Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Cidade Universitária – São Paulo, SP
Telefone: 55 11-3091-4178  ipcomunica@usp.br

O IP Comunica/Serviço de Apoio Institucional é responsável por estruturar as atividades de comunicação no Instituto de Psicologia (IP Comunica) de modo que a sociedade conheça, participe e usufrua das ofertas de ensino, pesquisa e serviços da unidade. Tal perspectiva condiz com o compromisso de a universidade incluir a população e a mídia no debate de temas de ciência, tecnologia e inovação. Além disso, visa estabelecer o contato entre os docentes, alunos e funcionários do Instituto de Psicologia da USP e o público externo, para divulgar as atividades geradas dentro da unidade.

Dentre suas atribuições estão a difusão de informações para os meios de comunicação e comunidade em geral, o serviço de assessoria de imprensa e a atualização da homepage e fan page no Facebook do IPUSP. Além disso, o IP Comunica realiza cobertura fotográfica e produção de matérias sobre defesas de teses e dissertações, seminários, palestras, semanas acadêmicas, encontros, trabalhos de pesquisa, de extensão e demais eventos acadêmicos.

A equipe do IP Comunica/Serviço de Apoio Institucional é responsável pela implantação do Portal de Divulgação Científica. Coordenado por Islaine Maciel, o projeto de implantação do Portal conta com o apoio das estudantes de Letras Carla Sasse e Mariana Navarro, contratadas pelo Programa de Estágios pagos pela USP, da Pró-Reitoria de Graduação.

Desde 2013, estagiários da área do jornalismo, letras e produção audiovisual, vem colaborando com a produção de conteúdo de difusão acadêmica do IPUSP.

Composição atual

Sofia Mendes
Tatiana Iwata
Victor Augusto de Souza

O IP Comunica é responsável pela atualização dos seguintes itens do portal do IP:

• Portal de Divulgação Científica
  • IP na Mídia
  • Eventos e defesas
  • Comunidade IPUSP
  • Colaboraram Conosco
  • Galeria de fotos

E-mail institucional: ipcomunica@usp.br

O  ipcomunica@usp.br é um canal de comunicação do IP entre funcionários, estudantes e docentes do IPUSP e a sociedade. Por este e-mail, são difundidas as informações acadêmicas, administrativas, sociais e culturais que acontecem na USP à comunidade interna e externa.

• Informações acadêmicas: inscrições para monitoria, prazos para inscrições de Programa de Iniciação Científica, bolsas de estudos e de pesquisa, Semana de Psicologia, palestras, encontros, conferências, workshops, congressos etc.
  • Informações administrativas: eleições para representantes em comissões, comunicados do Departamento de Recursos Humanos da Reitoria, informações da Prefeitura do Campus etc.
  • Informações sociais e culturais promovidos pela USP: campanhas de doação de sangue, campanhas ambientais do IP e da USP, ciclos de cinemas do CINUSP, atividades do CEPEUSP, programação da OSUSP, dos teatros da USP etc.

Facebook: www.facebook.com/IPUSP

Lançado em 14 de março de 2014, o perfil do IPUSP no Facebook visa multiplicar informações de interesse da unidade e monitorar a internet para localizar menções à instituição, seus alunos e professores. Entre as mídias sociais, o Facebook tem se mostrado a ferramenta de maior alcance.

Cobertura de Eventos

O IP Comunica é responsável por fazer a reportagem e cobertura fotográfica dos eventos que ocorrem no IP, transformando-os em matérias jornalísticas para a comunidade e a todos que acessam o site. Todas as notícias são publicadas no site do IPUSP e da revista pisco.usp e no Facebook do IPUSP. A galeria de fotos do IPUSP estão disponíveis no Facebook do IPUSP.

Portal de Divulgação Científica psico.usp

O Portal de Divulgação Científica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) centraliza em um só canal todo conteúdo  acadêmico e de pesquisas produzido internamente para ser difundido ao público geral.

A intenção é democratizar o acesso à informação científica em psicologia, promovendo maior conhecimento da área pela população em geral. Portanto, o público-alvo do Portal de Divulgação Científica do IPUSP é formado por aqueles que se interessam pelas questões da psicologia, não estando eles necessariamente ligados à área ou ao universo acadêmico.

Nesta plataforma online, todas as matérias e notas, vídeos e podcasts são distribuídos em editorias, são elas:

Sociedade;

Educação;

Bio;

Saúde;

Arte e Cultura.

Além disso, para  abarcar outros segmentos do IPUSP (como atividades de formação, serviços oferecidos à so­ciedade, personalidades e opiniões da comunidade IPUSP, etc.), o Portal traz ainda cinco seções:

Mural do IP: informa sobre novidades acadêmico-administrativas no IPUSP;

Perfil: conta a trajetória de uma personalidade da comunidade IPUSP (professor,  pesquisador ou funcionário);

Commentor: coluna na qual um docente escreve sobre assunto de sua escolha, ligado à Psicologia;

Lançamentos: apresenta obras publicadas por membros da comunidade IPUSP;

Psico-HQ: espaço dedicado à participação de escritores, ilustradores e cartunistas que queiram contribuir com charges e histórias;

Todo o conteúdo é desenvolvido com base em pesquisas finalizadas do IPUSP, sejam de iniciação científica, dissertações de mestrado, teses de doutorado, sejam projetos de pós-doutorado e trabalhos de livre-docência. A divulgação é integrada com os canais online do IPUSP: e-mail, site, Youtube e Facebook.

Com a união de esforços e colaboração que a equipe IP Comunica apresenta este novo canal de comunicação. Convidamos a todos a conhecerem o IPUSP por meio do Portal de Divulgação Científica. Sejam bem-vindos!

Coordenadora