Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
Linhas de Pesquisa: Psicologia Social, Saúde Coletiva e Política.
Telefone: 55 11-3091-1967 | mpriolicordeiro@usp.br | Lattes

 


Nos últimos anos, tenho me dedicado a pesquisar a diversidade de teorias, métodos e práticas que compõem o campo da Psicologia Social brasileira. Mais especificamente, tenho desenvolvido reflexões sobre as diferentes concepções de sociedade que embasam os estudos psicossociais, sobre as diferentes definições do compromisso social da profissão e sobre formas criativas e inventivas de transformar essa abstrata noção em práticas concretas de intervenção. Esse interesse desembocou no meu atual objeto de investigação: o trabalho de psicólogas(os) sociais no campo das políticas públicas – em especial, no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também me interessam temas como movimentos sociais e inclusão de pessoas com deficiência. Minhas pesquisas têm sido norteadas pela postura construcionista e pela chamada “teoria ator-rede”.

Disciplinas

Psicologia das Relações Humanas II
Psicologia Social e do Trabalho
Introdução à Psicologia
Trabalho e Cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas

Laboratório

Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT) do IPUSP

Projetos

A atuação de psicólogas(os) no SUAS: construindo novas práticas de pesquisa e intervenção
Descrição: Nas últimas décadas, as políticas públicas de assistência social passaram por importantes transformações e se tornaram um importante campo de atuação da Psicologia. Nele, milhares de psicólogas(os) são convocadas(os) a intervir nas relações que as(os) usuárias(os) do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) estabelecem com seus familiares, com sua comunidade, com os serviços públicos presentes em seu território. São convocadas(os) a fortalecer vínculos, criar espaços de convivência, articular redes, produzir sujeitos autônomos. Diante disto, nesta pesquisa, busco discutir o modo como essas(es) profissionais vêm vivenciando a entrada nesse “novo” campo de intervenção. Mais especificamente, busco descrever e analisar discursos de psicólogas(os) que atuam nos serviços da Assistência Social sobre a inserção da Psicologia no SUAS, enfocando o papel dessas(es) profissionais; as dificuldades, conflitos e contradições que permeiam o trabalho na área; bem como modelos de formação que contemplem as especificidades da atuação em políticas sociais.

Publicações selecionadas

CORDEIRO, M. P.; SPINK, M. J. P. A multiplicidade da Psicologia Social brasileira. Athenea Digital, v. 14, p. 289-300, 2014.
SPINK, M. J. P.; BRIGAGAO, J. I. M.; NASCIMENTO, V. L. V.; CORDEIRO, M. P. (Orgs.). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014.
CORDEIRO, M. P. Psicologias Sociais Cientificista e Crítica: um debate que continua. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, p. 716-729, 2013.
CORDEIRO, M. P. Psicologia Social ou Psicologia das Associações: A perspectiva latouriana de sociedade. Psico, v. 41, p. 303-309, 2010.
CORDEIRO, M. P. Nada Sobre Nós Sem Nós: Vida Independente, Militância e Deficiência. São Paulo: Annablume/ Fapesp, 2011.