Apresentação

A Clínica-Escola (Clínica Psicológica “Durval Marcondes”) do Departamento de Psicologia Clínica vem cumprindo os objetivos básicos a que se propõe uma instituição universitária: ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. No que tange ao ensino e à pesquisa, oferece a possibilidade de estágios em Psicodiagnóstico e Psicoterapia, vinculados às disciplinas de graduação e pós-graduação, as quais contribuem para a formação do psicólogo clínico e pesquisador. Isto ocorre concomitantemente à prestação de serviços à população em geral, incluindo crianças, adolescentes e adultos, das diversas camadas sociais, havendo preocupação não somente com a formação clínica dos alunos, mas também com a qualidade da assistência prestada.

Finalidade:

Além das pessoas que individualmente buscam atendimento na Clínica Psicológica, essa vem sendo cada vez mais procurada por vários segmentos da sociedade, como instituições de saúde, instituições de ensino e demais entidades públicas ou entidades da esfera civil.
Os atendimentos destinam-se à população em geral, crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos, das diversas camadas sociais, havendo uma demanda e uma disponibilidade preferencial aos pertencentes às classes sócio-econômicas menos favorecidas. Dentre os serviços psicológicos prestados, a Clínica Psicológica oferece, principalmente, atendimentos em psicodiagnóstico e em psicoterapia individual (casal e família) a curto, médio e longo prazos.
Por terem lugar na Clínica Psicológica, as práticas que fundamentam os Cursos (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) e o funcionamento dos Laboratórios do Departamento de Psicologia Clínica não se dissociam das atividades de pesquisa. Por essa razão o funcionamento da Clínica Psicológica é de vital importância, pois as condições de infra-estrutura do serviço exercem influência tanto sobre os atendimentos oferecidos, como sobre o potencial de pesquisas que podem ser realizadas.
No que tange ao ensino e à pesquisa, oferece a possibilidade de estágios em Psicodiagnóstico (criança, adolescente e adulto), Psicoterapia individual (criança, adolescente e adulto), Psicoterapia de casal e família, vinculados às disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, as quais contribuem para a formação do psicólogo clínico e do pesquisador em Psicologia Clínica. Isto ocorre concomitantemente à prestação de serviços à população de todas as idades e problemáticas das mais diversas, havendo preocupação tanto com a formação clínica dos alunos como, também, com a qualidade da assistência prestada.
Por pertencer ao Departamento de Psicologia Clínica, a Clínica Psicológica, então, caracteriza-se por ser um centro de pesquisa e de formação. Os estágios oferecidos e as pesquisas realizadas visam à formação universitária e obtenção de títulos acadêmicos, a formação de pessoal habilitado ao exercício da investigação e a habilitação para o exercício profissional.

Prof. Dr. Pablo de Carvalho Godoy CastanhoVice-Coordenadora
Profa. Dra. Claudia Kami Bastos Oshiro ClementeEquipe:
Márcia Aparecida Isaco de Souza – Psicóloga
Maria Aparecidda Mazzante Colacique – Psicóloga

Secretaria da Clínica:
Maria Luiza Dias Sacco

Marinete de Oliveira Lisboa Bastos

Orientações Básicas para Disciplinas de Atendimento Clínico Durval Marcondes
Manual de procedimentos da Clínica Durval Marcondes

Formulários

Formulário de Atendimento Clínico – FAC

Informações

Inscrições para Atendimento Psicológico pela “Clínica Psicológica Durval Marcondes” – Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

A Clínica Psicológica Durval Marcondes é parte integrante do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) que oferece diversas modalidades de atendimento à população. No contexto  do CEIP, a Clínica Psicológica Durval Marcondes caracteriza-se pela oferta de atendimentos de média e longa duração, em modalidades individuais e grupais. Este modelo de atendimento, somado a grande procura que temos, nos leva a trabalharmos com períodos de inscrição restritos e  uma lista de espera. Caso o interessado em atendimento psicológico considere que necessite de um atendimento com maior prontidão,   sugerimos que acesse a página dos serviços disponíveis no CEIP no endereço: https://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=category&id=43&Itemid=93&lang=pt

Informamos que no último ciclo de inscrições, nos dia 5 e 6 de maio de 2016,  a média diária de inscrições foi cerca de 5 (cinco) vezes maior do que nos semestres anteriores. Por esta razão, informamos que não abriremos novo período de inscrições gerais no ano de 2016 e que a abertura de inscrições em 2017 também poderá ser impactada. Sugerimos aos interessados que consultem informações atualizadas nesta página a partir de março de 2017.

Há possibilidade de abertura de inscrições para algumas faixas etárias e  atendimento em grupo antes disto, sugerimos que os interessados nestas modalidades de atendimento consultem esta página ocasionalmente a partir de setembro de 2016.