Av. Prof. Mello Moraes, 1721, bloco D, salas 211 e 209
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefones: 55 11-3091-4173/4910/4911 | tardivo@usp.br | apoiar@usp.br

O APOIAR – UM GRUPO DE PESQUISA CLÍNICA –
Um sonho sonhado só é apenas um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade.

Frase atribuída à Yoko Ono, em 1970, e utilizada pelo cantor Raul Seixas na música “Prelúdio”. Disponível em: <https://www.pensador.com/frase/MTU5OQ/>. Último acesso em maio de 2019.

O APOIAR amplo projeto e serviço se insere no Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social, proposto em 2002. A Profa Leila Tardivo participou inicialmente como coordenadora, junto à Profa. Associada Tânia Maria Aiello Vaisberg, de agosto de 2002 a junho de 2003. Em 2003, a partir da aposentadoria da Profa Tânia, que se manteve como consultora, a coordenação foi assumida pela Profa Leila Tardivo.

O APOIAR objetiva a formação do psicólogo no campo da saúde mental em sua acepção mais ampla, ou seja, no que diz respeito ao estudo, à compreensão e à intervenção junto a pessoas em situação de sofrimento; visa o desenvolvimento de pesquisas com a produção de conhecimento, que em Psicologia Clínica se faz sempre indissociado da prática. Dessa forma, são desenvolvidos e orientados os trabalhos e pesquisas no Apoiar, de forma articulada, à prestação de serviços à comunidade, em atendimentos no IPUSP (no CEIP) , nas parcerias com instituições fora da universidade, em atividades de cultura e extensão. São estabelecidos convênios e parcerias com instituições e realizados trabalhos de intervenção e produção de conhecimento. Essas parcerias também se constituem em espaço para o desenvolvimento das atividades de estágio regulares das disciplinas da área da psicopatologia do curso de graduação e outras oferecidas com essa finalidade.

O APOIAR conta com a participação efetiva dos estudantes de pós-graduação, que desenvolvem seus projetos de pesquisa orientados de maneira absolutamente integrada aos objetivos do Laboratório. Esses projetos deram ou darão origem às dissertações de mestrado, às teses de doutorado, e aos trabalhos de pós-doutorado. Importante destacar, ainda, que participam do Apoiar colaboradores, pesquisadores, destacando-se o caráter científico e acadêmico do Laboratório. Todos os membros, estudantes de pós-graduação e profissionais graduados são também componentes do grupo de pesquisa do CNPq, do qual a Profa Leila Tardivo é líder: “Manifestações do Sofrimento Humano: Avaliação, Compreensão e Formas de Intervenção”. Os pesquisadores são selecionados a partir de um estudo do currículo e de uma entrevista, nos quais se esclarece como se dará sua participação, sua adequação aos objetivos do Laboratório, uma vez que a participação tem a finalidade de proporcionar uma efetiva preparação para o ingresso formal na pós-graduação. Todos se encontram sob supervisão da coordenadora e da Professora Helena Rinaldi Rosa, que vem trazendo intensa contribuição.

O Apoiar é vivo e vem desenvolvendo sua tríplice vocação coadunada com a universidade pública: formação, produção de conhecimento e extensão