INSCRIÇÕES EDITAIS DE BOLSAS PIBIC, PIBITI, E PIBIC – EM (PRÉ-IC) 2019/2020

As inscrições deverão ser feitas pelo ORIENTADOR, no período de:

22/04/2019 (8h30)

20/05/2019 (até 12h00)

As inscrições para os Editais PIBIC e PIBITI e PIBIC – EM (PRÉ-IC) estarão abertas a partir do dia 22/04/2019, conforme publicado pela Portaria PRP nº 693 em 22/03/2019.

Os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Iniciação>Projetos).

As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no item 1.2 do manual (Programas>Iniciação>Ajuda).

Não será possível cadastrar projetos que não vão concorrer às bolsas (outros fomentos ou voluntários) durante o período de inscrições, que se encerram às 12h00 do dia 20/05/2019.

Lembramos que as Comissões de Pesquisa devem verificar se as informações inseridas na aba “Bolsa PIBIC” estão corretas (datas de vigência e termos de outorga). Se for necessária alguma correção, a própria Comissão de Pesquisa poderá fazer a alteração e o sistema recalculará a categoria do orientador, se for o caso.

A partir de 21/05/2019, as Comissões de Pesquisa deverão atribuir os projetos inscritos aos avaliadores cadastrados.

Quando todas as avaliações forem completadas (até 28/06/2019, às 12h00), o sistema gerará uma lista com os projetos e as respectivas notas para que a Comissão de Pesquisa os classifique segundo seus critérios (instruções nos itens 8 do referido Edital.

ORIENTADORES PÓS-DOUTORANDOS

Os orientadores pós-doutorandos que quiserem inscrever seus projetos deverão solicitar acesso ao sistema à Comissão de Pesquisa. Para liberar o acesso do pós-doutorando, basta informar o número USP em “Programas>Iniciação>Usuário Pós-Doutorando”.
Após o cadastro, o pós-doutorando deverá cadastrar sua senha no link “Primeiro Acesso” do menu Acesso Restrito.

ATENDIMENTO

O atendimento aos orientadores e alunos interessados em concorrer aos Editais PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM deve ser feito pelas Comissões de Pesquisa.
O Fale Conosco da Pró-Reitoria de Pesquisa responderá apenas a solicitações das Comissões de Pesquisa.
Atenciosamente,
Pró-Reitoria de Pesquisa

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA PROCESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA

Todos os Documentos deverão ser entregues a Comissão de Pesquisa

1 via impressa pessoalmente e 1 via por PDF ao email: copesqip@usp.br

✓ RG E CPF;
✓ Dados Pessoais do Aluno (aluno USP tirar no Sistema Júpiter);
✓ Carta do Orientador dando Ciência e Aceite ao Projeto;
✓ Currículo Lattes do aluno; (atualizado);
✓ Histórico Escolar completo e atualizado do aluno incluindo as reprovações ou trancamento, se houver; favor anexar sua justificativa, com a ciência do orientador;
✓ Projeto Resumido de Pesquisa (com até 10 paginas, excluindo-se a capa e contendo: Introdução, Objetivo, Metodologia Cronograma e Referências). O projeto pode ser individual do bolsista ou caso pertença a um projeto maior, o orientador deverá definir exatamente a atividade a ser desenvolvida pelo bolsista;
✓Aprovação ou submissão do projeto ao Comitê de Ética, quando Aplicável (caso seja inserido o comprovante de submissão, o documento de aprovação deverá ser inserido no Sistema Atena;
✓ Do Orientador: Cópia do termo de Outorga de Projetos Financiado por Agencias de Fomento (se houver);ou Bolsa de Produtividade (PQ) do CNPq, conforme preenchimento dos indicadores de atividade de pesquisa, vigente , no mínimo, até 30/06/2019;