Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Afetividade e Inteligência. Afetividade. Alfabetização. Aprendizagem. Atividade Lúdica. Bilinguismo. Cognição.
Lattes | ResearcherID | Google Acadêmico | Scopus ID: 51663100200 | ORCID: 0000-0002-9802-0864
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Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), Mestrado, Doutorado e Livre-Docência (1984; 1990 e 2007) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pesquisa no exterior na cidade de Lausanne, Suíça, em junho de 2004. Foi professora convidada do Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, Suíça, em 2006 e 2009. Desde 1997 é professora do Instituto de Psicologia da USP e desde 2016 é Professora Titular do Departamento de Psicologia da aprendizagem, do desenvolvimento e da personalidade deste instituto. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, especialmente a partir da perspectiva de Jean Piaget, com ênfase em processos cognitivos e afetivos do desenvolvimento humano, estudando principalmente os seguintes temas: afetividade, inteligência, desenvolvimento em diferentes contextos, transtornos de desenvolvimento. É líder do grupo de pesquisas Afetividade e Cognição e membro dos grupos Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais e Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), cadastrados no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq. É parecerista de diversas revistas cientificas e da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Foi coordenadora de convenio acadêmico internacional entre o Instituto de Psicologia da USP e o Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, Suiça. Foi coordenadora brasileira de cooperação entre o Laboratório de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem e o Laboratoire de Psychopathologie et processus de santé, da Université Paris Decartes, Paris, de 2016 a 06/2018, de acordo com edital AUCANI-USP-SORBONNE CITÉ. É coordenadora do Laboratório de Estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem do Instituto de Psicologia da USP (LEDA), que, dentre suas atividades, realiza seminários de pesquisa com pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras e também oferece atendimento regular a crianças com dificuldades escolares. É membro do GT “Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais”, no âmbito da ANPEPP (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisas em Psicologia). Integra o grupo de pesquisadores do Núcleo Ciência pela Infância, estabelecido em cooperação entre a Universidade de São Paulo, Instituto Insper/São Paulo,  Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Universidade de Harvard, EUA. Foi Vice Presidente da Comissão de Pós Graduação do Instituto de Psicologia da USP, de 2016 a 2018 e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, do IPUSP, de 2014 a 2017. Foi Vice-coordenadora da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional (CCINT), de 2013 a 2015.

Afetividade e Inteligência

Os interesses de pesquisa voltam-se para as relações entre o desenvolvimento afetivo e o desenvolvimento cognitivo da criança, com base especialmente na  teoria de Jean Piaget. Trata-se, portanto, de esclarecer especialmente o papel da afetividade no desenvolvimento psicológico, do ponto de vista piagetiano e buscar aproximações com outras abordagens do desenvolvimento psicológico. Pesquisou este tema por meio dos contos populares que se constituem ainda hoje, literatura atraente para crianças de várias idades, e cuja interpretação oferece elementos para estudo da estruturação afetiva e cognitiva.  Além disso, estuda os jogos na infância como instrumento promotor de tomada de consciência sobre o raciocínio e atitudes frente a aprendizagem. Neste âmbito pesquisou também as relações entre contextos multimídia e concreto, bem como o uso de jogos para crianças com transtornos do desenvolvimento. As relações entre afetividade  e inteligência são importantes sob vários aspectos: 1) permitem o estudo da teoria piagetiana, sob um novo prisma; 2) indicam o trabalho com histórias e com jogos (incluindo os multimídia), como um recurso “técnico” a mais para o psicólogo do desenvolvimento; e 3) podem auxiliar os profissionais de outras áreas, mormente a educacional e da saúde, a ter acesso aos processos psicológicos de suas crianças.

Graduação

PSA3221 – Psicologia do Desenvolvimento I
PSA285 – Psicologia do Desenvolvimento I
PSA187  – Psicologia do Desenvolvimento
PSA2518 – O Des. da Criança na Perspectivas de Vygotsky e Wallon
PSA2412 – Desenvolvimento da Criança: aspectos morais e afetivos
PSA2411 – Prática de Pesquisa em Psicologia I
PSA2515 – Prática de Pesquisa em Psicologia II
4701784 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia I
4701885 – Trabalho de pesquisa em Psicologia II

Pós-Graduação

PSA5836 – Afetividade e Inteligência: a ótica piagetiana
PSA5845 – Afetividade, Cultura e Cognição: questões teóricas e metodológicas
PSA5856 – A construção cognitiva, moral e cultural de “si mesmo”

Laboratório

O LEDA foi criado em 1997, para sediar intercâmbio com a Universidade de Rennes 2 (França), no contexto de cooperação científica. Até 2002, suas atividades se concentraram em seminários de pesquisas dos professores participantes para alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia, sobre temáticas relacionadas aos processos de aprendizagem e  desenvolvimento psicológico. Em 2003, além dessas atividades, o LEDA recebeu os professores Jean Retschitzki e André Petitat, respectivamente das Universidades de Fribourg e Lausanne (Suíça), os quais estabeleceram projetos de cooperação com a professora Maria Thereza C. Coelho de Souza, para apresentação de seminários e participação em eventos e cursos, sobretudo a respeito de dois temas: interpretações de contos de fadas e desenvolvimento infantil. Nos anos de 2006 e 2007, o LEDA dedicou-se ainda à realização de uma pesquisa denominada Valores em Universitários de diferentes cursos da USP, com a colaboração de alunos de graduação para a coleta e análise de dados. Em 2008, a professora Maria Thereza C. Coelho de Souza realizou cooperação com a professora Rosita Hadadd-Zubel, da Universidade de Fribourg (Suíça) sobre jogos em contexto multimídia. Este projeto fez parte do convênio acadêmico estabelecido entre o IPUSP e o Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, aprovado em 2009. Ainda em 2009, o LEDA recebeu para apresentação de seminários de pesquisa os professores Manuel Tostain (Universidade de Caen – França) e Jean Retschitzki , que atuou como coordenador da parte suíça do convênio acadêmico. Além disso, incluiu entre seus integrantes a professora Fraulein Vidigal de Paula, docente do PSA/ IPUSP.

Em 2010, LEDA integrou o LaPp (Laboratório de Psicopedagogia), coordenado pelo professor Lino de Macedo, e passou a contar com a participação da técnica Ana Lúcia Petty. O LEDA continua promovendo atividades de pesquisa entre seus integrantes e colaboradores, docentes e alunos do IP e de outras instituições, bem como professores estrangeiros que empreendem investigações sobre o desenvolvimento e  aprendizagem.

Em 2000 foi firmado o acordo Capes Cofecub entre  o Centre de Recherches em Psychologie, Cognition et Communication da Universidade De Rennes II e o LEDA.

Durante a vigência do convênio foram realizadas pesquisas em colaboração entre os Professores Maria Isabel da Silva Leme e Jean Claude Coulet sobre resolução de problemas; aquisição da linguagem escrita entre Jean Emile Gombert e Maria Regina Maluf, desenvolvimento cognitivo e interpretações de histórias entre Maria Thereza Costa Coelho de Souza e Gaid Le Maner Idrissy  e desenvolvimento moral entre Yves de La Taille e Françoise Barriaud.

No mesmo período duas doutorandas, Fraulein Vidigal de Paula e Sara Panciera  realizaram estágio de doutorado no Centre de Recherches em Psychologie, Cognition et Communication o que lhes conferiu duplo diploma de doutorado. Atualmente Fraulein Vidigal de Paula é docente do IPUSP e Sara Panciera, da UNIFESP.

Atualmente a cooperação entre as duas universidades continua em um convênio de cooperação que possibilita o intercâmbio de estudantes de graduação e pós graduação e parceria de pesquisa entre a Professora Fraulein Vidigal de Paula e as  Professoras  Natalie marec Breton; Emmanuelle Bonjour e Anne Sophie Besse sde duas universidades francesas.

De 2016 a 2018, sediou projeto de cooperação internacional, organizado em quatro eixos temáticos, com a Universidade Paris-5, França, sobre o desenvolvimento de crianças com transtornos do espectro autista (TEA). Além disso, desde 2016 realiza projetos de extensão sobre  jogos e a promoção de atitudes favoráveis ao desenvolvimento e aprendizagem.

Projetos

Andamento
Relações entre aspectos afetivos e cognitivos do desenvolvimento psicológico.

Publicações

  1. SOUZA, M. T. C. C. DE; PETTY, A. L.- Programa de intervenção com jogos: teoria e prática. Revista de Cultura e Extensão da USP, São Paulo, vol 18, p.25-36, nov. 2017.
  2. SOUZA, M.T.C.C.DE; PETTY, A.L.- Communicative development in a game context. Psychology, v. 8, p. 246-257, 2017.
  3. MAZETTO, C. ; DE SOUZA, M.T.C.C.; BERNARD, M. A.; ADRIEN, J.L.; THIEBAUT,E.; NASSIF,M.C.; GROSBOIS,N.N.; SEYNHAEVE,I.; GUTIERREZ, M.L.I.; PARRA,J.O.;DIONNE,C.; ROUSSEAU, M.; STEFANIDOU, K.; AIAD,F.; SAM, N.; BELAL, L.; FEKIH, L.; BLANC,R. BONNET-BRILAHULT, F.; GATTEGNO,M.; KAYE,K.; CONTEJEAN,Y.- L’hetérogeneité du devéloppement cognitive et socio-emotionnel d’enfants atteints du trouble du spectre de l’autisme en lien avec la sévérité des troubles. Neuropsychiatrie de l`enfance et de l`adolescence, v. 64, p.376-382, 2016.
  4. MACEDO,L. DE; PETTY,A.L.;CARVALHO, G.E. DE; SOUZA, M.T.C.C. DE- Intervenção com jogos: estudo sobre o Tangram. Revista Psicologia Escolar Educacional, v. 19, p.13-22, 2015.
  5. FOLQUITTO,C. T.F.;RODRIGUES,C.L.;ABDRADE,E.R.;ROCCA,C.C.; SOUZA, MARIA THEREZA C.C. DE- Considerations about psychological development of children with ADHD (Attention deficit hyperactivity disorder). Psychology Research, v.4, p.168-177, 2014
  6. SOUZA, M.T.C.C. DE; PETTY, A.L.; FOLQUITTO, C.T.F.; GARBARINO, M. I.; MONTEIRO,T.- Does playing games contribute to develop better attitudes? Psychology Research, v. 4, p.301-309, 2014.
  7. MACEDO, L. de; PETTY, A. L.; DE CARVALHO, G. E.; DE SOUZA, M. T. C. C.- O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolos. Psicologia Escolar e Educacional. Volume 18, Número 3, 2014.
  8. PETTY, A. L.; DE SOUZA, M. T. C. Social development in a game context. Psychology, August, No. 5. 1419-1425, 2014.
  9. ROSSETTI,C.B.; SOUZA,M.T.C.C.; ROHIG,F.; GUIMARÃES,Q.; PYLRO,S.C.; BAHIENSE,T.- Desempenho operatório de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade em jogos eletrônicos baseados em provas piagetianas. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), v.31, p.377-386, 2014
  10. PETTY, A. L.; DE SOUZA, M. T. C.C. Executive functions development and playing games. US-China Education Review B, 9, 795-801, 2012.