.. .

Departamento de Psicologia Clínica
Linhas de Pesquisa: Práticas Clínicas: Fundamentos, Procedimentos e Interlocuções.
Telefone: 55 11-3091-1947 | sbmeyer@usp.brLattes


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), mestrado em Applied Behavior Analysis - Western Michigan University (1980), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988) e livre-docência em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental, análise do comportamento, pesquisa de processo em psicoterapia e delineamento experimental de caso único na pesquisa clínica.

Nome do Projeto

Análises Comportamentais de Sessões de Psicoterapia: Comparação de métodos de coleta e categorização de dados.

Objetivo

Desenvolver e avaliar métodos de coleta e análise de dados de sessões de psicoterapia que identifiquem os efeitos que os comportamentos de um membro da díade terapeuta-cliente produz sobre o outro (ou que permitam a identificação de outras variáveis de controle) e que permitam comparações entre estudos, de forma a promover generalidade dos resultados obtidos.

Metodologia

Sessões de psicoterapia são gravadas após consentimento informado dos participantes e com este material, sistemas de categorização são criados e utilizados. A partir dos dados já sistematizados em torno das categorias são realizados diferentes ensaios de análise dos dados, incluindo análises de freqüência e de seqüência de categorias, bem como diferentes modalidades de análise seqüencial.

Os diferentes métodos de análise e coleta de dados podem variar em dimensões como:

1. Material analisado: algumas sessões ou terapia inteira.
2. Delineamento de pesquisa: descritivo ou experimental.
3. Pesquisador e terapeuta: a mesma pessoa ou pessoas diferentes.
4. Categorias: pré-definidas ou pós-definidas.

Disciplinas

Extensão

Docente no Curso de Especialização “Terapia Comportamental e Cognitiva: teoria e aplicação” do Departamento de Psicologia Experimental.

Laboratórios

Laboratório de Terapia Comportamental

Tem por objetivo propiciar condições para o desenvolvimento de pesquisas de professores e alunos (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado), envolvendo princípios comportamentais básicos subjacentes à atividade clínica. Busca fornecer subsídios aos projetos de investigação científica comunitária e preventiva. Produziu pesquisas relacionadas à enurese e à análise de sessões de terapia comportamental. Para a realização de tais pesquisas dispõe de três salas com circuito integrado de vídeo e televisão convergindo numa sala imagens de duas salas de atendimento (infantil e adulto). O circuito integrado conta com um no-break, dois aparelhos de DVD, dois de vídeo-cassete, três monitores de televisão, duas câmeras filmadoras digitais de vídeo fixas e duas manuais e um vídeo-printer. Conta com o software The Observer para categorização de sessões filmadas, computador de mesa e impressora.

Projetos

Análise de Contingências na Prática Clínica: Orientar.
Análises Comportamentais de Sessões de Psicoterapia: Comparação de métodos de coleta e categorização de dados.
Delineamento experimental de caso único em pesquisas de processo de terapias analítico-comportamentais.

Publicações Selecionadas

ZAMIGNANI, Denis Roberto; MEYER, S. B. Comportamentos verbais do terapeuta no sistema multidimensional para a categorização de comportamentos na interação terapêutica (SiMCCIT). Perspectivas em Análise do Comportamento , v. 2, p. 25-45, 2011.
MEYER, S. B.; Oshiro, C.; DONADONE, Juliana Cristina; Mayer, R. C. F.; STARLING, R. R. Subsídios da obra Comportamento Verbal de B. F. Skinner para a terapia analítico-comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva , v. 10, p. 105-118, 2008.
MEYER, S. B.; Oshiro, C. Terapias Psicológicas para Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline. In: Tamara Melnik; Álvaro Nagib Atallah. (Org.). Psicologia Baseada em Evidências. 1 ed. São Paulo: Santos, 2011, v. 1, p. 233-250.
MEYER, S. B.; PRETTE, Giovana Del; ZAMIGNANI, Denis Roberto; BANACO, Roberto Alves; NENO, S.; TOURINHO, Emmanuel Zagury. Análise do Comportamento e Terapia Analítico-Comportamental. In: Emmanuel Zagury Tourinho; Sergio Vasconcelos de Luna. (Org.). Análise do Comportamento. Investigações Históricas, Conceituais e Aplicadas. 1 ed. São Paulo: Roca, 2010, v. 1, p. 153-174.
MEYER, S. B. Metodologia de Pesquisa da Psicoterapia em Clínicas-Escola. In: Edwiges Ferreira de Mattos Silvares. (Org.). Atendimento Psicológico em Clínicas-Escola. Campinas: Editora Alínea, 2006, v. 1, p. 23-41.
MEYER, S. B. Regras e auto-regras no laboratório e na clínica. In: Josele Abreu-Rodrigues; Michela Rodrigues Ribeiro. (Org.). Análise do comportamento: pesquisa, teoria e aplicação. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, v. 1, p. 211-227.