Lattes

Departamento de Psicologia da Aprendizagem, da Personalidade e do Desenvolvimento

Professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e docente e orientador do Centro Winnicott de São Paulo. É conselheira da Fundação Dorina Nowill para Cegos e presta assessoria e orientação ao serviço de atendimento ao cliente desta Instituição. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicanálise de Winnicott, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e intervenções baseados na teoria do amadurecimento de Winnicott para pessoas com diferenças significativas em relação a maioria da população. É especializada no atendimento à pessoas com Deficiência Visual. Possui livros e artigos relacionados a questão da Deficiência, notadamente a deficiência visual e sobre a teoria e as técnicas winnicottianas.

Atividades de Participação
Desenvolvimento e Amadurecimento saúdavel: as deferentes possibilidades de intervenção a partir dos pressupostos da teoria de desenvolvimento humano de Winnicott

Estudos da deficiência
Estudos trabalhos e pesquisas sobre as questões da deficiencia, utilizando fundamentalmente o conceito winnicottiano de integração psicossomática e ambiente para estabelecer estratégias que visem auxiliar essa população a conquista de um processo pleno de desenvolvimento.

Desenvolvimento e Saúde
Objetivos: Estudos e pesquisas da teoria psicanilitica de DW Winnicott com o objetivo de compreensão, análise, reflexão e descobertas que auxiliem na aplicação da proposta winnicottiana para o atendimento de crianças, jovens e adultos que por diferentes razões apresentam um bloqueio em seus processos de desenvolvimento.