvolvimento, fornecerão parâmetros que nortearão este estudo. Abrange estudos sobre as várias técnicas e procedimentos de avaliação psicológica. Inclui a utilização de instrumentos de exame psicológico com o objetivo de proceder a uma análise diagnóstica reflexiva, compreensiva e interventiva nas várias áreas do desenvolvimento humano. São ainda realizadas pesquisas de elaboração de novas técnicas bem como adaptação, revisão e aperfeiçoamento das já existentes, com estudos de fidedignidade, validação e aferição.

Projetos

Características do Desenho da Figura Humana em Adultos com diversos níveis de escolaridade. Novos estudos psicométricos do Teste D-70

Publicações selecionadas

Alves, I.C.B. e Esteves, C. (2004). O Teste Palográfico na avaliação da personalidade. São Paulo: Vetor Editora.
Rosa, H.R. e Alves, I.C.B. (2000). R-2: Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças. Manual. São Paulo; Vetor Editora.
Angelini, A.L.; Alves, I.C.B.; Custódio, E.M.; Duarte, W.F. e Duarte, J.L.M. (1999). Manual Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Escala Especial. São Paulo: CETEPP.
Alves, I.C.B. e Duarte, J.L.M. (1993). Padronização brasileira da Escala de Maturidade Mental Colúmbia. In: Burgemeister, B.B.; Blum, L.H. e Lorge, I., Escala de Maturidade Mental Colúmbia: Manual para aplicação e interpretação. 3ª ed. (p.24-35). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Angelini, A.L.; Alves, I.C.B.; Custodio, E.M. e Duarte, W.F. (1989). The São Paulo norms for J. Raven’s Coloured Progressive Matrices. Psychological Test Bulletin, 2, 2, 46-49.