13/11/2018 - 13/11/2018 8h30 às 18h - Auditório Aurora Furtado - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidae de São Paulo (PROLAM-USP) | Grupo de Estudos Martin-Baró e América Latina (GEMBAL)

O Grupo de Estudos Martin-Baró e América Latina (GEMBAL) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP) convida a todas e todos para o seu primeiro seminário: “Ignacio Martín-Baró e as lutas dos povos latino-americanos”. Esse evento tem por objetivo apresentar a produção do autor e suas contribuições para a construção de uma Psicologia voltada para as necessidades dos povos latino-americanos. Para tanto, o evento contará com três mesas:

• “Contexto Latino Americano e a Obra de Ignácio Martín-Baró” contará com a presença de Antonio Euzébios filho, docente do Instituto de Psicologia da USP; Felipe Oliveira e Gisele Costa, estudantes de doutorado do PROLAM. A mesa tratará do contexto histórico em que Baró produz suas contribuições e críticas à Psicologia e da importância de sua obra.
  • “A Práxis de Martin-Baró e os Desafios da Psicologia da Libertação” contará com a fala de quatro membros do grupo de estudo, apresentando a sistematização de algumas das discussões realizadas pelo grupo. Participarão da mesa Rebecca Berniz Maurício, aluna de graduação em Psicologia na Universidade Santo Amaro; Alessandro da Silva Freitas, também aluno de graduação em Psicologia na Universidade Santo Amaro; Marcela Pereira Rosa, doutoranda em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da USP; e Solange Struwka, doutoranda em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da USP.
  • “A Psicologia e a articulação com as lutas populares” contará com a presença de Ramón Soro Martinez, da Cátedra Libre Martín-Baró e da Pontificia Universidad Católica de Porto Rico; Bernardo Svartman, docente do Instituto de Psicologia da USP; e Soraia Ansara, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. A mesa terá como tema o papel e a praxis da Psicologia junto aos movimentos populares no contexto latinoamericano.

Com isso apresentamos uma panorama sobre a obra e as propostas de intervenção da psicologia desenvolvidas por Martín-Baró, destacando os aspectos centrais de suas elaborações, a necessidade de se construir uma Psicologia que não seja mera importação de esquematismos teóricos estrangeiros, que contribua enquanto ciência para libertação dos povos latino-americanos, para o combate das desigualdades e violências presentes em nossa realidade.