Departamento de Psicologia Clínica
Linhas de Pesquisa:  Psicanálise, intersubjetividade e configurações vinculares
Telefone: 55 11-3091-1960 | marinaribeiro@usp.br | Lattes
Sala 26 / Bloco F

Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LipSic)

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985); Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Membro Efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (1998). Professora Doutora do IPUSP (2016) da graduação e pós-graduação. Orientadora de Mestrado e Doutorado Interesses de pesquisa na clínica e na teoria psicanalítica (Freud, M.Klein e W. Bion): 1- Investigações em Psicanálise; Psicanálise contemporânea. Expansões e desdobramentos do conceito kleiniano de identificação projetiva, principalmente na obra de W. Bion. Pesquisa sobre a genealogia dos conceitos que foram desenvolvidos a partir da formulação teórica e clínica da identificação projetiva, especificamente o conceito de campo analítico (Baranger, 1962, Ferro, 2000) e o conceito de terceiro analítico de Thomas Ogden (1994). Questões contemporâneas da teoria e da técnica psicanalítica: O campo analítico e suas transformações, as narrativas transformadoras na sala de análise, a implicação psíquica do analista na situação analítica, o campo bipessoal analista-analisando, as interpretações narrativas. 2- Feminilidade e sua transmissão, identidade de gênero, sexualidade feminina, bissexualidade psíquica, relação mães e filhas. Autora dos livros: De mãe em filha. A transmissão da feminilidade (Escuta, 2011); Infertilidade e reprodução assistida. Desejando filhos na família contemporânea (Casa do Psicólogo, 2004). Coautora dos livros: Bion em nove lições. Lendo Transformações (Escuta, 2011); Balint em sete lições (Escuta, 2012) Organizadora e autora do livro Para além da contratransferência: o analista implicado (Zagodoni, 2017). Coautora do livro Por que Klein? Coleção grandes psicanalistas (Zagodoni, 2018).