A trajetória do teólogo que criou a Psicologia da Libertação na América Central

O jesuíta espanhol Ignácio Martín-Baró, assassinado em El Salvador em 1989, trouxe grande contribuição para o estudo da violência na América Latina e é tema de grupo de estudos no Instituto de Psicologia da USP

No Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Martín-Baró é tema de um grupo de pesquisa que funciona há quatro anos, sob coordenação da diretora do IP, Marilene Proença.

A guerra civil em El Salvador, o menor dos países centro-americanos, terminou oficialmente em 1992, com o Acordo de Esquipulas. Mas, deixou um imenso rastro de sangue. Estimativas falam em mais de 50 mil mortos em duas décadas de conflito. E foi a partir desse cenário de violência que o jesuíta espanhol Ignácio Martín-Baró criou uma nova forma de praticar a psicologia. A brutal desigualdade o levou a conhecer as comunidades pobres e a entender que um processo terapêutico só faria sentido se considerasse as condições específicas de cada indivíduo em seu meio social. Foi assim que ele criou a Psicologia da Libertação, que se tornou uma referência teórica no continente latino-americano.

Na edição de 16 de março do Brasil Latino, ela e os professores Ignácio Dobles (Universidade da Costa Rica), Fernando Lacerda (Universidade Federal de Goiás), José Fernando Andrade Costa (Universidade Estadual de Feira de Santana) falaram da obra de Ignácio Martín-Baró e de sua influência na psicologia latino-americana.

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em formato de podcast em todos os agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Soundcloud. Para falar com o Brasil Latino acesse nossa página no Facebook ou escr eva para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!

Jornal da USP, 20/3/2020

Originalmente disponível em: URL Curta: jornal.usp.br/?p=308212

Marco Piva – Apresentador
Alexandre Vega – Produtor