08/03/2019 - 28/06/2019 12h30 às 14h30 - IPUSP - Auditório da Biblioteca, Bloco C - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária, São Paulo, SP

Renan S. Caletti (Doutorando - PSC) Kaê Leopoldo (Doutorando - NEC) Leonardo Goldberg (Doutorando - PST) Cláudio K. Akimoto (Doutorando - PSC) Juliana Puglia Higa de Lima (Graduanda - IP) Vitor Melo Gonsalez (Graduando - IP)

Profa. Maria Lívia Tourinho Moretto

https://goo.gl/forms/RFCVPlEZo0mC3WFq1

NEPSIDI - Núcleo de Estudos em Psicologia e Campo Digital e LabPsi-Usp - Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição

IPUSP - Auditório da Biblioteca, Bloco C - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária, São Paulo, SP

Objetivos
Apesar de (ainda) não delimitado como um campo próprio da Psicologia no Brasil, a intersecção entre Comunicação, Semiótica, estudos em Novas Tecnologias e Humanidades Digitais sugere temas que interessam à prática do Psicólogo e seus desdobramentos clínicos, sociais e de pesquisa. A presença das Novas Tecnologias na atualidade produz efeitos nos modos de relação do indivíduos com o tempo, o espaço, a imagem e a linguagem, com impactos nos diversos modos de inserção no laço social. Por seus impactos sobre a subjetividade, tais mudanças demandam que a Psicologia ofereça uma perspectiva singular diante do advento de novas mídias no contemporâneo. Contudo, ainda não há no campo da Psicologia um desenvolvimento conceitual capaz  de abarcar as especificidades e nuances dessas transformações. Desse modo, a disciplina se propõe a interrogar a intersecção possível entre o Campo Digital e a Psicologia, a partir de noções que coloquem em discussão e interroguem concepções que se fazem presentes nas diversas abordagens da temática, como, por exemplo, a oposição entre virtual/real, a mediação técnica/tecnologia, a identidade digital, os excessos no ciberespaço, entre outros. Os temas serão tratados de forma plural, a partir das experiências, práticas e abordagens de cada um dos pesquisadores do NEPSIDI (Núcleo de Estudos em Psicologia e Campo Digital).

Eixos Temáticos

  • Eixo 1: O sofrimento nas relações digitais na situação clínica – Coordenador: Renan S. Carletti;
  • Eixo 2: Delimitando o Campo: pesquisa em psicologia e campo digital – Coordenador: LeonardoGoldberg;
  • Eixo 3: Video-Games, Acontecimento e Verdade – Coordenador: Cláudio Kazuo Akimoto Jr.;
  • Eixo 4: A Era e o Eros da Desinformação – Coordenadores: Kaê Leopoldo e Vitor Melo;
  • Eixo 5: Que corpo é esse? – Coordenadora: Juliana Puglia;
  • Nesse semestre contaremos também com a presença e participação do Prof. Nelson da Silva Júnior (PST/IP-USP).

Aos alunos participantes da disciplina, será oferecida a possibilidade de se vincularem a um dos eixos de pesquisa, visando o desenvolvimento da temática proposta ao longo dos encontros do semestre. Para cada encontro da disciplina teremos um dos grupos temáticos encarregado de conduzir a discussão e apresentar a todos os avanços, impasses e questões trabalhados, visando a possibilidade de uma discussão com todos os participantes e estimulando o avanço nas elaborações de cada grupo.

Público-alvo
Os encontros do grupo de pesquisa são abertos para participação de alunos de graduação e de pós-gradução da USP de qualquer curso, e também para o público externo à USP.

Graduação
Para alunos de graduação do IP-USP será permitida a participação como ouvinte ou como aluno matriculado. A matrícula como aluno implica em avaliação da frequência e desempenho na disciplina, visando aprovação e recebimento dos créditos. Para se matricular na disciplina, o aluno pode solicitar matrícula via Jupiterweb ou via requerimento de matrícula, em alguma das disciplinas coringa abaixo, sempre na Turma da Profa. Maria Lívia Moretto:

  • PSC2937 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise I
  • PSC2031 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise II
  • 4701784 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia I
  • 4701885 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia II
  • 4702893 – Estágio Supervisionado I
  • 4702994 – Estágio Supervisionado II
  • 4703691 – Ações Comunitárias I
  • 4703792 – Ações Comunitárias II

Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho
Carga Horária Total: 60h
Tipo: Semestral

Público externo
A participação do público externo nas atividades se dá mediante realização de inscrição, por meio do preenchimento do formulário de inscrição:  Após preenchimento do formulário, o interessado deve comparecer ao primeiro encontro do grupo para este semestre, no dia 08 de março, para confirmar sua inscrição e se inserir em um dos eixos temáticos de pesquisa.

Justificativa
O avanço tecnológico e o aparecimento de novas mídias evidenciam transformações sociais e suscitam diversos afetos que oscilam entre estranhamento e paixão. Mas, antes de apresentar fórmulas ou endossar novos diagnósticos que tomam o campo tecnológico simplesmente como elemento produtor de sofrimento ou de excessos, propomos uma reflexão sobre o que de fato se transforma no contemporâneo e quais desdobramentos podem ser pensados a partir da Psicologia.

Com base na indagação de Pierre Levy acerca de O que é virtual? ou, antes, o que não é?, interrogamos de que modos a presença das novas tecnologias é capaz de produzir novas modalidades de subjetivação e, consequentemente, de sofrimento na atualidade? Nesse sentido, busca-se uma investigação acerca dos limites e efeitos do campo digital, entendido aqui como o campo de incidência da codificação numérica da mensagem.

Como proposta de abordagem dessa interface entre Psicologia e Campo Digital para esse semestre traremos uma nova proposta de trabalho: diante da amplitude do campo de pesquisa, o trabalho desse semestre será organizado com base em eixos temáticos de pesquisa, cada um deles coordenado por um dos pesquisadores do NEPSIDI, encarregado de liderar o grupo de alunos interessados na investigação sobre a temática escolhida.

Aos alunos participantes da disciplina, será oferecida a possibilidade de se vincularem a um dos eixos de pesquisa, visando o desenvolvimento da temática proposta ao longo dos encontros do semestre. Para cada encontro da disciplina teremos um dos grupos temáticos encarregado de conduzir a discussão e apresentar a todos os avanços, impasses e questões trabalhados, visando a possibilidade de uma discussão com todos os participantes e estimulando o avanço nas elaborações de cada grupo.

 

Cronograma

Data Tema aaaa Responsável
08/03 Encontro de Apresentação
15/03 Eixo 1: O sofrimento nas relações digitais na situação clínica Renan S. Carletti
22/03 Eixo 2: Delimitando o Campo: pesquisa em psicologia e campo digital Leonardo Goldberg
29/03 Eixo 3: Video-Games, Acontecimento e Verdade Cláudio Akimoto
05/04 Eixo 4: A Era e o Eros da Desinformação Kaê Leopoldo e Vitor Melo
12/04 Eixo 5: Que corpo é esse? Juliana Puglia
26/04 Eixo 1: O sofrimento nas relações digitais na situação clínica Renan S. Carletti
03/05 Eixo 2: Delimitando o Campo: pesquisa em psicologia e campo digital Leonardo Goldberg
10/05 Eixo 3: Video-Games, Acontecimento e Verdade Cláudio Akimoto
17/05 Eixo 4: A Era e o Eros da Desinformação Kaê Leopoldo e Vitor Melo
24/05 Eixo 5: Que corpo é esse? Juliana Puglia
31/05 Eixo 1: O sofrimento nas relações digitais na situação clínica Renan S. Carletti
07/06 Eixo 2: Delimitando o Campo: pesquisa em psicologia e campo digital Leonardo Goldberg
14/06 Eixo 3: Video-Games, Acontecimento e Verdade Cláudio Akimoto
28/06 Eixo 4: A Era e o Eros da Desinformação Kaê Leopoldo e Vitor Melo
05/07 Eixo 5: Que corpo é esse? Juliana Puglia

 

Critperios de avaliação

A avaliação final considerará a participação do aluno na apresentação de seminários e nas discussões realizadas em sala. Além disso, ao final do semestre o aluno deverá apresentar um trabalho escrito, individual, em uma das seguintes modalidades:

  1. Formato de artigo – discutindo um tema ou questão que tenha suscitado interesse a partir do conteúdo trabalhado durante as aulas.
  2. Formato de pré-projeto de pesquisa – desenvolvendo uma proposta de pesquisa em torno de algum tema ou questão levantados a partir do conteúdo as aulas.

 

Para aprovação o aluno deverá apresentar no mínimo 70% de frequência.