Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da USP
Av. Prof. Mello Moraes 1721 – Sala 13
05508-030 | Cidade Universitária – São Paulo – SP
Telefones: 55 11-3091-4302/1971  cpgip@usp.br

A Pós-Graduação do IPUSP compreende dois níveis de formação, o Mestrado e o Doutorado, diferenciados pela amplitude e profundidade dos estudos. Seguindo o Estatuto da USP, os Programas de Pós-Graduação em Psicologia constam de um conjunto de atividades programadas, avançadas e individualizadas, acompanhadas por orientador que seja portador, no mínimo, do título de Doutor – essas atividades incluem o ensino e a pesquisa, procurando sempre a integração do conhecimento.

Os  alunos de Mestrado e de Doutorado cursam as mesmas disciplinas. Pelo Regimento de Pós-Graduação da USP, a diferença existente entre os dois níveis caracteriza-se pela conceituação do que é uma dissertação e do que é uma tese:

  • a dissertação de mestrado é o estudo aprofundado de um campo do saber;
  • a tese de doutorado consiste no trabalho de investigação que represente contribuição original ao estado da arte do tema tratado  –  doutorado visa ao desenvolvimento do indivíduo tanto como pesquisador quanto como formador de futuros pesquisadores.

Mestrado

O curso de Mestrado tem por objetivo iniciar a formação de seus alunos nas atividades de pesquisa e docência em Psicologia. No IPUSP, é um curso de natureza estritamente acadêmico e gratuito – há a possibilidade de obtenção de bolsas de estudo através das agências que financiam a pós-graduação: CAPES, CNPq e FAPESP.

O curso tem a duração de 27 (vinte e sete) meses e as disciplinas são oferecidas semestralmente, no período diurno (das 8h às 12h ou das 14h às 18h) e não há aulas aos sábados. Para conclusão dos créditos, o aluno precisa obter no mínimo 32 (trinta e dois) créditos em disciplinas cursadas, até a data do depósito da dissertação. É possível aproveitar créditos de disciplinas de outros programas stricto sensu reconhecidos pela CAPES.

  •  50% dos créditos devem ser obtidos em disciplinas oferecidos pelo Programa no qual o aluno estiver matriculado.

Mestrado Profissional

Segundo a Capes, mestrado profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos.

Doutorado

O curso de Doutorado tem por objetivo aprofundar a formação de alunos nas atividades de pesquisa. É um curso de natureza estritamente acadêmico e gratuito. É possível a obtenção de bolsas de estudo por meio das agências que financiam a pós-graduação: CAPES, CNPq e FAPESP. O curso tem a duração de 43 meses e as disciplinas são oferecidas semestralmente, no período diurno (das 8h às 12h ou das 14h às 18h) e não há aulas aos sábados. Para conclusão dos créditos, o aluno precisa obter no mínimo 48 créditos em disciplinas cursadas, até a data do depósito da tese – é possível aproveitar créditos de disciplinas de outros programas stricto sensu reconhecidos pela CAPES.

  • 50% dos créditos devem ser obtidos em disciplinas oferecidos em disciplinas oferecidas pelo Programa no qual o aluno estiver matriculado.

No curso de Doutorado, em alguns programas,  juntamente com o depósito da tese, exige-se a comprovação de submissão de um artigo em co-autoria com o orientador, em revista nacional e/ou internacional arbitrada (verifique o regulamento específico do programa).

Mestrado e doutorado interisnstitucional (Minter e Dinter)

Mestrado e doutorado interisnstitucional (Minter/Dinter) são programas da CAPES que visam a formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento socioeconômico-cultural, científico-tecnológico e de inovação. Os projetos Minter e Dinter têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação avaliados com nota igual ou superior a 5 e reconhecidos pelo CNE/MEC para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros/regiões mais consolidados de ensino e pesquisa.

A Portaria Capes nº 45/2016 regulamenta a apresentação de projetos Minter e Dinter. A submissão de projetos deverá observar o prazo fixado no calendário anual da Diretoria de Avaliação, bem como os requisitos e critérios a serem publicados em edital específico, no Portal da Capes.