Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco A
Departamento de Psicologia Experimental
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefones: 55 11-3091-4358/4359

O laboratório desenvolve pesquisas sobre comportamento humano a partir da perspectiva da psicoetologia.

Setor de Comunicação não-verbal: são desenvolvidos estudos sobre codificação, análise, interpretação e reconhecimento de expressões faciais de emoção. São realizadas pesquisas sobre sorriso (Duchenne e não-Duchenne), olhar e reação pupilar a estímulos com valência afetiva. Estamos iniciando estudos sobre comunicação não verbal em gêmeos monozigóticos e dizigóticos e estudos sobre odor como uma dimensão de comunicação não-verbal e sua relação com emoções. São desenvolvidas, ainda, pesquisas sobre comunicação e percepção de pistas de emoções na Interação Humano-Cães.

Setor de Sexualidade e Relacionamentos: estamos fazendo estudos sobre atratividade, preferências e escolhas de parceiros, sociosexualidade, orientação sexual, homogamia e complementaridade, satisfação em relacionamentos de longo prazo e amor.

Setor de interação social e ontogênese: são desenvolvidas pesquisas sobre comunicação, atenção conjunta e cooperação em bebês e crianças pequenas. Estudamos a influência social na aprendizagem de resolução de tarefas envolvendo objetos. Os estudos são feitos tanto em situações naturalísticas como na Sala de Observação e Registro de Comportamento Humano do Departamento de Psicologia Experimental. Desenvolvem-se pesquisas com análises interacionais através de filmagens, com o uso de programas de registro como Interact e de equipamentos como o Eyetracking. Organizam-se bancos de dados de estudos longitudinais.

Publicações

Oliva, A. D., Otta, E., Ribeiro, F. L., Bussab, V. S. R., Lopes, F. D. A., Yamamoto, M. E., & Moura, M. L. S. D. (2006). Razão, emoção e ação em cena: a mente humana sob um olhar evolucionista. Psicologia: teoria e pesquisa, 22(1), 53-62.
Varella, M. A. C., dos Santos, I. B. C., Ferreira, J. H. B. P., & Bussab, V. S. R. (2013). Misunderstandings in Applying Evolution to Human Mind and Behavior and its Causes: A Systematic. EvoS Journal: The Journal of the Evolutionary Studies Consortium, 5(1), 81-107.
Otta, E., Monaco, G. F. C., Mannini, C. (2013). A linguagem não-verbal e as minorias. In: Liliana Lyara Jubilut, Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia e José Luiz Quadros de Magalhães. (Org.). Direito à diferença: Aspectos teóricos e conceituais da proteção às minorias e aos grupos vulneráveis. 1ed.São Paulo: Editora Saraiva, p. 107-140.
Bussab, V. S. R., Ribeiro, F. L., & Souza, L. (1998). Biologicamente cultural. Psicologia: reflexões (im) pertinentes, 175-193.
Ribeiro, F. L., Bussab, V. S. R., & Otta, E. (2004). De colo em colo, de berço em berço. O bebê do século XXI e a psicologia em desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 229-284.
de Mendonça, J. S., Raad Bussab, V. S., Lucci, T. K., & Kärtner, J. (2015). Father-child interactional synchrony in Brazilian families with maternal depression. Human Ethology Bulletin, 30(1), 121-138.
Novakova, L. M., Valentova, J. V., & Havlicek, J. (2015). Engagement in Olfaction-Related Activities is Associated with the Ability of Odor Identification and Odor Awareness. In Chemical Senses (Vol. 40, No. 3, Pp. 252-253). Great Clarendon St, Oxford Ox2 6dp, England: Oxford Univ Press.
Gualtieri, M.  (2009). Percepção e ação imaginadas. Neurociências (Rio de Janeiro), v. 5, p. 13-15.
Valentova, J. V., Stulp, G., Třebický, V., & Havlíček, J. (2014). Preferred and actual relative height among homosexual male partners vary with preferred dominance and sex role. PloS one, 9(1), e86534.
Varella, M. A. C., Valentova, J. V., Pereira, K. J., & Bussab, V. S. R. (2014). Promiscuity is related to masculine and feminine body traits in both men and women: Evidence from Brazilian and Czech samples. Behavioural processes, 109, 34-39.
Dahas, L. ; Neves Filho, H. ; Cunha, T.R,L. ; RESENDE, B. D. . Comportamento social em cães domésticos: uma revisão dos estudos tendo humanos como liberadores de dicas. Acta Comportamentalia, v. 21, p. 509-522, 2013.
RESENDE, B. D. . Influência social na solução de problemas: uma revisão a partir da psicologia comparada. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 18, p. 481-490, 2010.

Coordenadores

Tania Kiehl Lucci

Lina Marcela Pedraza

Estudantes de Graduação