Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento Humano e Saúde
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Rogerio Lerner graduou-se em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo IPUSP em 1995. No Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP, terminou o mestrado em 1999 e o doutorado em 2004. Em 2005, ingressou em concurso como professor nesta instituição e, desde 2006, é orientador no mesmo. Concluiu o Pós-Doutorado pela Universidade Pierre et Marie Curie - Paris 6 - em 2009. Desde 2011, quando obteve o título de Livre-Docente em Psicologia, é Professor Associado do IPUSP e Fellow do College of Research Training Programme University College London/International Psychoanalytical Association. Tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Participa regularmente de eventos científicos no Brasil e no exterior. Sua atuação se dá área de Psicologia do Desenvolvimento e constituição psíquica. Coordena ou é membro de diversos convênios nacionais e internacionais de pesquisa e intercâmbio acadêmico, com destaque para o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental. É líder do grupo de pesquisa do CNPq intitulado "Transtornos do espectro de autismo: detecção de sinais iniciais e intervenção", tendo sob sua responsabilidade verbas de pesquisa oriundas de órgãos de financiamento nacionais e internacionais. É também membro do Sub-Comitê de Pesquisa Geral da Associação Psicanalítica Internacional e do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (INSPER/FMCSV).

Disciplinas

Graduação

PSA2518 - O desenvolvimento da criança nas perspectivas de Vygotski e Wallon

Pós-Graduação

PSA5875 - A formação do individuo na obra Sigmund Freud: estudo epistemológico da articulação entre intersubjetividade e bases orgânicas no desenvolvimento afetivo
Transtornos do espectro de autismo: contribuições da Psicanálise para uma abordagem interdisciplinar

Extensão

Formação de profissionais de Centros de Atenção Psicossocial Infantil para detecção de sinais de risco de problemas de desenvolvimento em irmãos de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro de autismo;

Formação de profissionais de atenção primaria para detecção de riscos de transtorno do desenvolvimento com indicadores clínicos de risco para desenvolvimento infantil.

Grupos de Pesquisa

Membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental; líder do grupo de pesquisa do CNPq intitulado "Transtornos do espectro de autismo: detecção de sinais iniciais e intervenção".

Projetos

2012 - Atual

Pesquisa sobre determinações institucionais de produção acadêmica de orientandos
Descrição: Os Programas de Pós-Graduação (PPG) em Psicologia e áreas afins (Educação, por exemplo) têm as mais diversas posições quanto ao engajamento de orientandos na publicação de artigos, livros e capítulos. A presente pesquisa pretende fazer um levantamento desta diversidade e discutir algumas de suas consequências para a produção acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rogerio Lerner - Coordenador.

2012 - Atual

Pesquisa sobre avaliação de livros pelos critérios Qualis da área de Psicologia
Descrição: Objetiva-se verificar o grau de conhecimento dos critérios Qualis para a avaliação de livros da área de Psicologia por pesquisadores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rogerio Lerner - Coordenador.

2011 - Atual

Early interventions with babies showing signs of risk for development: a metapsychological study on associations between the building of psychic apparatus and developmental features
Descrição: In 2011, a research granted by FAPESP has established a psychoanalytic theory-based training of nurses working in basic health units and agents of the Family Health Program to detect the risk for autism spectrum disorders with Clinical Indicators of Risk for Child Development. It is being held in partnership with the Department of Pediatrics and Ambulatory of Autism of School of Medicine of University of São Paulo, with the Department of Pediatrics of Federal University of São Paulo, Psychosocial Attention Centers of the cities of Sao Paulo and Guarulhos and the Centro Assistencial Cruz de Malta.  
The children considered at risk will undergo a psychoanalytic oriented early intervention treatment with the purpose of discussing the association between developmental impairments that affect intersubjective features and difficulties in the building of the psychic apparatus. Once developmental impairments are detected, the affection of intersubjective features could be overcome in order to lessen its impact on the building of the psychic apparatus. Granted by International Psychoanalytical Association with U$4250,00 (project # 1740613).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rogerio Lerner - Coordenador.
Financiador(es): International Psychoanalytical Association - Auxílio financeiro.

2011 - Atual

Detecção precoce de riscos para transtornos do espectro de autismo com Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil e intervenção precoce: capacitação de enfermeiros para o trabalho em unidades básicas de saúde.
Descrição: Em pesquisa realizada no período entre 1999 e 2008, com financiamento do Ministério da Saúde, do CNPq e da FAPESP (projeto temático número 2003/09687), foi desenvolvido um instrumento (IRDI) composto por 31 Indicadores Clínicos de risco para o Desenvolvimento Infantil observáveis nos primeiros 18 meses de vida da criança. O IRDI foi empregado por pediatras em consultas nas unidades básicas e/ou centros de saúde, a fim de para detectar precocemente transtornos psíquicos do desenvolvimento infantil. O estudo utilizou um desenho de corte transversal seguido por estudo longitudinal numa amostra de 674 crianças atendidas na clínica pediátrica nas unidades e/ou centros de saúde em nove cidades brasileiras (totalizando 11 centros). Após três anos de seguimento, as crianças foram avaliadas para identificação de transtornos psicológicos ou psiquiátricos e verificadas as associações com os IRDI, que teve significativa capacidade de predição de riscos de transtornos do desenvolvimento infantil. No momento, está em curso a adaptação do IRDI para a detecção de riscos de transtornos do espectro de autismo. Com a pesquisa ora proposta, busca-se sistematizar a qualificação de enfermeiros de unidades básicas de saúde para a detecção, nas consultas de rotina em tais unidades, de riscos para transtornos do espectro de autismo com o IRDI e constituir dispositivos de intervenção nos casos detectados, a fim de que sejam acompanhados no âmbito da atenção primária. Almeja-se, ainda, o estabelecimento da confiabilidade e sensibilidade para detecção de risco para tais transtornos. Financiado pela FAPESP com R$77.296,00, processo 2011/51013-0.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2) .
Integrantes: tocchio, a. b. - Integrante / bronzatto, e. m. - Integrante / Rogerio Lerner - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 2.

2009 - 2013

Early detection of risks for autistic spectrum disorders with clinical indicators of risks for infantile development and early intervention: capacitating nurses to work in primary care units.
Descrição: Em pesquisa realizada no período entre 1999 e 2008, com financiamento do Ministério da Saúde, do CNPq e da FAPESP (projeto temático número 2003/09687), foi desenvolvido um instrumento (IRDI) composto por 31 Indicadores Clínicos de risco para o Desenvolvimento Infantil observáveis nos primeiros 18 meses de vida da criança. O IRDI foi empregado por pediatras em consultas nas unidades básicas e/ou centros de saúde, a fim de para detectar precocemente transtornos psíquicos do desenvolvimento infantil. O estudo utilizou um desenho de corte transversal seguido por estudo longitudinal numa amostra de 674 crianças atendidas na clínica pediátrica nas unidades e/ou centros de saúde em nove cidades brasileiras (totalizando 11 centros). Após três anos de seguimento, as crianças foram avaliadas para identificação de transtornos psicológicos ou psiquiátricos e verificadas as associações com os IRDI, que teve significativa capacidade de predição de riscos de transtornos do desenvolvimento infantil. No momento, está em curso a adaptação do IRDI para a detecção de riscos de transtornos do espectro de autismo. Com a pesquisa ora proposta, busca-se sistematizar a qualificação de enfermeiros de unidades básicas de saúde para a detecção, nas consultas de rotina em tais unidades, de riscos para transtornos do espectro de autismo com o IRDI e constituir dispositivos de intervenção nos casos detectados, a fim de que sejam acompanhados no âmbito da atenção primária. Almeja-se, ainda, o estabelecimento da confiabilidade e sensibilidade para detecção de risco para tais transtornos. Granted by FAPESP, process # 2008/09871-6, with R$ 82.570,00.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (3) / Doutorado (1) .
Integrantes: Maria Cristina Machado Kupfer - Integrante / Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi - Integrante / alexandre Archanjo ferraro - Integrante / Rosa Resegue - Integrante / Rogerio Lerner - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

2007 - Atual

Investigação da influência de fatores do desenvolvimento na qualidade de vida e na condição sintomática de crianças previamente avaliadas com os Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil e a Avaliação Psicanalítica aos 3 anos.
Descrição: A pesquisa "Leitura da constituição e da psicopatologia do laço social por meio de indicadores clínicos", aprovada na FAPESP como projeto temático n. 2003/09687-7, iniciou-se em 2004 buscando validar a leitura da constituição e da psicopatologia do laço social por meio de indicadores clínicos a partir da contribuição dos campos da Psicologia, da Pediatria, da Psiquiatria, da Educação e da Fonoaudiologia. Investiga o uso de indicadores clínicos de risco capazes de: 1) detectar já nos primeiros dezoito meses de vida a interrupção do estabelecimento do laço da criança com o agente materno, 2) permitir o acompanhamento do tratamento de crianças e adolescentes nos quais os transtornos advindos daquela interrupção precoce já tenham sido instalados. Justifica-se o uso de indicadores clínicos a partir da constatação de que a instalação da subjetividade pode ser verificada a partir dos efeitos indiretos que essa instalação determina no desenvolvimento. As atividades referentes ao projeto temático dividiram-se em dois sub-projetos: Sub-projeto 1: Pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil. Foram desenvolvidos Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil - IRDI - observáveis nos primeiros dezoito meses de vida da criança. Verificou-se que esses IRDIs podem ser empregados por pediatras e outros profissionais de saúde da atenção básica em consultas nas unidades básicas e/ou centros de saúde, sendo úteis para detectar precocemente transtornos psíquicos do desenvolvimento infantil. Utilizou-se um desenho de corte transversal seguido por estudo longitudinal numa amostra de crianças atendidas na clínica pediátrica nas unidades e/ou centros de saúde em nove cidades brasileiras, totalizando 11 centros. Após três anos de seguimento, as crianças foram avaliadas para identificação de transtornos psicológicos ou psiquiátricos e verificadas as associações com os IRDIs. Sub-projeto 2: Verificação dos efeitos do tratamento psicana.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2) .
Integrantes: Rogerio Lerner - Coordenador.

2006 - 2008

Estudo de operações cognitivas e aspectos psíquicos do autismo
Descrição: Esta pesquisa propõe o estudo da articulação entre alguns comprometimentos psíquicos e cognitivos presentes em duas crianças diagnosticadas como autistas. Os comprometimentos psíquicos serão investigados por meio de estudo psicanalítico de caso clínico; os comprometimentos cognitivos serão investigados por meio do software Mission Cognition , sendo utilizados dois dos jogos que envolvem operações mentais cujos desempenhos são registrados analiticamente conforme o usuário realiza as provas propostas. Este grupo de pesquisadores tem por objetivo a escrita de artigos científicos para divulgar os resultados obtidos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (1) / Mestrado profissionalizante (1) .
Integrantes: Maria Cristina Machado Kupfer - Integrante / Maria Thereza Costa Coelho de Souza - Integrante / Rosita Haddad-Zubel - Integrante / Ana Beatriz Valério Coutinho - Integrante / Elizabeth Flory - Integrante / Rogerio Lerner - Coordenador.

2005 - Atual

DESENVOLVIMENTO E SUAS BASES NEUROFISIOLÓGICAS: debates entre as concepções de Freud e Vygotsky, descobertas neurocientíficas contemporâneas e o discurso de profissionais envolvidos com a queixa escolar.
Descrição: Os objetivos da presente pesquisa são: 1. Estabelecer um debate entre as suposições de Lev Vygotsky (e colaboradores) e Sigmund Freud acerca das bases neurofisiológicas do desenvolvimento; 2. estabelecer um debate entre as concepções de Vygotsky e Freud acerca das bases neurofisiológicas do desenvolvimento e as descobertas atuais das neurociências; 3. proceder a um estudo institucional de um atendimento decorrente de uma queixa escolar, investigando o sentido que assumem as idéias sobre desenvolvimento e suas bases orgânicas na rede de relações de poder instituídas. Promover um debate entre o material produzido pelo que se descreveu no item 2 e o material produzido pelo estudo institucional de atendimento; 4. utilizar o material produzido pelo que se descreveu no item 2 a fim de contribuir para a pesquisa "Leitura da constituição e da psicopatologia do laço social por meio de indicadores clínicos: uma abordagem multidisciplinar atravessadas pela psicanálise", inscrita na FAPESP sob o número 03/09687-7.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (4) / Especialização (0) / Mestrado acadêmico (2) / Mestrado profissionalizante (0) / Doutorado (0) .
Integrantes: Rogerio Lerner - Coordenador.

Publicações

Publicações

1. RODRIGUES, I. B. ; MOREIRA, L. E. V. ; LERNER, R. . Análise Institucional do Discurso de professores de alunos diagnosticados como autistas em inclusão escolar. Psicologia: Teoria e Prática (Impresso), v. 14, p. 70-83, 2012.
2. Sampaio, P.S. ; LEME, M. I. S. ; LERNER, R. . Contributions from neurophysiology and psychology to the understanding of social learning. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 24, p. 773-180, 2011.
3. KUPFER, Maria Cristina Machado ; JERUSALINSKY, Alfredo Nestor ; BERNARDINO, Leda Maria Fischer ; WANDERLEI, Daniele de Brito ; ROCHA, Paulina Schmidtbauer Barbosa ; MOLINA, S. ; SALES, Léa Maria Martins ; STELLIN, Regina Maria Ramos ; PESARO, Maria Eugênia ; LERNER, R. Predictive value of clinical risk indicators in child development: final results of a study based on psychoanalytic theory. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 13, p. 31-52, 2010.
4. Araujo, G.X. ; LERNER, R. . Discussão da noção de intersubjetividade à luz das contribuições da psicanálise. Reverso (Belo Horizonte. Impresso), v. 60, p. 35-42, 2010.
5. LAZNIK, M. C. ; LERNER, R. . Présentation d un bébé positif aux signes de risque de la recherche PREAUT à l âge de 4 mois. Cahiers du PREAUT, v. 6, p. 7-17, 2010.
6. KUPFER, Maria Cristina Machado ; JERUSALINSKY, Alfredo Nestor; BERNARDINO, Leda Maria Fischer ; WANDERLEY, Daniele de Brito ; ROCHA, Paulina Schmidtbauer Barbosa ; SALES, Léa Maria Martins ; STELLIN, Regina Maria Ramos ; PESARO, Maria Eugênia ; LERNER, R. . Predictive value of risk signals for the child development: a psychoanalytical study. Latin American Journal of Fundamental Psychopathology online, v. 6, p. 48-68, 2009.
7. LERNER, R. . Notas sobre o texto referente às afasias de Sigumd Freud. Língua Portuguesa, v. 6, p. 12-13, 2009.
8. LERNER, R. . Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação. Estilos da Clínica (USP), v. 22, p. 68-79, 2007.
9. LERNER, R. . Matriz discursiva da contra-transferência: discussão ética acerca do acompanhamento terapêutico e de instituições de saúde mental. Psyche (São Paulo), v. 14, p. 25-32, 2006.
10. LERNER, R. . A dimensão da enunciação no discurso da mãe acerca da criança psicótica. Estilos da Clínica (USP), São Paulo, v. VII, n. 13, p. 116-121, 2003.
11. LERNER, R. . Capacitação de profissionais para o trabalho com crianças e adolescentes na escola terapêutica. Revista Graphein, São Paulo, v. 2, n. II, p. 25-32, 2000.
12. LERNER, R. . Dossiê: Medicina e Psicanálise. [Editorial]. Estilos da Clínica (USP), São Paulo, v. 2, n. 3, p. 4-5, 1997.
13. LERNER, R. . Escolarização de crianças portadoras de distúrbios globais do desenvolvimento: dados e reflexões a respeito dos aspectos envolvidos.. Estilos da Clínica (USP), São Paulo, v. 2, n. 2, p. 62-71, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições

1. LERNER, R. (Org.) ; KUPFER, Maria Cristina Machado (Org.). Psicanálise com crianças: clínica e pesquisa. 1. ed. São Paulo: FAPESP/Escuta, 2008. v. 1. 240 p.
2. GUIRADO, Marlene (Org.) ; LERNER, R. (Org.) . Psicologia, Pesquisa e Clínica: por uma Análise Institucional do Discurso. 1a.. ed. São Paulo: FAPESP/Annablume, 2007. v. 1. 268 p.
3. LERNER, R. . A psicanálise no discurso de agentes de sáude mental. 1. ed. São Paulo: FAPESP/Casa do Psicólogo, 2006. v. 1. 103 p.

Capítulos de livros publicados

1. LERNER, R. ; CULLERE-CRESPIN, G. ; KUPFER, Maria Cristina Machado. Formação de pediatras para detecção de riscos de transtornos de desenvolvimento: da especialização à abertura para a constituição subjetiva da criança.. In: Sandra Francesca Conte de Almeida; Maria Cristina Kupfer. (Org.). A psicanálise e o trabalho com a criança sujeito. Rio de Janeiro: WAK, 2011, v. , p. 71-81.
2. LERNER, R. ; cassel, r. ; cohen, d. ; Muratori, F. ; Apicella, F. Aplicação de indicadores clínicos de risco para desenvolvimento infantil - IRDI a videos caseiros de crianças diagnosticadas como autistas. In: Laznik, M.C.; Cohen, D.. (Org.). O bebê e seus intérpretes: clínica e pesquisa. 1 ed. São Paulo: Instituto Langage, 2011, v. 1, p. 179-186.
3. Pinto, Fernanda de Sousa e Castro Noya ; LERNER, R. ; Bellotti, A.P. . Querelle de Brest. In: Maria Cristina Machado Kupfer; Fernanda de Souza e Castro Noya Pinto. (Org.). Lugar de Vida, 20 anos depois. São Paulo: FAPESP; Escuta, 2010, v. , p. 47-64.
4. LERNER, R. . Considerações sobre as bases psicanalíticas do Lugar de Vida. In: Maria Cristina Kupfer; Fernanda de Souza e Castro Noya Pinto.. (Org.). Lugar de Vida, 20 anos depois. São Paulo: FAPESP; Escuta, 2010, v. , p. 183-192.
5. LERNER, R. . Contribuições para o debate sobre a viabilidade de trabalhar como pesquisador em uma instituição na qual se é membro da equipe de atendimento e aspectos éticos envolvidos. In: Iara Coelho Zito Guerriero; Maria Luisa Sandoval Schmidt; Fabio Zicker. (Org.). Ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais na saúde. 1 ed. São Paulo: HUCITEC/UNICEF, 2008, v. , p. 223-236.
6. LERNER, R. . Apresentação do livro Psicanálise com crianças. In: Rogério Lerner e Maria Cristina Machado Kupfer. (Org.). Psicanálise com crianças: clínica e pesquisa. 1 ed. São Paulo: FAPESP/Escuta, 2008, v. 1, p. 6-12.
7. LERNER, R. . Relato de casos na clínica psicanalítica e em pesquisas:considerações quanto às condições discursivas. In: Rogerio Lerner e Maria Cristina Kupfer. (Org.). Psicanálise com crianças: clínica e pesquisa. 1 ed. São Paulo: FAPESP/Escuta, 2008, v. 1, p. 173-178.
8. KUPFER, Maria Cristina Machado ; BERNARDINO, Leda Maria Fischer ; JERUSALINSKY, Alfredo Nestor ; ROCHA, Paulina Schmidtbauer Barbosa ; LERNER, R. ; PESARO, Maria Eugênia . A pesquisa IRDI: resultados finais. In: Rogerio Lerner e Maria Cristina Machado Kupfer. (Org.). Psicanálise com crianças: clínica e pesquisa. 1 ed. São Paulo: FAPESP/Escuta, 2008, v. 1, p. 221-230.
9. LERNER, R. . Insuficiências da psicanálise no discurso de agente de saúde mental. In: Marlene Guirado; Rogério Lerner. (Org.). Psicologia, Pesquisa e Clínica: por uma análise institucional do discurso. São Paulo: FAPESP/Annablume, 2007, v. , p. 37-55.
10. LERNER, R. . A psicanálise na escola. In: Lino de Macedo; Bernadete Amendola de Assis. (Org.). Psicanálise e Pedagogia. 1a. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, v. , p. 85-96.