20 set 2019

Às vésperas dos 80 anos da morte de Freud, completados no próximo dia 23 (segunda), investigamos qual é o seu lugar na contemporaneidade e a forte relação que Minas Gerais e Belo Horizonte têm com a psicanálise. Embora questionado por muitos – inclusive pela revista norte-americana ‘Time’, que nos anos 1990 chegou dar uma capa com a pergunta ‘Freud está morto?’ -, o criador da cura pela fala parece ainda ser bastante relevante, ainda mais em tempos de diálogo tão travado.

Belo Horizonte e Minas Gerais parecem ter especial identificação com  a psicanálise, o que é notável, entre outros fatores, por experiências reconhecidas nacional e internacionalmente no campo da saúde mental.

Neste episódio, conversamos com o psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP Christian Dunker, e com Francisco Paes Barreto, psicanalista, Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Ouça!

Por Jessica Almeida e João Renato Faria