Departamento de Psicologia Experimental

Foi professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo de 31/03/1958 a 07/02/1980. Em 1956 graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, sendo em seguida contratado como assistente da cadeira de Psicologia. Em 1960 realizou estudos pós-graduados em Psicologia Experimental na Graduate School of Kansas (EUA). Um ano depois voltou ao Brasil, retomando seu cargo de assistente da Cadeira de Psicologia, incumbido de ministrar a disciplina Psicologia Comparativa e Animal. Doutorou-se em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, com a tese Explorações no mundo psicológico das formigas (1980), sob a orientação da professora doutora Annita de Castilho e Marcondes Cabral. Introduziu a Psicologia animal e a Etologia no Brasil, através da criação do primeiro Laboratório de Psicologia Comparada do IPUSP e do seu trabalho de pesquisa e ensino. Formou muitos pesquisadores que atuam hoje nas áreas de Etologia e Psicobiologia em diversos centros de pesquisa do país.