Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
Linhas de Pesquisa: Processos Psicossociais Básicos: as relações indivíduo/grupo. Psicologia Social de Fenômenos Histórico-Culturais Específicos. Psicologia da Religião. Psicologia Anomalística.
Telefones: 55 11-3091-4184/4363 | w.z@usp.br | Lattes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1986), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Psicologia Social pela USP (2006) com estágio na Division of Personality Studies – University of Virginia. É Professor Doutor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP, com dedicação exclusiva à docência e à pesquisa, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação, orientando pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. É Vice-Coordenador do Laboratório de Psicologia Social da Religião e Coordenador do INTER PSI – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, ambos ligados ao Depto. de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atua como membro da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. É membro do Grupo de Trabalho “Diversidade Epistemológica Não-hegemônica em Psicologia, Laicidade e Diálogo com Saberes Tradicionais (DIVERPSI)”, alocado no Núcleo de Métodos e Práticas Psicológicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Ciências da Religião, com ênfase em Psicologia Social da Religião, atuando principalmente nas seguintes áreas: psicologia social, psicologia da religião, psicologia anomalística, hipnose e estados alterados de consciência e Filosofia da Mente.

Processos Psicossociais Básicos: as relações indivíduo/grupo

Interessam-me os processos psicossociais básicos que concorrem na construção e validação social de experiências interpretadas como anômalas, paranormais ou religiosas, cujos estudos têm sido realizados pelo Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, que coordeno. Dentre esses processos, tenho particular interesse pela construção da identidade, das crenças, da expectativa, da validação subjetiva e do auto-engano, processos em que entram em jogo fatores individuais (como personalidade) e sociais (com a pertença). Ainda nessa linha, ocupa-me a investigação das relações das experiência alegadamente anômalas com saúde mental, notadamente a reflexão e a pesquisa concernentes ao diagnóstico diferencial entre tais experiências e transtornos mentais.

Disciplinas

Graduação

Introdução à Psicologia da Religião (Faculdade de Psicologia da USP)
Introdução à Psicologia Anomalística: A Perspectiva Psicossocial (Faculdade de Psicologia da USP)
Hipnose e Estados Alterados de Consciência: Aspectos Psicossociais e Culturais (Faculdade de Psicologia da USP)
Introdução à Psicologia (Faculdade de Administração e Economia da USP)

Pós-Graduação

Experiências Anômalas: Introdução Crítica à Psicologia Anomalística e suas Relações com a Psicologia Social (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social IP-USP)
Experiências Anômalas II: Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais Básicos (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social IP-USP)
Psicologia Social da Religião (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social IP-USP)
Introdução à Psicologia Social da Religião II: Questões Epistemológicas e Metodológicas (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social IP-USP)
Hipnose, Estados Alterados de Consciência e Cultura (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social IP-USP)
O Estudo Psicológico das Experiências Anômalas (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social IP-USP), responsável juntamente com a Profa. Dra. Nancy L. Zingrone.

Laboratórios

Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais (INTER PSI)

O objetivo geral do Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais é realizar estudos e pesquisas interdisciplinares no ponto de intersecção entre a Psicologia Social e a Psicologia Anomalística, ou seja a avaliação psicossocial de experiências humanas alegadamente anômalas.

Pesquisas em andamento:

Wellington Zangari. Transliminaridade, experiências e crenças religiosas e paranormais e qualidade de vida entre religiosos e não-religiosos: um estudo longitudinal.
Fábio Eduardo da Silva. O Hipotético Efeito Pressentimento e sua Possível Ação na Tomada de Decisão Humana. (Doutorado em Curso, Psicologia Social – IPUSP)
Leonardo Breno Martins. “O Céu Está Caindo: Dinâmicas Psicológicas Pós-Modernas entre o Sobrenatural e o Tecnológico. Início: 2012. (Doutorado em Curso, Psicologia Social – IPUSP)
Camila Mendonça Torres. Experiências Anômalas e Atribuição de Causalidade no Protestantismo Clássico Brasileiro. Início: 2012. (Doutorado em Curso, Psicologia Social – IPUSP)
Alessandro Hideki Shimabucuro. Crenças e Experiências Anômalas segundo a visão de docentes-pesquisadores universitários de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas: uma investigação psicossocial. (Doutorado em Curso, Psicologia Social – IPUSP)
Everton de Oliveira Maraldi. Dissociação, crença e identidade: uma perspectiva psicossocial. (Doutorado em Curso, Psicologia Social – IPUSP; Agência Financiadora: FAPESP)
Livea Pires Martins de Oliveira. A Representação da Religião no Psiquismo de crianças participantes da Doutrina do Santo Daime. (Doutorado em Curso, Psicologia Social – IPUSP
Mônica Frederigue de Castro Huang. O Coping Religioso em Mulheres Imigrantes: Estudo Comparativo em um Grupo de Filhas e Mâes Chinesas na Cidade de São Paulo. (Mestrado em Curso, Psicologia Social – IPUSP)
Vanessa Duarte Corredato. Experiências Anômalas na Infância. (Mestrado em Curso, Psicologia Social – IPUSP)

Laboratório de Psicologia Social da Religião (Vice-Coordenador)

O Laboratório de Estudos em Psicologia Social da Religião agrega estudiosos das dimensões psicossociais, teóricas e empíricas, do comportamento relacionado com o objeto religioso. Tem como objetivos gerais: aglutinar iniciativas de estudo teórico e empírico de Psicologia Social da Religião no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da IPUSP, constituir ponto de referência estável de informação, intercâmbio e incentivo na área de Psicologia da Religião; favorecer o intercâmbio com centros de pesquisa em Psicologia da Religião no país, na América Latina e em outros países. O Laboratório tem como objetivo específicos primeiros: recuperar a histórica da Psicologia da Religião no meio acadêmico brasileiro; realizar o levantamento crítico da produção acadêmica brasileira em Psicologia da Religião; pesquisar as transformações denotativas e conotativas dos conceitos “psicologia” e “religião” em alunos de graduação do curso de Psicologia.

Pesquisa em andamento:

Crença Paranormal Religiosa versus Crença Paranormal Clássica: um estudo transcultural
(Financiado pelo CNPq, Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES N º 02/2010 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas)

Grupos de Pesquisa

Os Grupos de Estudo coordenados pelo Prof. Dr. Wellington Zangari e alguns de seus orientandos, mantidos pelo Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais e pelo Laboratório de Psicologia Social da Religião, são atividades de livres e gratuitas. Seu objetivo é o de difundir os temas da Psicologia Anomalística e da Psicologia Social da Religião para a comunidade em geral, não apenas para a comunidade uspiana, contribuindo com democratização do conhecimento científico produzido na universidade. Podem participar deles todos(as) os interessados(as), sem restrição de formação ou profissão.

Atualmente são oferecidos três Grupos de Estudo pelo Inter Ps – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais:

Grupo de Estudos de Introdução à Psicologia Anomalística
Grupo de Estudos Sobre Alterações e Anomalias da Identidade (GEALTER)
Grupo de Estudos de Hipnose e Estados Alterados da Consciência

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, por sua vez, mantêm o:

Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social da Religião

Publicações

ZANGARI, W. (2013). Alteração de consciência numa cultura globalizada: o caso da mediunidade de incorporação como exemplo de “permanência fenomenológica.In: M. Helena de Freitas; G.J. de Paiva; C. de Moraes. (Org.). Psicologia da Religião no mundo ocidental contemporâneo: desafios da interdisciplinaridade. 1ed.Brasília, D F: Universa, v. I, p. 375-406.
MARALDI, E. O.; ZANGARI, W. (2012). Funções projetivas e terapêuticas das práticas dissociativas em contexto religioso. Boletim – Academia Paulista de Psicologia, 32, 424-452.
MARTINS, LEONARDO BRENO; ZANGARI, WELLINGTON (2012). Relações entre experiências anômalas tipicamente contemporâneas, transtornos mentais e experiências espirituais. Revista de Psiquiatria Clínica. 39, 198-202.
ZANGARI, W.; MACHADO, FATIMA REGINA. (2012). The Paradoxal Disappearance of Parapsychology in Brazil. Journal of Parapsychology, 76, p. 66-67.
ZANGARI, W.; MACHADO, FATIMA REGINA. (2012). Science and Spirit. Journal of Scientific Exploration, 25, 419-426, 2011.
MARALDI, E. O. ; ZANGARI, W.; MACHADO, Fátima Regina. (2011) A Psicologia das Crenças Paranormais: Uma Revisão Crítica. Boletim – Academia Paulista de Psicologia, v. 31, p. 394-395.
MARALDI, E. O. ; MACHADO, Fátima Regina ; ZANGARI, W. (2010). Importance of Psychosocial Approach for a Comprehensive Understanding of Mediumship. Journal of Scientific Exploration, v. 24, p. 181-196.
ZANGARI, W.; MARALDI, E. O. (2009). Psicologia da Mediunidade: do intrapsíquico ao psicossocial. Boletim. Academia Paulista de Psicologia, 77, 233-252.
PAIVA, G. J. de.; ZANGARI, W..; VERDADE, M, M.; PAULA, J. R. M.; FARIA, D.; G. R. GOMEZ, D.; FONTES, F.; RODRIGUES, C. C. L.; TROVATO, M. L.; GOMES, A. M. A. (2009). Psicologia da Religião no Brasil: A Produção em Periódicos e Livros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25, 441-446.
ALVARADO, C. S.; MACHADO, F. R.; ZANGARI, W.; ZINGRONE, N. L. (2007). Perspectivas históricas da influência da mediunidade na construção de idéias psicológicas e psiquiátricas. Revista de Psiquiatria Clínica, 34, 42-53.
ZANGARI, W. (2007). Experiências Anômalas em Médiuns de Umbanda: uma avaliação fenomenológica e ontológica. Boletim. Academia Paulista de Psicologia, 7, 67-86.
ZANGARI, W. (2005) . Uma leitura psicossocial do fenômeno de incorporação na Umbanda. Boletim – Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, 3, 70-88.
RADIN, D. I.; MACHADO, F. R.; ZANGARI, W. (2002). Effects of Distant Healing Intention Through Time & Space: Two Exploratory Studies. Subtle Energies and Energy Medicine Journal, 3, 207-240.
PAIVA, G. J.; FARIA, D. G. R.; GOMEZ, D. M.; GOMEZ, M. L. T.; LOPES, R.; NUNES, L. C.; VERDADE, M. M.; ZANGARI, W. (2001). Processos psicológicos da conversão religiosa: imaginário e simbólico, categorização e prototipicalidade. Revista de Psicologia da PUC-RJ, Rio de Janeiro.
ZANGARI, W.; MACHADO, F. R. (1997) Incidence and Social Relevance of Brazilian University Student’s Religious and Psychic Experiences. Proceedings of VII Simposium for Psychology of Religion, Barcelona, 23-24.