O Instituto de Psicologia da USP oferece atividades de Ensino em níveis de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão. As atividades didático-científicas são desenvolvidas em quatro Departamentos: Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA); Psicologia Clínica (PSC); Psicologia Experimental (PSE) e Psicologia Social e do Trabalho (PST); no Centro-Escola do Instituto de Psicologia (CEIP); na Biblioteca Dante Moreira Leite e em Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Conta também com rede de informática, Centro Acadêmico Yara Iavelberg, três Auditórios, a Casa das Culturas Indígenas e o Museu de Psicologia do Instituto de Psicologia. Está instalado em sete prédios nos quais estão localizadas salas de aula, salas de docentes, laboratórios de ensino e de pesquisa, serviços de atendimento e serviços administrativos.

O Instituto de Psicologia da USP conta com 80 docentes e 129 servidores técnico-administrativos, 400 estudantes de Graduação e 561 de Pós-Graduação. Os cursos de Pós-Graduação oferecidos são Mestrados e Doutorados stricto sensu, em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano; Psicologia Clínica Neurociências e Comportamento, Psicologia Social e Psicologia Experimental. Há uma política de incentivo a bolsas de mestrado e doutorado, doutorado-sanduíche, mobilidade estudantil na Graduação e Pós-Graduação, apoiada pelas agências de fomento, Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – AUCANI.

A Unidade recebe professores e estudantes estrangeiros para desenvolverem disciplinas e atividades de pesquisa conjunta, promovendo incentivo a convênios, intercâmbios e parcerias nacionais e internacionais. São realizadas atividades de Extensão por meio de cursos de extensão, estágios, atividades de difusão cultural e eventos, seminários abertos ao público interessado nas diferentes áreas da Psicologia e na relação com políticas públicas nas áreas de Educação, Saúde, Assistência, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça. A biblioteca do Instituto de Psicologia é a maior biblioteca da América Latina no que concerne à área de Psicologia, inserida em bases de dados nacionais e internacionais. Conta com um robusto acervo de publicações, formado por mais de 30.000 volumes de livros, 6.500 testes e 900 títulos de periódicos, entre outros materiais.