25/10/2018 - 26/10/2018 Das 8h30 às 18h - Auditório Carolina Bori - Bloco G do IPUSP - Av. Prof. Mello Moraes, 1721, bloco G, térreo

A partir de 15/10/2018

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano- IPUSP Eventos IP/USP

3091-0021

Inscrições para Pôster

Apresentação de Pôsteres

Até 07/10, às 23h59 pelo e-mail lapsi.psa@gmail.com

Apresentação

O I Encontro Instituto de Psicologia – USP e Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo pretende estimular a interlocução entre essas duas instituições, no contexto das diferentes perspectivas teórico-clínicas do campo psicanalítico. Nesse espaço de diálogo, promovido pelo Laboratório de Psicanálise e Análise do Discurso – Lapsi/PSA e pela Diretoria Científica da SBPSP, serão abordadas temáticas que mobilizam psicanalistas e pesquisadores na atualidade, no formato de mesas, fóruns, discussão de casos clínicos e de filmes, bem como apresentação de posters.

QUINTA-FEIRA 25 OUTUBRO

8h30 ABERTURA Marilene Proença (Diretora IPUSP), Ana Maria Loffredo (Laboratório de Psicanálise e Análise do Discurso IPUSP), Bernardo Tanis (Presidente SBPSP)

9h – 10h30 MESA: VIOLÊNCIA
Apresentadores: Christian Dunker (IPUSP); Miriam Debieux (IPUSP); Leopoldo Nosek (SBPSP)
Coordenador: Renan Siqueira Rossini (Mestrando IPUSP)

11h – 12h30 DISCUSSÃO CLÍNICA
Apresentador: Rodrigo Leite (SBPSP)
Comentadores Marion Minerbo (SPBSP) e Audrey Setton Lopes de Souza (SBPSP/IPUSP)
Coordenadora: Elisa Penna Bernal (Mestranda IPUSP)

12h30 – 14h ALMOÇO

14h – 15h30 MESA: AMOR
Apresentadores: Silvana Rea (Diretora Científica SBPSP): filme Amor, de Michael Haneke; Cecilia M. de Brito Orsini (SBPSP): filme Her, de Spike Jonze.
Coordenador: Jessica de Souza Vilella (Doutoranda IPUSP)

15h 45 – 17h45 FÓRUM TRANSMISSÃO EM PSICANÁLISE
Bernardo Tanis (Presidente SBPSP)
Ana Cristina Cintra Camargo (Doutorado IPUSP/Diretora Ateliê Acaia)
Eduardo de São Thiago Martins (Presidente Associação de Membros Filiados SBPSP)
Ana Maria Loffredo (Lapsi-IPUSP/ Instituto Durval Marcondes SBPSP)
Coordenadora: Abigail Betbedé (Instituto Durval Marcondes SBPSP)

SEXTA-FEIRA 26 OUTUBRO

9h – 10h30 MESA: SAÚDE PÚBLICA
Apresentadores: Magda Khouri (Diretora de Atendimento à Comunidade SBPSP); José Moura Gonçalves Filho (IPUSP); Maria Lívia Tourinho Moretto (IPUSP).
Coordenador: Lucas Hangai Signorini (Mestrando IPUSP/ Instituto Durval Marcondes SBPSP)

11h – 13h FÓRUM PESQUISA EM PSICANÁLISE
Renato Mezan (PUC-SP/Sedes Sapientiae)
Vera Regina Marcondes Fonseca (Diretora Instituto Durval Marcondes SBPSP)
Rogerio Lerner (IPUSP/Instituto Durval Marcondes SBPSP)
Leda Figueiredo Herrmann (SBPSP)
João Frayze-Pereira (IPUSP/SBPSP)
Coordenadora: Audrey Setton Lopes de Souza (IPUSP/SBPSP)

13h – 14h ALMOÇO

14h – 15h30 MESA: MELANCOLIA
Apresentadores: Sandra Lorenzon Schaffa (SBPSP); Nelson Ernesto Coelho Jr. (IPUSP); Luis Tenório Oliveira Lima (SBPSP).
Coordenador: Lucas Palaia Cassas (Mestrando IPUSP)

15h45 – 17h45 DISCUSSÃO CLÍNICA
Caso Clínico: Eliana da Silveira Cruz Caligiuri (SBPSP)
Comentadores: Luiz Cláudio Figueiredo (IPUSP) e Cíntia Buschinelli (SBPSP)
Coordenador: Miriam Grajew (Mestranda IPUSP)

ENCERRAMENTO: Silvana Rea (SBPSP) e Ana Maria Loffredo (IPUSP)

Instruções para apresentação de Posters

As propostas devem seguir, obrigatoriamente, a orientação do formato de resumo:
Letra Times New Roman, tamanho 12, papel A4, orientação retrato, margens 2,5 cm, espaçamento de 1,5 e salvar em formato Word.
Formatação: Título, Autores, Texto, Palavras-Chaves, com espaço de uma linha entre cada um desses itens

a) TITULO em negrito, centralizado e caixa alta.
b) AUTOR(ES): um autor em cada linha, vínculo institucional separado por vírgula e formato de alinhamento à esquerda.
c) O TEXTO deverá conter até 2000 caracteres com espaço, estar em formato de alinhamento justificado e ser apresentado em parágrafo único. Não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações e referências. Deve contemplar informações pertinentes para a compreensão sobre o Tema, Local de Trabalho, Problema do Trabalho, Objetivos, Metodologia e Resultados Parciais ou Finais do Trabalho.
d) PALAVRAS-CHAVES: apresentar de 3 a 5 palavras-chaves, separadas por ponto e vírgula.

ENVIO das propostas: lapsi.psa@gmail.com

Certificados

Todos que registrarem presença no I Encontro Instituto de Psicologia USP e Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo: Fruições em Psicanálise receberão certificado de participação em formato digital. Para aqueles que apresentarem trabalho será emitido outro certificado de acordo com a atividade desenvolvida.

Laboratório de Psicanálise e Análise do Discurso – Lapsi/PSA
Diretoria Científica da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – DC/SBPSP

Ana Laura Azevedo (graduanda IC/IPUSP)
Elisa Penna Bernal (mestranda IPUSP)