São Paulo – Ao analisar a situação atual do Brasil frente à crise imposta pelo coronavírus, o professor e psicanalista da USP Christian Dunker afirma que a excepcionalidade da situação nos coloca para pensar sobre qual é a regra que nos preside. “Estamos em uma situação de confinamento e é muito importante respeitar esse confinamento, mas do ponto de vista subjetivo cada qual vai interpretar essa situação segundo suas próprias formas de funcionamento e de leitura do mundo”.

O psicanalista afirma que alguns, por mais que saibam que isso é uma recomendação fundamental, seguida globalmente, vão por outro lado e se deparam com sentimentos e afetos que entendem que esta situação é uma contrariedade ou uma espécie de castigo, “algo que tem outro sentido que não aquele que é o sentido sanitário compartilhado perante a crise”.

“A gente aprende desde pequeno que o isolamento é uma situação aparentada à punição. A retirada do convívio é uma das formas de punição mais instituídas entre nós. Há uma confrontação aí com o nosso medo da doença e com nossas angústias”, afirmou em entrevista ao jornalista Marco Piva, de O Planeta Azul.

Mas segundo o psicanalista os valores intrínsecos a esse modo refratário de ver o mundo devem passar um por uma revisão ao longo da crise e por um questionamento, como é o caso das relações de produção que produzem a pauperização do trabalho e a financeirização da economia que promove a extrema concentração de riqueza.

“A gente percebe os precarizados que estão sem proteção social nenhuma e agora estão relegados a essa situação de pauperização”, avalia.

A crise do coronavírus, segundo o professor da USP, poderá ensejar questionamentos sobre o sistema capitalista e a possibilidade de seu reordenamento. “Há novas formas de troca social e econômica que podem ser imediatamente implantadas. Há um reposicionamento óbvio, massivo, do papel do Estado. Tornou-se ridículo neste momento dizer vamos reduzir o Estado. E onde estão os que defendem isso? Eu sugiro que esses sejam os primeiros a renunciar às suas máscaras, como também os primeiros a renunciar ao sistema de saúde e a empreender o processo empresarial de combate ao vírus. Isso dá uma ideia de quanto ilusionados nós estávamos”.

Ele comenta que com a crise há iniciativas florescentes, pois trata-se de um momento de criação, de repactuação em que podemos ter uma mudança nas regras e nas relações, como por exemplo no que se refere à ocupação imobiliária ou à ocupação do território. “Isso está afetando pessoas que vão morrer, porque estão em lugares muito pequenos. E por outro lado existem imóveis fechados nas grandes metrópoles, que são produtos da especulação. Isso está errado”, afirma.

Segundo Christian Dunker todo o rol de questões que envolvem a sociedade, como salários, aluguéis, contas públicas e a dificuldade daqueles que não tem nenhum salário vai fazer com que a sociedade olhe para pauperização que estava sendo produzida e sinta agora a necessidade de haver um repactuamento.

Sobre a política e o papel que vem sendo desempenhado pela oposição frente ao governo atual, que tem se manifestado contra o processo de isolamento social, o professor diz que a oposição está indo bem no plano estratégico e mal no sentido político, ao mesmo tempo. “A oposição está dando corda para que o governo se enforque e está com isso diminuindo a consistência do lugar de oposição. Isso está dando razoável sucesso. Quando a esquerda se retira de cena, a gente consegue ver o que é o bolsonarismo, entregue a ele mesmo, na sua própria entropia, em sua própria devastação, na explicitação de seu discurso perigoso e segregativo”.

Nesse plano, ele comenta que o que não está legal é que o campo progressista não está conseguindo articular uma plataforma do que precisa fazer, o que precisamos neste momento. “Por muito menos a Dilma saiu do governo. É hora de Bolsonaro pedir a conta e ir embora. É preciso pensar como vamos fazer para tirar essa pessoa da presidência. Isso se tornou óbvio e uma questão nacional”. Para ele, o discurso vazio e a convocação das milícias, entre outras características do discurso de Bolsonaro, tornaram-se um sintoma secundário de seu antigoverno.

Veja o vídeo em que o professor do IPUSP Christian Dunker fala sobre como reorganizar a sua rotina doméstica durante a quarentena e quais os efeitos dessa situação sobre a população e a vida de cada um de nós.

.

 

 

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26
Cidade Universitária - São Paulo, SP

Noticias Relacionadas