25/05/2022 - 25/05/2022 , às 9h - YouTube do IPUSP

"Eixo Trabalho em Saúde" da UNIFESP Baixada Santista

iannirs@usp.br

YouTube do IPUSP

Nesta 14a edição, temos a grande alegria de compartilhar a organização com o “Eixo Trabalho em Saúde” da UNIFESP Baixada Santista e dar continuidade a esse espaço fundamental de reflexão do SUS e sua construção contínua como parte de um projeto civilizatório em nosso país.

Em tempos de desmonte das políticas públicas e de imensos desafios na defesa da vida, em sua pluralidade para todas e para todos, promover diálogos interdisciplinares, interprofissionais, entre universidades e os múltiplos atores e saberes envolvidos na produção do SUS, é oportunidade de fortalecimento coletivo para criação de caminhos possíveis.

NAOMAR DE ALMEIDA FILHO atualmente é Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, desenvolvendo estudos sobre a relação entre universidade, educação, história e sociedade; Professor Aposentado do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, onde atua como Coordenador do INCTI Inovação, Tecnologia e Equidade em Saúde – INTEQ-Saúde.

Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia (2002-2010) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017). Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Brasília: Editora UnB, 2007), em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Coimbra: Almedina, 2008) e, em co-autoria com Fernando Seabra Santos, A Quarta Missão da Universidade (Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2012).

Sobre o palestrante
É médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia; Doctor of Science Honoris Causa: McGill University, Canadá. Pesquisador no campo da epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental, tem uma produção científica extensa com trabalhos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, capítulos em coletâneas especializadas e livros técnicos, incluindo uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico: Epidemiologia & Saúde (com Zélia Rouquayrol, Rio: Guanabara-Koogan, 6. ed. 2003); Introdução à epidemiologia (com Zélia Rouquayrol, Rio: Guanabara-Koogan, 4. ed. 2006); Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, Métodos, Aplicações (com Maurício Barreto, Rio: Guanabara-Koogan, 2011); e sobre aspectos epistemológicos da Epidemiologia e do campo da Saúde Coletiva: Epidemiologia sem números (Rio: Campus, 1989; tradução em espanhol, Buenos Aires: Paltex/Opas, 1992); A Clínica e a Epidemiologia (Rio: Abrasco/ APCE, 2. ed. 1997); A Ciência da Saúde (São Paulo: Hucitec, 2000); La ciencia tímida: ensayos hacia la deconstrucción de la epidemiología (Buenos Aires: Editorial Lugar, 2000); O que é Saúde? (Rio: Fiocruz, 2011); Saúde Coletiva: teoria e prática (com Jairnilson Silva Paim, Rio de Janeiro: Medbook, 2014).