Nascida na Angola,de pais portugueses, veio com a família para o Brasil com três anos de idade. Seguiu os seus estudos na Universidade de São Paulo, formando-se inicialmente em Pedagogia e, mais tarde, em Psicologia, no ano de 1962. Nesse meio tempo, fez pós-graduação em Ciências Sociais pela Escola Livre de Sociologia e Política.

Suas pesquisas abrangiam o campo da educação, como as efetuadas sobre evasão escolar, o contexto teórico, como as contribuições sobre dissonância cognitiva e a área clínica, como os trabalhos efetuados com o Psicodiagnóstico Rorschach. Com esse método realizou inúmeras investigações, destacando-se aquelas relacionadas com mulheres espancadas e com idosos.

Em 1972, doutorou-se em Psicologia Social, com a pesquisa A criança isolada. Em 1982, como professora do Departamento de Psicologia Social, dez anos após o doutorado, obteve o título de Professor Livre-docente.

Em 2004, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo, outorgando-lhe a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo, reiterando o reconhecimento da comunidade civil pelos expressivos serviços prestados à educação, particularmente na cidade de São Paulo.