Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco A
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefones: 55 11-3091-4184/4004 | belmande@usp.br

Em 1993, a Profa. Sylvia Leser de Mello criou o Laboratório de estudos da família, relações de gênero e sexualidade (LEFAM), com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas que envolvessem a família, as relações de gênero e a sexualidade a partir de seus contextos psicossociais, oferecendo também aos alunos de  graduação e pós-graduação oportunidades que os colocassem próximos ao trabalho de professores, psicólogos e outros profissionais que, numa perspectiva transdisciplinar, tratassem das problemáticas da família, do gênero e da sexualidade.

Nossas linhas de pesquisa atuais buscam pensar e avaliar formas de intervenção psicossocial em contextos diversificados, com o objetivo de oferecer atendimento a grupos familiares em situação de vulnerabilidade causada por fatores sociais e/ou psicológicos. Para isto, realizamos diversas formas de atendimento a famílias, seja no Instituto de Psicologia da USP, onde coordenamos o Serviço de Atendimento a Famílias e Casais (SEFAM), ou em outras instituições e espaços sociais. Constituímos assim ao longo do tempo um amplo leque de linhas de pesquisa e atendimento com famílias, promovendo, ao mesmo tempo, o aprimoramento das formas de intervenção, a verificação de sua aplicabilidade e a comparação entre diferentes intervenções nos diversos contextos sociais, em busca da eficácia dos procedimentos e da emergência de situações de pesquisa teórica, formação de alunos de graduação e pós-graduação e de trabalhadores de áreas afins.

As atividades do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (NEPAIDS) estão associadas ao LEFAM.

Objetivos gerais

• Desenvolver estudos e pesquisas que pensem a família, as relações de gênero e a sexualidade a partir da perspectiva psicossocial.
  • Propiciar aos alunos de graduação e pós-graduação oportunidades de colaboração e acompanhamento do trabalho de psicólogos e outros profissionais de áreas afins no estudo  transdisciplinar das questões de família, gênero e sexualidade, através do ensino e do desenvolvimento de projetos de intervenção psicossocial.
  • Desenvolver técnicas diversificadas de intervenção relacionadas a questões de família, gênero e sexualidade em contextos sociais específicos, integrando pesquisa, ensino e extensão.
  • Oferecer serviços de atendimento dentro de uma perspectiva psicossocial, visando ampliar o campo de estudos e pesquisas das problemáticas de família, gênero e sexualidade.
  • Promover intercâmbios com instituições dentro e fora da universidade, com vistas à criação de projetos de atendimento, estudo e pesquisa interdisciplinares.
  • Promover simpósios, congressos, seminários, encontros, reuniões científicas, cursos de atualização e convênios com entidades e grupos nacionais e internacionais.
  • Incentivar a publicação dos trabalhos realizados.