Desenvolvimento Humano e Avaliação Psicológica

Docentes: Audrey Setton Lopes de Souza, Eda M. Custódio, Iraí Cristina B. Alves e Walquiria F. Duarte.

Ementa: Para o estudo do desenvolvimento humano em seus diversos aspectos (intelectual, emocional, psicomotor etc.) é importante que o psicólogo disponha de formas de avaliação, que conjuntamente com as teorias de desenvolvimento, fornecerão parâmetros que nortearão este estudo. Abrange estudos sobre as várias técnicas e procedimentos de avaliação psicológica. Inclui a utilização de instrumentos de exame psicológico com o objetivo de proceder a uma análise diagnóstica reflexiva, compreensiva e interventiva nas várias áreas do desenvolvimento humano. São ainda realizadas pesquisas de elaboração de novas técnicas bem como adaptação, revisão e aperfeiçoamento das já existentes, com estudos de fidedignidade, validação e aferição.

Projetos em andamento:

  1. Avaliação Psicológica: o desenho como forma de aproximação da personalidade e do desenvolvimento – Audrey de Souza
  2. Características do Desenho da Figura Humana em Adultos com diversos níveis de escolaridade – Irai Alves
  3. Avaliação Psicológica e suas relações com as mudanças teórico-práticas no desempenho profissional: história e evolução – Eda M. Custódio
  4. Estratégias Diagnósticas e Propostas Preventivas – Eda
  5. Estudo normativo do teste de Bender segundo a adaptação Koppitz – Irai
  6. Percepções sobre as habilidades de leitura e escrita: o que uma amostra de escolares de seis a oito anos sabe sobre ler e escrever – Walquiria

Desenvolvimento e Aprendizagem

Docentes: José Fernando B. Lomônaco, Lino de Macedo, Maria Isabel da Silva Leme, Maria Thereza Costa Coelho de Souza e Yves de La Taille.

Ementa: Estudos de aspectos teóricos e empíricos dos processos ou mecanismos de Aprendizagem e desenvolvimento psicológico humano. Os campos investigados são: desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral, processos cognitivos, aprendizagem da linguagem escrita, jogos e brinquedo.

Projetos em andamento:

  1. Solução de problemas: aspectos cognitivos e afetivos envolvidos na transferência da aprendizagem – Maria Isabel Leme
  2. Conceitos: desenvolvimento e mudança – José Fernando Lomônaco
  3. Relações entre aspectos afetivos e cognitivos do desenvolvimento psicológico – Maria Thereza
  4. Lugar dos jogos nos processos de desenvolvimento e aprendizagem escolar – Lino de Macedo
  5. Aquisição do conhecimento morfológico derivacional no ensino fundamental: relações com o desenvolvimento metalingüístico e a alfabetização – Fraulein de Paula
  6. Relações entre plano ético e plano moral – Yves Taille

Instituições Educacionais e formação do indivíduo

Docentes: Iray Carone, José Leon Crochik, Maria Helena S. Patto, Maria Luisa S. Schmidt, Marlene Guirado, Paulo Albertini, Ronilda Ribeiro, Paulo Cesar Endo e Pedro Fernando da Silva.

Ementa: Estudo da constituição do indivíduo mediada por instituições educacionais como a família, a escola e os meios de comunicação. Engloba pesquisas sobre a formação da consciência, modos de subjetivação, determinações ideológicas e memória institucional.

Projetos em andamento:

  1. Estudos transdisciplinares da herança africana – Ronilda Ribeiro
  2. O método da descrição fisiognômica nos estudos sobre a música no rádio de Theodor W. Adorno e o impacto da indústria cultural da música popular na formação do indivíduo – Iray Carone
  3. A questão do sujeito na pesquisa em psicologia – Marlene Guirado
  4. Pesquisa participante e comunidades interpretativas: experimentos de construção de conhecimento compartilhado – Maria Luisa
  5. Psicanálise e formas contemporâneas do excessivo – Paulo Endo
  6. Psicanálise e teoria política e social contemporâneas – Paulo Endo
  7. Teoria Crítica da Sociedade e Formação do Indivíduo – José Leon
  8. Wilhelm Reich: bases teóricas e formulações para a área educacional – Paulo Albertini
  9. Violência e formação no mundo administrado: mediações da constituição do indivíduo – Pedro Fernando da Silva

Psicologia Escolar/Educacional

Docentes: Edda Bomtempo, José Fernando B. Lomônaco, Lino de Macedo, Maria Helena S. Patto, Marilene Proença Rebello de Souza, Marie Claire Sekkel, Lineu Norio Kohatsu

Ementa: Estudos psicossociais da relação professor/aluno. Análise da estrutura e da dinâmica dos processos que constituem a vida de instituições educacionais nas suas dimensões relacional, institucional e cultural. Abrange pesquisas referentes a aspectos da história das mentalidades no âmbito educacional e a temas relacionados à proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Projetos em andamento

  1. A formação do psicólogo escolar e as Diretrizes Curriculares em Psicologia: concepções teóricas, bases metodológicas e atuação profissional – Marilene Proença
  2. Concepções e práticas de professores efetivos de Psicologia do ensino médio do Estado de São Paulo – Lineu Norio Kohatsu
  3. Desenvolvimento Humano, Escolarização da Criança e do Adolescente e processos institucionais: contribuições da Psicologia – Marilene Proença
  4. Estado, Ciência e Política na Primeira República: o lugar da Psicologia – Maria Helena Patto
  5. Estudos sobre ambientes inclusivos – Marie Claire Sekkel
  6. Metodologia IRDI – uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise – Maria Cristina Machado Kupfer
  7. O direito de brincar: aprendizagem e desenvolvimento infantis – Edda Bomtempo
  8. Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica – Marilene Proença
  9. Programas Especiais de Formação de Professores, Educação à distância e escolarização: pesquisa sobre novos modelos de formação em serviço – Marilene Proença.

Desenvolvimento Humano e Saúde

Docentes: Ana Maria Loffredo, Audrey Setton L. de Souza, Eda M. Custódio, Henriette T. P. Morato, Laura Villares de Freitas, Maria Cristina M. Kupfer, Maria Júlia Kovács, Maria Lúcia T. M. Amiralian, Maria Luisa S. Schmidt, Walquiria Fonseca Duarte, Rogério Lerner

Ementa: Estudo dos processos de desenvolvimento focalizando a intersubjetividade, a afetividade e a linguagem em suas relações com a saúde. Abarca as esferas da formação de profissionais de saúde, das relações entre profissionais e pacientes, das formas de intervenção psicológica em instituições de saúde e assistenciais.

  1. A importância das 1ªs. relações na constituição do psiquismo: precursoras do simbolismo e da capacidade de pensar – Audrey de Souza
  2. A Psicologia de Jung em Contextos Diversos – Laura V. de Freitas
  3. Aprendizagem Significativa na Formação de Profissionais de Saúde e Educação – Henriete Morato
  4. Figuras da sublimação na metapsicologia freudiana – Ana Maria Loffredo
  5. Tratar e educar crianças com Distúrbios Globais de Desenvolvimento: estado da arte na França e no Brasil – Maria Cristina
  6. Investigação em Psicanálise – Ana Loffredo
  7.  Memória, representação e angústia na metapsicologia freudiana II – Ana M. Loffredo
  8. Políticas públicas de saúde na cidade de São Paulo: propostas e práticas – Maria Luisa
  9. Transtornos do espectro de autismo: detecção de sinais iniciais e intervenção – Rogério Lerner
  10. Winnicot  na educação – Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian
  11. Os Educadores, A Questão Da Morte E Propostas De Inclusão Do Tema Nas Instituições Educacionais – Maria Julia Kovács
  12. Famílias na Contemporaneidade – Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian