Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade

Dedicou-se à vida acadêmica, sempre na USP, onde realizou o curso de pós-graduação (1968/1969). Doutorou-se em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, em 1973, defendendo a tese Um Estudo da Percepção de Condições Psicoterápicas em Grupos de Aconselhamento Psicológico.
Seu primeiro contato com Aconselhamento Psicológico foi durante a graduação, com o Prof. Oswaldo de Barros Santos. Provocada, desde então, pela visão de ser humano no atendimento psicológico – por meio da Psicologia Humanista e da Abordagem Centrada na Pessoa, recém introduzida no Brasil -, criou com o Prof. Barros Santos, em 1969, o Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP), que coincide com o período inicial do reconhecimento da profissão de psicólogo no Brasil, no delicado momento político em que o país atravessava, em função do regime militar.

Contratada como docente do Departamento de Psicologia Educacional da FFCL da USP em 1968, passou a integrar o Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP, criado em 1970. Neste período, desenvolveu trabalhos com superdotados e, a partir de 1974, dedicou-se especialmente ao atendimento psicoterápico do idoso, tornando-se membro do Grupo de Planejamento e Coordenação do Centro de Gerontologia do Instituto Sedes Sapientiae. Em 1975, participou de uma experiência em vivência comunitária, pelo Center for Studies of the Person nos Estados Unidos, onde conheceu Carl Rogers. A partir de então, o contato entre eles intensificou-se, com realização de workshops no Brasil e no mundo. Como incansável pesquisadora, tornou-se uma das responsáveis pelo desenvolvimento da ACP no Brasil. Em 1973, publicou Psicologia dos Superdotados, de sua participação efetiva com Rogers, surgiu A Pessoa como Centro, em 1977 e, em 1987, Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa, com vários colaboradores do SAP-IPUSP, além da publicação de alguns artigos, como o aqui apresentado.

Referências:

Rogers, C. R., & Rosenberg, R. L. (1977). A pessoa como centro. São Paulo: E.P.U.

Rosenberg, R. L. (1973). Um estudo da percepção de condições psicoterápicas em grupos de aconselhamento psicológico. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Rosenberg, R. L. (1973). Psicologia dos superdotados: identificação, aconselhamento, orientação. São Paulo: José Olympio.

Rosenberg, R. L. (Org.). (1987). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo: E.P.U.