28 ago 2020

Os autores Daniel Kupermann, Karin de Paula, Cynthia Peiter, Paula Peron, Ricardo Hirata e Claudia Mascarenhas falam sobre seus respectivos capítulos publicados no livro “Atendimento Psicanalítico da Depressão”, da Série Prática Clínica (Zagodoni, 2020), apresentando sucintamente sua abordagem e manejo da clínica de casos de depressão e os desdobramentos por caminhos possíveis de atendimento.

Numa abordagem clínica, este volume da Série Prática Clínica apresenta casos sobre depressão atendidos pelos autores, de forma a propiciar ao leitor uma oportunidade de acompanhar os dispositivos e as estratégias empregados. Esta obra temática sobre os casos que envolvem situações de depressão, privilegia o trabalho transformador da clínica ao descrever os desdobramentos do profissional para lidar com as questões do paciente, com o manejo da relação estabelecida e a busca por caminhos possíveis de atendimento.

Apresentação à Série Prática Clínica (Isabel Cristina Gomes)

Apresentação à Obra (Daniel Kupermann / Karin de Paula)

1. O que Pode uma Psicanálise Diante da Depressão? (Karin de Paula)

2. Sobre a Depressão e minha Aposta em um Interminável Desejo de Saber (Paula Peron)

3. Um Sorriso Amarelo: A Sombra da Mãe Morta e os Impasses nos Processos de Identificação Primários (Karla Patricia Holanda Martins / Ana Laura Ribeiro Azevedo / Daniel Kupermann)

4. Depressões e Narcisismos (Cynthia Peiter)

5. Depressão e Infância (Claudia Mascarenhas Fernandes)

6. Depressão e Gozo: Um Estudo de Caso Clínico (Lélia M. Reis)

7. A Dramaturgia como Recurso na Clínica da Depressão Borderline (Ricardo A. Hirata)

8. A Menina das Letras, a Depressão e as Chagas (Jacqueline Sacon / Elisa Maria de Ulhôa Cintra)

Sobre os organizadores

DANIEL KUPERMANN é professor doutor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o psiA – Laboratório de pesquisas e intervenções em psicanálise; bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; psicanalista e autor de vários artigos publicados em revistas especializadas nacionais e estrangeiras, bem como dos livros Transferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituiçõesOusar rir: humor, criação e psicanálisePresença sensível: cuidado e criação na clínica psicanalítica e Estilos do cuidado. É coordenador da Coleção Grandes Psicanalistas.

KARIN DE PAULA é psicanalista. Doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Membro fundadora do “Um Lugar – Psicanálise e Transmissão”. Autora dos livros: “$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro numa Psicanálise” e “Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça – Sobre o Percurso de uma Psicanálise”, entre vários outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e em Curso de Formação em Psicanálise.

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26