Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Cidade Universitária, São Paulo – SP, 05508-030
Telefones: 55 11-3091-4173/4910/4911 | iamsafra@usp.br / antunez@usp.br

1. Histórico e Objetivos Gerais

A criação do Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon busca agregar pesquisas que visam repensar a clínica, reposicionando-a a partir da compreensão da Pessoa Humana, por meio de seu ethos, abordado a partir de seu vértice ontológico. Essa vertente inclui o diálogo interdisciplinar entre a Clínica com a Filosofia contempor nea, privilegiando aqueles autores que se debruçaram sobre a questão da pessoalidade do ser humano e sua fragmentação a partir da modernidade. O termo “pessoa” é posicionado apara contemplar o ser humano em sua dignidade, que como ser de ação constitui sentidos, funda mundos, encontrando sua atualização na relação com o outro, em meio à vida comunitária. A pessoa humana demanda ser abordada em sua complexidade, sem ser reduzida a coisa ou a um conceito, de modo que seu gesto possa emergir em meio à vida privada e pública como ação pessoal e política. Esta perspectiva torna-se fundamental na abordagem da situação clínica na atualidade, quando a condição humana é posta em questão por meio da hipertrofia do horizonte tecnológico que ameaça a dignidade e a existência humana.

As investigações realizadas pelo Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon abordam a clínica a partir das contribuições de Donald Winnicott em diálogo com alguns autores da Fenomenologia (Edmund Husserl, Edith Stein, Michel Henry, Eugène Minkowski, Emmanuel Levinas, entre outros) e com autores da Filosofia e Literatura Russa e Grega (Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, Pavel Florensky, Mikail Bakhtin, Christos Yannaras entre outros).

Esse diálogo vem sendo realizado ao longo dos anos pelos coordenadores do Laboratório. Como resultado desse processo de investigação o Professor Gilberto Safra apresentou o resultado de suas pesquisas por meio de uma trilogia de livros, que buscou fundamentar a clínica na perspectiva do acolhimento e posicionamento do ethos da Pessoa Humana: A face estética do Self, A po-ética na clínica contempor nea e a hermenêutica na situação clínica. O Professor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez vem também desenvolvendo pesquisas nessa direção e apresentou como resultado de seu trabalho a tese de livre docência intitulada Contribuições fenomenológicas aos atendimentos clínicos: humanologia. Ambas as contribuições aportam a pessoa humana, contemplando a complexidade de seu ethos.

O Professor Gilberto Safra possui graduação, Mestrado, Doutorado e Livre Docência em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Sociedade Internacional Vladimir Solovyov e do Instituto de Antropologia Sinérgica, situado em Moscou e coordenado por Sergey Horujy. Coordena o convênio com a Chicago School for Professional Psychology. Chefe do Departamento de Psicologia Clínica.

O Professor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista; Especialização em Psicologia da Saúde pela Escola Paulista de Medicina; Mestrado em saúde mental e Doutorado em ciências da saúde pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale e Société Internationale Michel Henry. Ex-Coordenador da Clínica Psicológica Durval Marcondes – IPUSP e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica. Coordenador de um convênio internacional como representante da USP: com o Instituto Universitário – Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA.

2. Objetivo

O Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon tem por objetivo constituir campo de investigações clínicas e promover pesquisas e estudos interdisciplinares com a Filosofia Contempor nea em especial com a Fenomenologia e a Filosofia e a Literatura Russa e Grega que articulem experiências e vivências clínicas da pessoa humana, considerada em seu ethos.

2.1 Objetivos específicos:
Fomentar pesquisas interdisciplinares no mbito acadêmico através das atividades dos docentes e pesquisadores e com a organização de seminários e congressos nacionais e internacionais.
Aprofundar a figura e o pensamento de filósofos contempor neos em diálogo com a fenomenologia, literatura, filosofia e suas contribuição com o trabalho de pesquisadores e de clínicos. Promover estudos sobre os pensadores contempor neos em colaboração com universidades públicas e privadas nacionais e internacionais e com outras instituições acadêmicas e associações interessadas nos estudos da Pessoa Humana.
Estimular o diálogo entre os vários níveis de produção de conhecimento: pesquisas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, e as pesquisas dos pesquisadores docentes.

Promover pesquisas na Clínica Psicológica Durval Marcondes e Hospital Universitário que possam ser discutidas pelos membros do laboratório.