Lattes

Departamento de Psicologia Clínica

Linhas de Pesquisa: Prevenção e Tratamento Psicológico: Sofrimento Humano, Evolução Clínica e Adaptação Psicológica. Psicologia Clínica Preventiva: Fundamentos e Intervenções. Investigações em Psicanálise.

Teve experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, psicologia da saúde, psicoterapia psicanalítica, psicologia clínica e teste projetivo. Graduou-se em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Psicologia da Aprendizagem, do Escolar e do Desenvolvimento Humano, pelo Instituto de Psicologia da USP (1976); doutorado em Psicologia da Aprendizagem, do Escolar e do Desenvolvimento Humano, pelo Instituto de Psicologia da USP (1979). Editor do periódico Mudanças em Psicologia da Saúde por 15 anos, na Universidade Metodista de São Paulo (1973-1998), e Secretario Executivo do Boletim de Psicologia, órgão oficial da Associação de Psicologia de São Paulo; membro da diretoria da ABECIPsi – Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia. Membro da Associação de Psicoterapia Psicanalítica (São Paulo); Membro da Divisão 39 – Psychoanalysis – da American Psychological Association (2000) e membro da diretoria da ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapia.

Foi professor titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde, da Universidade Metodista de São Paulo, na área de Psicologia Clínica, onde publicou com colegas artigos e capítulos de livro sobre as fantasias inconscientes, com a técnica de relações objetais da escola inglesa (H. Phillipson). Foram anos de pesquisa sobre psicologia psicanalítica e psicossomática, como uma ciência que estuda fenômenos intersubjetivos na perspectiva da teoria psicanalítica das relações objetais. As descobertas científicas advinham de cuidadosa observação de fatos clínicos e reflexões sobre as implicações sociais, morais e éticas. A análise pessoal, os estudos teóricos e a supervisão clínica forneceram o material de investigação para a publicação científica em psicologia clínica.

Agraciado em 2006 com a Comenda Maurício de Nassau, na cidade de Recife, pelos relevantes serviços prestados à formação de psicólogos no Brasil; em 2010, pelo Rotary Club São Caetano do Sul e Rotary Club São Caetano do Sul-Oeste, foi homenageado com diploma de reconhecimento pelo mérito profissional de psicólogo clínico no XI Encontro de Valorização das Ocupações Úteis e Fórum de Serviços Profissionais; em 2011 recebeu uma placa com inscrição de homenagem do Conselho Regional de Psicologia – SP, subsede do Grande ABC, pela contribuição prestada ao desenvolvimento da psicologia na região do ABC, ocasião em que foi realizado o lançamento do livro, tradução coordenada e elaborada por equipe de psicólogos do ABC: Clínica Psicanalítica de Crianças, de Carlos Blinder, Joseph Knobel-Freud e Maria Luisa Siquier (ex-Ocampo), psicanalistas de Barcelona, Espanha.

Investigações em Psicanálise

O objetivo da psicanálise é encorajar o homem a se humanizar pela aceitação do sofrimento humano inevitável, e lutar corajosamente contra situações adversas que podem ser alteradas para mitigar o sofrimento. As investigações abrangem o estudo teórico de temas como a metapsicologia, o método psicanalítico, os impasses e desafios na prática clínica no campo social, institucional e privado; o delineamento de interfaces entre o campo psicanalítico e o de outros saberes; a teoria psicanalítica, a psicopatologia psicanalítica, a história da psicanálise, a psicanálise no campo social. As investigações procuraram, também, questionar e refletir sobre a ação do psicólogo no atendimento das necessidades da população brasileira.

Trabalhou na Prevenção de Distúrbios Mentais de estudantes de faculdades de medicina e de Psicologia, notadamente na Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, com a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada, de Ryad Simon, e métodos de diagnóstico em prevenção, bem como técnicas operacionalizadas de psicoterapia breve, forma individual. Investigou há muitos anos os fenômenos transferenciais e contratransferenciais, principalmente com pacientes de difícil acesso, que sofrem de transtornos somatoformes (psicossomáticos).
Desde 1996, trabalhou como docente supervisor dos alunos de primeiro ano do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica – CEPSI, um curso de Pós-Graduação Lato-Sensu concebido e por muitos anos coordenado pelo Dr. Ryad Simon, do qual participam 20 docentes, colegas da USP e membros da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Publicações Selecionadas

Artigos completos publicados em periódicos

ALVES, I.C.B., Rosa, J.T., Rosa, H.R. Índices do Boletim de Psicologia entre 1999 e 2009. Boletim de Psicologia. , v.60, p.107 – 128, 2010.
Ricardi, F.C.F., Zaia, L.L., Pellegrino-Rosa, I., ROSA, J. T., Mantovani de Assis, O.Z., Saldanha, P.H. Psychogenetics of Turner syndrome: an investigation of 28 subjects and respective controls using the Bender test and Piagetian scales. Genetics and Molecular Research. , v.9, p.1701 – 1725, 2010.
ROSA, J. T. Novos tempos, novo editor. Mudanças (São Bernardo do Campo). , v.15, p.107 – 108, 2008.
ROSA, Christiane Pellegrino, ROSA, J. T. Resenha: A psicoterapia na clínica psicossomática (Peter Schoenberg, 2007, Psychosomatics: the uses of psychotherapy. London: Palgrave Macmillan. Mudancas (IMS). , v.15, p.178 – 184, 2008.
ROSA, J. T., CATAFESTA, I. F. M. Violencia no relacionamento pais e filhos nos dias atuais. Encontro (Santo André), v.11, p.215 – 242, 2008.
SABADINI, A.A.Z.P., ROSA, J. T. Notas a los colaboradores. Mudanças (São Bernardo do Campo). , v.15, p.189 – 192, 2007.
SABADINI, A.A.Z.P., ROSA, J. T. Notes for contributors. Mudanças (São Bernardo do Campo). , v.15, p.185 – 188, 2007.
PEREIRA, A.A.M., ROSA, J. T. O ninho de Fênix: sobre as relações objetais de pacientes em transplante cardíaco. Mudanças (São Bernardo do Campo). , v.15, p.73 – 80, 2007.
ROSA, J. T. The violence and its ramifications/ A violencia e seus desdobramentos. Mudanças (São Bernardo do Campo). , v.15, p.v – viii, 2007.

Livros publicados

ROSA, J. T., MOTTA, I.F. Violência e sofrimento de crianças e adolescentes na perspectiva winnicottiana. Aparecida, SP: FAPESP e Ideias & Letras, 2008, v.1. p. 232; 2ª edição em 2011.

 

Capítulos de livros publicados

COLACIQUE, M. A. M., ROSA, J. T. O sofrimento de crianças e adolescentes em processos judiciais In: Violência e sofrimento de crianças e adolescentes na perspectiva winnicottiana. Aparecida do Norte, SP : Ideias e Letras & FAPESP, 2008, v.1, p. 163-180.
JESUS, Nivalda Purificação de, ROSA, J. T. Sofrimento emocional de mulheres espancadas: trocando o olhar de admiração pelo de humilhação In: Violência e sofrimento de crianças e adolescentes na perspectiva winnicottiana. Aparecida do Norte, SP : Ideias e Letras & FAPESP, 2008, v.1, p. 139-162.
PEREIRA, A.A.M., PEDROLO, Adriana Sanchez, ROSA, J.T. Cap19 – Interfaces entre fatores sociopsicossomáticos e a cardiologia sob o enfoque da psicologia psicanalítica In: Psicologia da Saúde: teoria e pesquisa. 2a ed. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, Brasil & Universidade do Algarve, Portugal, 2008, v.1, p. 337-350.
ROSA, J. T. A procura de mudança psíquica: as contribuições dos seminários clínicos de Betty Joseph e Ryad Simon In: Progressos em psicoterapia psicanalítica. Dez anos, uma história. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006, v.1, p. 331-357.
ROSA, J.T. O inconsciente para Bion e suas repercussões na teoria e na técnica psicanalítica In: O inconsciente e a clínica psicanalítica.1 ed. São Bernardo do Campo : Editora Universidade Metodista de Sao Paulo, 2008, v.1, p. 79-98.
SALUM, J.B.M., ROSA, J. T. A clínica do setting para ansiedades psicóticas em violência doméstica In: Violência e sofrimento de crianças e adolescentes na perspectiva winnicottiana. Aparecida do Norte, SP : Ideias e Letras & FAPESP, 2008, v.1, p. 181-186.