Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento e Aprendizagem.
Telefone: 55 11-2648-0194 | belleme@usp.br |Lattes | Google Acadêmico

É professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Obteve o título de mestrado (1984) e doutorado (1990) no programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e livre docente (2006) em Psicologia pela mesma universidade. Pesquisa os seguintes temas:aprendizagem e solução de problemas com ênfase nas interrelações entre cognição, afetividade e cultura.

Processos Cognitivos e Afetivos – Psicologia Cultural/Cognitiva

Meu trabalho de pesquisa tem por objetivo o estudo das inter relações entre cognição e afetividade no funcionamento psicológico, visto como constituído culturalmente. Tenho focalizado o estudo destas relações em um processo conhecido como solução de problemas, pois este tipo de atividade demanda a adaptação de conhecimentos e processos a situações novas, o que favorece inferências acerca da aprendizagem dos mesmos na cultura. Neste sentido, venho estudando um tipo de problema muito favorável ao estudo das relações entre afeto e cognição, os conflitos inter pessoais, que demandam para sua resolução o processamento e coordenação de informações acerca da situação com conhecimentos já adquiridos. A perspectiva de funcionamento mental da Psicologia Cultural/Cognitiva tem fornecido subsídios teóricos para a interpretação de dados, visto que propõe que os processos psicológicos são constituídos culturalmente, por meio da intersubjetividade, afetando assim, o processamento de informações acerca de situações como o conflito interpessoal.

• Psicologia da Aprendizagem
  • Perspectivas de Pesquisa em Psicologia
  • Prática de Pesquisa em Psicologia I e II
  • Trabalho de pesquisa em Psicologia

• A Construção Cognitiva, Moral e Cultural do Si mesmo
  • Afetividade, Cultura e Cognição:questões teóricas e metodológicas
  • Prática Pedagógica
  • Seminário Avançado de Psicologia Cognitiva e Linguagem I
  • Seminário Avançado de Psicologia Cognitiva e Linguagem II
  • Solução de Problemas: aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na Transferência da Aprendizagem

Grupos de Pesquisa

Grupo de Trabalho na Associação Nacional de Pesquisas e Pós- graduação em Psicologia (ANPEPP)
Contextos Sociais de Desenvolvimento:aspectos evolutivos e culturais Grupo de Trabalho no CNPq
1) Contextos Sociais de Desenvolvimento:aspectos evolutivos e culturais (líder)
2) Afetividade e Cognição (vice líder)

Laboratório

Laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem/Laboratório de Psicopedagogia LEDA/LAPP

O Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA) pertence ao Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, Aprendizagem e Personalidade, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (PSA/ IPUSP). Tem como objetivo geral realizar estudos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem em diferentes domínios, a saber: linguagem, moralidade, afetividade, inteligência e conflitos interpessoais. A partir de 2010, unido com o Laboratório de Psicopedagogia (LaPp), expandiu suas atividades para o atendimento à comunidade, sob a forma de cursos e oficinas para adultos e crianças. Os projetos do LEDA-LaPp envolvem professores e alunos do IPUSP (graduação e pós-graduação), professores de outras Universidades (nacionais e internacionais), profissionais de áreas afins e a comunidade em geral.