22 mar 2019

Estudo quer entender como as pessoas participam das atividades que ocorrem nos lugares onde moram e como se sentem em relação a eles

O InCiDir, Laboratório de Estudos sobre Intersubjetividade, Crítica Social e Direitos Humanos do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia (IP) da USP, está conduzindo uma pesquisa no campo da psicologia socioambiental. Com coordenação do professor Gustavo Martineli Massola, a pesquisa falará da relação entre os afetos pelo lugar de moradia e a participação política e comunitária.

Os interessados devem preencher o questionário disponível neste link por meio de computadores, tablets ou celulares. A duração estimada para preenchimento é de 20 minutos. O fomulário traz uma série de perguntas sobre as atividades desempenhadas no lugar onde se mora e sobre os sentimentos em relação a esse lugar.

É importante ressaltar que a participação de voluntários engloba moradores das diversas cidades do Estado de São Paulo. Não será feita qualquer menção a nomes das pessoas, locais ou episódios que possam servir para identificar o participante, quando houver a finalização e divulgação da pesquisa.

O participante não terá nenhuma despesa ou qualquer remuneração por participar do estudo, além de ser livre sua retirada da pesquisa a qualquer momento.

O estudo é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp). As informações relativas à aprovação pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos estão localizadas na primeira página do questionário.

Mais informações: e-mail gustavomassola@usp.br

IP Comunica | Serviço de apoio institucional