23/03/2021 - 23/03/2021 às 9h - http://www.iea.usp.br/aovivo

Jordi Pàmies Rovira (UAB - Universitat Autònoma de Barcelona)

Lineu N. Kohatsu

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia (proferido em espanhol)

Laboratório de Estudos do Imaginário – Instituto de Psicologia/ USP; Grupo de Pesquisa Movimentos Migratórios e Educação; Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade / PUC-SP e Instituto de Estudos Avançados/USP

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Transmissão ao vivo: http://www.iea.usp.br/aovivo

A inclusão de estudantes de origem imigrante nas escolas tem sido um tema cada vez mais debatido mundialmente. Historicamente, muitos sistemas nacionais de ensino se formaram sob a consigna da difusão da língua oficial e da promoção da unidade nacional, sendo esses seus objetivos principais. Entretanto, transformar a escola para acolher a diversidade linguística e cultural e garantir o direito humano fundamental à educação tem sido desafiador, nos tempos atuais.

O Seminário tem como objetivo principal promover o intercâmbio entre grupos de pesquisa de diferentes países e conhecer os trabalhos desenvolvidos, os temas investigados, as perspectivas teóricas e metodológicas adotadas e os resultados mais relevantes, que podem contribuir com os estudos realizados no Brasil. 

 Programação

9h ApresentaçãoDebatedor: Eduardo Rodríguez Rocha (El Colegio de México)Mediação: Lineu N. Kohatsu (IP e IEA/USP)
9h15 Analizando Condiciones, Experiencias y Trayectorias: Jóvenes Migrantes en Cataluña (España) – Jordi Pàmies Rovira (UAB – Universitat Autònoma de Barcelona)La incorporación de los hijos e hijas de familias inmigradas a principios de la década de los 90 a la escuela española, impulsó el interés por analizar la capacidad de la institución por favorecer los procesos de integración socioeducativa. Nacido en esta época, el grupo EMIGRA-UAB ha definido el foco de su investigación en la dialéctica entre la diversidad cultural y las desigualdades sociales. Se ha interrogado sobre la capacidad de la escuela- y de las políticas educativas – para cumplir la función social que se le asigna y, desde una perspectiva etnográfica, ha situado las experiencias de los niños, niñas y jóvenes de origen inmigrante en el centro de la investigación social. Consideramos que sólo desde un abordaje etnográfico es posible reconstruir los procesos, las experiencias y los impactos del proceso educativo en sus múltiples dimensiones y reconocer los prejuicios y desigualdades a los que los hijos e hijas de familias inmigradas están expuestos en la escuela y fuera de ella.

Analisando Condições, Experiências e Trajetórias: Jovens Migrantes na Catalunha (Espanha) – Jordi Pàmies Rovira (UAB – Universitat Autònoma de Barcelona)A incorporação dos filhos e filhas de famílias de imigrantes no início dos anos 90 à escola espanhola, suscitou o interesse em analisar a capacidade da instituição para favorecer os processos de integração socioeducativa. Nascido nesta época, o grupo EMIGRA-UAB tem definido o foco de suas pesquisas na dialética entre a diversidade cultural e as desigualdades sociais. Questionou-se sobre a capacidade da escola – e das políticas educacionais – de cumprir a função social que lhe é atribuída e, numa perspectiva etnográfica, colocou as experiências de crianças e jovens de origem imigrante no centro da investigação social. Consideramos que só a partir de uma abordagem etnográfica é possível reconstruir os processos, experiências e impactos do processo educativo nas suas múltiplas dimensões e reconhecer os preconceitos e desigualdades a que estão expostos os filhos e filhas de famílias imigrantes dentro e fora da escola.

10h15                      Debate e Encerramento

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Organização