08/03/2019 - 28/06/2019 14h às 16h - IPUSP - Bloco B - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária, São Paulo, SP

Profa. Maria Lívia Tourinho Moretto

8/3/2019

LABPSI USP - Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição

Objetivo

• Oferecer uma fundamentação teórica e clínica para o trabalho desenvolvido pelos alunos de graduação participantes do Projeto de Triagem coordenado pelo LabPsi. Além disso, os Seminários são também uma atividade aberta a todos os que tenham interesse em se aproximar e aprofundar o estudo sobre os fundamentos da Clínica Psicanalítica Lacaniana, seus conceitos e suas implicações na prática clínica. discutir o avanço do ensino de Lacan a partir de sua “excomunhão”;
  • Discutir a releitura lacaniana dos quatro conceitos fundamentais da psicanálise – inconsciente, repetição, pulsão e transferência (Seminário 11), enfatizando a formulação do conceito de objeto a e a busca de Lacan por uma precisão do conceito de Real. E, a partir da Teoria dos Discursos (Seminário 17), trabalhar a especificidade do discurso e da ética da psicanálise, discutindo e problematizando seu papel na clínica, na psicanálise aplicada nas instituições, no laço social e na política.

Inscrições

8/3/2019, às 13h, no dia do primeiro encontro.  Nessa data será feita uma apresentação da proposta para o semestre e os participantes poderão preencher o formulário de inscrição, garantindo assim suas vagas como participantes da atividade. Desse modo, a presença no encontro de abertura no dia 08 de março é necessária para inscrição na atividade.

Certificados

Para obtenção do certificado de participação, além da presença mínima de 70% nas aulas, será exigido também do participante a entrega de um trabalho final, como modo de avaliação.