Coordenação: Profa. Titular Isabel Cristina Gomes
Contato: isagomes@usp.br

Objetivo

O Laboratório tem por objetivo pesquisar temáticas ligadas as mudanças que foram ocorrendo na família ao longo dos tempos. Situamos as pesquisas numa interface da clínica psicanalítica de casal e família e dos estudos psicossociais, buscando produzir novos conhecimentos e intervenções terapêuticas, para além do setting tradicional. As novas sintomatologias, bem como os novos arranjos familiares, destacando-se aqui as famílias heterossexuais de modelo mais igualitário, as famílias homoafetivas e as por reprodução assistida, as novas formas de exercício parental na contemporaneidade, compõem o nosso campo de estudo e intervenção. Nos ultimos anos estamos trabalhando especificamente com a filiação adotiva, seus alcances e limites, focando principalmente a preparação de adotantes e adotados.

Atividades e Frentes de Atuação

Reuniões sistemáticas: os membros do Laboratório compostos por alunos de graduação, pós-graduação, pós-docs e demais interessados, se reúnem sempre na ultima 5af. do mês, das 14-16hs, na sala 13 do Bloco F (durante o período da pandemia as reuniões estão ocorrendo virtualmente pelo google meeting), com a finalidade de discutir as pesquisas em andamento, projetos futuros, textos teóricos e supervisões clínicas.
Atendimentos clínico, institucionais ou prestação de serviços à comunidade: O Laboratório oferece atendimento psicanalítico a casais e famílias, por meio da Clínica Durval Marcondes e, atendimento psicoterapêutico/psicanalítico para a preparação de crianças/adolescentes que já sofreram uma ou mais devoluções e a consequente preparação dos futuros pais, numa parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Estado de São Paulo, por meio das Varas de Carapicuíba e Jandira. Grupos reflexivos com pretendentes a adoção das respectivas Varas e iniciamos no período de pandemia grupos reflexivos virtuais com pretendentes e grupos virtuais de pós-adoção.
Cursos e eventos em andamento: Para 2021 faremos um evento interdisciplinar sobre Adoção e Preparação, com membros das equipes técnicas do Judiciário, orientandos que pesquisam o tema e demais profissionais da área.

Pesquisas

Linhas de pesquisa: Psicanálise, Intersubjetividade e Configurações Vinculares

Equipe de pesquisadores:     Isabel Cristina Gomes (Coordenadora)

Lídia Levy (parceria com a PUC/Rio)

Maria Luiza Dias (ABPCF), Ângela May (Sedes Sapientae)

Pós-graduandos: Paula Puertas Beltrame; Ana Clara Fusaro Silva Rodrigues; Julia Bartsch; Juliana Beatriz Ferreira de Souza; Jacqueline Ferreira dos Santos; Kelma Assunção S L Almeida; Simone Kelly Niklis Guidugli ; Washington Luiz Afonso dos Santos

Pesquisas em andamento:

*Com bolsas de fomento

I.C. FAPESP: UM ESTUDO ACERCA DAS MUDANÇAS NO SETTING PSICANALÍTICO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19

Mestrados CAPES/CNPQ: A PREPARAÇÃO DOS PRETENDENTES A ADOÇÃO E A AMPLIAÇÃO DO PERFIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESEJADOS.

THIS IS US: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA TRANSMISSÃO PSÍQUICA NA CONSTRUÇÃO DA CONJUGALIDADE.

Doutorados CAPES/CNPQ: A CONJUGALIDADE E SUAS TRANSFORMAÇÕES: A ASSIMETRIA NO CASAL.

Supervisão de Pós-doc: FAMÍLIAS DE MÃES LÉSBICAS, PAIS GAYS E SUAS/SEUS FILHAS(OS): UM ESTUDO LONGITUDINAL E PSICANALÍTICO

OBS: Vide Lattes ( http://lattes.cnpq.br/8362442212452346) sobre as demais pesquisas que estão sendo orientadas.

Parceiros e convênios, grupos de pesquisa:

– Convênio com a UCES (Universidad de Ciencias Empresariales)/ Buenos Aires – Argentina: projetos de dupla-titulação.

– Parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude de SP: projetos de pesquisa e intervenção com a temática da Adoção e Preparação/ adotantes e adotados.

Informações adicionais

Publicações: Vide ( http://lattes.cnpq.br/8362442212452346)

Pesquisas finalizadas: Vide ( http://lattes.cnpq.br/8362442212452346)

Outras: ebook de uma cartilha que foi produzida para os pretendentes a adoção e publico em geral, com verba Santander e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.