Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
Linhas de Pesquisa: Autores contemporâneos da filosofia. Reconhecimento e Teoria Crítica da Sociedade.
Comunidades Urbanas Periféricas e Rurais.
Telefone: 55 11-3091-4363 | luisgaleao@usp.br | Lattes

É professor de psicologia social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Comunitária atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica da Sociedade, Movimentos Sociais, Reconhecimento, Atuação do Psicólogo(a) na Comunidade, Políticas Públicas , Diversidade, Intolerância Conflitos e Economia Solidária. É docente no curso de graduação em psicologia e Pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Orientador de dissertações de mestrado, iniciação científica e pré-iniciação cientifica. Participa do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos. É docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Foi professor da Universidade Paulista e professor da Fundação Getulio Vargas – SP. Participou do Observatório de Recursos Públicos em Área de Mananciais, iniciativa da FGV-SP, do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP) e Sociedade Santos Martires. Desenvolve pesquisa sobre autores contemporâneos da filosofia sobre Reconhecimento e Teoria Crítica da Sociedade. Desenvolve também discussões sobre pesquisas empíricas de matriz crítica em comunidades urbanas periféricas e rurais.

4701582 – Diferenças, Construção Social e Constituição Subjetiva
4701784 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia I
4701885 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia II
4702893 – Estágio Supervisionado I
4702994 – Estágio Supervisionado II
4703691 – Ações Comunitárias I
4703792 – Ações Comunitárias II
PST0391 – Liderança e Comportamento Humano
PST1461 – Psicologia Social II
PST2471 – Psicologia Social Comunitária
PST2774 – Prática de Pesquisa em Psicologia Social I
PST2879 – Prática de Pesquisa em Psicologia Social II

HDL5011 – Conflitos Contemporâneos em Perspectiva II
PST5856 – Política, Cultura e Moralidade como Mediadores das Relações entre Sociedade e Indivíduo
PST5859 – Psicologia Social Comunitária: Práxis e Reconhecimento para a Superação da Vulnerabilidade Social e Política
PST5861 – Reconhecimento e Modalidades de Exclusão: Pobreza, Gênero e Racismo

Projetos

Experiências de Turismo de Base Comunitária no Vale do Ribeira: um estudo psicossocial

Pesquisa coletiva, envolvendo mais de 10 professores do IPUSP em atividades de formação científica e pesquisa em três comunidades indígena, caiçara e quilombola na Região do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo. Envolvendo alunos e professores de 3 Etec Peruíbe, Iguapé e Registro. O projeto foi criado em 2010 e levou a criação de termo de parceria entre a Universidade de São Paulo e o Centro Paulo Souza. Cada professor USP desenvolve uma pesquisa sobre um aspecto escpecifico do turismo ou da vida comunitária. Nós pesquisamos a memória e a consciência política das repressões políticas causadas por regime ditatorial e criação de reservas e áreas de proteção ambiental.

Publicações selecionadas

MASSOLA, G. M. ; SVARTMAN, B. ; GALEAO-SILVA, L. G. ; MARTINS, A. ; VIDOTO, D. G. ; Santos, A. O. ; SANTOS, A. O. . Pré-Iniciação Científica e o ensino de Psicologia para adolescentes por meio do projeto Identidade, território e participação . Revista Integración Académica en Psicología, v. 01, p. 51-69, 2013.
GALEAO-SILVA, L. G. ; Gonzalez, L ; ALVES, M. A. . Comunidade e reconhecimento nas relações economicas. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP), v. 15, p. 175, 2012.
REINACH, S. ; GALEAO-SILVA, L. G. . GÊNERO E LIXO COMO ELEMENTOS SIGNIFICATIVOS NA EXPERIÊNCIA DA AUTOGESTÃO. Pensamento & Realidade, v. 26, p. 5, 2011.
BETIOL, M. I. S. ; GALEAO-SILVA, L. G. . Les groupes dans l’enseignement de lagestion. Nouvelle Revue de Psychosociologie, v. 2, p. 131-150, 2006.
GALEAO-SILVA, L. G. ; ALVES, M. A. . A crítica da gestão da Diversidade nas Organizações. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo – Brasil, v. 44, n.3, p. 20-29, 2004.