06 jan 2020

Erika Gouveia explicou algumas consequências já conhecidas do vício em games, mas também ressaltou possíveis bons usos para essas novas tecnologias

.Confira a entrevista feita pela   download do áudio

.
O número de pessoas que jogam videogames cresce ano a ano e o mercado de games está em constante expansão. Dados da Pesquisa Game Brasil (PGB) mostram que dois terços dos brasileiros jogam games eletrônicos, na sua maioria, jovens de 25 a 34 anos. O problema é que estudos recentes apontam problemas de saúde, principalmente mentais, em usuários que jogam com frequência.

Foto: Pedro Bolle/USP Imagens

O vício em games vem se tornando cada vez mais frequente e, em 2018, a Organização Mundial da Saúde passou a reconhecê-lo como um distúrbio mental. Erika Gouveia, doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, explicou alguns dos efeitos negativos que a utilização excessiva dos videogames pode causar para a saúde das pessoas.

Ainda que os games tenham diversos efeitos negativos para os usuários que jogam com frequência, Erika explicou um lado desconhecido dos videogames: a utilização em tratamentos médicos, ressaltando que a tecnologia veio para nos ajudar, e usar essas tecnologias de formas criativas pode ser extremamente benéfico.

Por , para a Rádio USP | 6/1/2020