20 mar 2019

O volume 6 traz 727 sinais que abrangem o jeito de ser da pessoa, os hábitos do dia a dia, o convívio em família e na sociedade, os aspectos financeiros e a vida profissional

Acaba de ser publicado o sexto volume da “Enciclopédia da Língua de Sinais”, de Fernando Capovilla e Walkiria Duarte.

Dando continuidade à publicação da Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira, este sexto volume dedica-se aos sinais relacionados ao tema Pessoas, trazendo sinais que abrangem as áreas de relações interpessoais, jeito de ser, vida em família, vida em sociedade, vida financeira, e vida profissional. Os sinais estão distribuídos em categorias como origens, vida em sociedade, vida em família, aspectos financeiros, o jeito de ser, hábitos do dia a dia, profissões e profissionais, alfabeto e números, além de outros sinais relacionados a esta temática. Os verbetes trazem a soletração digital, uma ilustração precisa da forma do sinal, os verbetes do Português e do Inglês, a escrita visual direta do sinal em SignWriting, a abrangência geográfica daquele sinal, a classificação gramatical dos verbetes em Português, a definição do significado representado pelo sinal e pelos verbetes do Português e do Inglês, exemplos de uso e a descrição detalhada e sistemática da forma.

Contém os sinais de: pessoas da família, profissões, fases da vida, papeis interpessoais na sociedade, nacionalidades. Vida em sociedade, entes sociais e entidades sociais, cidadania, direitos, deveres, vida em família, núcleo familiar, estados civis, gênero e sexualidade, fases da vida, vida financeira e profissional em família, jeito de ser e de agir, aspectos e traços físicos, fatores biológicos e anatômicos e fisiológicos, fatores emocionais e comportamentais tanto positivos quanto negativos, vida amorosa e sexual, hábitos do dia a dia no lar e na escola e no trabalho, hábitos em relação à alimentação e ao descanso e ao lazer e ao trabalho e ao estudo, cuidados do corpo e saúde física e mental, profissões e cargos e funções, vínculos profissionais formais e informais, vida profissional na área de administração e da saúde e do esporte e do direito, e das engenharias, e da construção civil, e da educação, e dos transportes rodoviários e aéreos e fluviais e marítimos, e da tecnologia de informação e informática, e do comércio, e da agricultura e pecuária, e da confecção, e da moda e beleza, e da prestação de serviços, e de segurança, e de comunicação, e de finanças, e da alimentação, e do serviço social, e da área militar, cargos e chefias, cargos políticos e atividade política, dentre outros.

Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira Vol. 7: Relações Humanas, Objetos Pessoais, Documentos e Vestuário

O sétimo volume da Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira apresenta 651 sinais pertinentes aos temas das relações humanas, incluindo aquelas realizadas por meio de redes sociais e troca de mensagens, dos objetos pessoais e utilizados nas relações de trabalho, dos documentos e do vestuário apropriado a diversas situações, alfabeto e números. É um instrumento importante para as pessoas com deficiências auditivas, porque facilita sua integração na comunidade à qual pertencem, como profissionais e consumidores de bens e serviços, como membros produtivos e engajados na sociedade. Também é uma ferramenta fundamental para os educadores, na medida em que auxilia a comunicação e promove a integração dessa parcela da população. Ao final do volume é apresentado o conteúdo semântico, um índice semântico e alfabético, além da legislação sobre Libras.